Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q745622

2018_12_06_5c094f6c378cc.PNG

O anúncio publicitário da década de 1940 reforça os seguintes estereótipos atribuídos historicamente a uma suposta natureza feminina:

Carregando...
Q675362

Em relação aos conceitos de instituição social, estrutura social e estratificação social elaborados pela Sociologia, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q675365

Mobilidade social é um campo de estudo da Sociologia utilizado para a compreensão das formas pelas quais os grupos de indivíduos se diferenciam entre si em função da dinâmica social, isto é, a partir de mudanças na condição social e econômica de uma dada população.

Em relação ao conceito de mobilidade social, identifique com V ou F as proposições a seguir, conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) O conceito de mobilidade social pretende explicar as vias e as possibilidades de troca, ascensão e rebaixamento que são colocadas aos indivíduos pelo meio social em que estabelecem suas relações.

( ) Na sociedade capitalista, a questão da mobilidade social é tida como inexistente, uma vez que, devido à estrutura de classes, a posição social dos indivíduos jamais se altera ao longo de suas existências.

( ) A mobilidade social foi amplamente observada nas sociedades feudais, onde clérigos, nobres, servos e vassalos dispunham de variadas posições sociais ao longo de suas vidas, concorrendo entre si e disputando posições nas camadas de maior status e poder.

( ) Na era moderna, a disseminação dos valores liberais transformou a mobilidade social em uma meta política para as nações guiadas por princípios democráticos.

( ) Não se pode restringir a concepção de mobilidade social somente às variações das condições materiais dos indivíduos, pois, em algumas sociedades, a posição social de seus membros pode estar atrelada à família ou a algum papel político ou religioso desempenhado.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q686805

Considerando que a mobilidade urbana se caracteriza como um grande problema das cidades brasileiras, julgue o próximo item.

O aumento excessivo de carros nas cidades é um indicador da ascensão de parcela significativa da população a novas faixas de consumo.

Carregando...
Q737189

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a "descoberta das comunidades quilombolas", devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.

Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias. Internet: (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que se segue.

A antropologia brasileira incorporou o debate acerca das interseções de gênero, raça e classe surgido no âmbito do feminismo negro norte-americano da década de 70, época em que o movimento negro brasileiro começou a redescobrir as comunidades quilombolas.

Carregando...
Q747428

“[O conceito de classe social] é designado para aplicar o arranjo societário inerente ao sistema de produção capitalista. Neste sentido, a classe social só aparece onde o capitalismo avançou suficientemente para associar, estrutural e dinamicamente, o modo de produção capitalista ao mercado como agência de classificação social e à ordem legal que ambos requerem, fundada na universalização da propriedade privada, na racionalização do direito e na formação de um Estado nacional formalmente representativo." FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.

Com base nas reflexões trazidas por Florestan Fernandes sobre o conceito de classe social, avalie as seguintes afirmações:

I. Classe social está associada ao avanço do modo de produção capitalista e à restrição da propriedade privada sob a hegemonia da dinâmica do poder de mercado sobre o Estado.

II. Um modelo de estruturação social diretamente associado ao modo de produção capitalista, com fundamento legal no direito à propriedade privada, na dinâmica do mercado e na formação de um Estado nacional.

III. Possui uma estratificação típica, na qual a situação econômica regula o privilegiamento positivo ou negativo dos diferentes estratos sociais, condicionando assim, direta ou indiretamente, os processos de concentração social da riqueza, do prestígio e do poder

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q622333

A educação é um tipo de processo social mais elementar no que tange à preparação para o convívio social. BOTTOMORE, T: 1978; 248, diz que "A função da educação no preparo da criança para um determinado meio na sociedade significa o seu preparo para a participação:

Carregando...
Q607907

“A distância entre aqueles que possuem muito e aqueles que possuem pouco, mas cada vez mais, não mudou. Mas multiplicaram-se os graus intermediários, que de algum modo aproximam os extremos. Dirigentes dirigidos, a um mesmo centro de mediocridade. Ser rico consiste hoje em dia em possuir um grande número de objetos pobres". (VANEIGEM, 2002, p. 77)

Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.

Carregando...
Q548644

Um dos autores que discutiu a diferença entre as classes sociais, foi, segundo Montano; Duriguetto (2011) Max Weber. Weber construiu o conceito de estratificação social, compreendendo-o com base em três dimensões. Selecione, dentre as afirmativas abaixo, a que indica, corretamente, as dimensões contidas na análise de Weber sobre estratificação social. I.Dimensão do Capital. II.Dimensão da Riqueza. III.Dimensão do Poder. IV.Dimensão do Lucro. Estão corretas as afirmativas:

Carregando...
Q392578

Ao analisar a situação do negro no Brasil durante a década de 50 do século XX, Florestan Fernandes demonstrou que a:

Carregando...
Q392577

A obra de Jessé Souza tem inspirado as pesquisas recentes sobre a nova estrutura de classes da sociedade brasileira. Dada a perspectiva adotada pelo autor, essas pesquisas têm criticado:

Carregando...
Q284049

No que diz respeito à estratificação e à mobilidade social, julgue os itens subsecutivos.

As estratificações sociais são sistemas de classificação não universalizantes e representados por distribuição assimétrica entre direitos e obrigações.

Carregando...
Q336982

Uma das razões que fazem da cidade um lugar

especialmente propício ao estudo das instituições e da vida social

em geral é que, nas condições da vida urbana, as instituições se

desenvolvem diante dos nossos olhos: os processos de seu

desenvolvimento são acessíveis à observação e, definitivamente, à

experimentação.

R. E. Park. A cidade como laboratório social, 1929 apud

Charles-Henry Cuin; François Gresle. História da Sociologia. São

Paulo: Ensaio, 1994 . p.192 (com adaptações).

Considerando as teorias, os métodos e as técnicas da sociologia

urbana, julgue os itens de 77 a 81 .

Estratificação é o fenômeno social que se manifesta em sociedades simples e consiste na distribuição equitativa dos recursos econômicos, políticos e culturais, o que acarreta a existência de grupos sociais em diferentes posições na estrutura social.

Carregando...
Q252928

Um dos novos desafios da contemporaneidade é o modo de definir a democracia. Segundo Anthony Giddens, no atual contexto de globalização e reflexividade social, a democracia dialógica

Carregando...
Q134419

A Constituição Federal de 1988 (CF) foi elaborada em um contexto histórico marcado, de um lado, pela ânsia de consagrar o moderno conceito de democracia, menos formal e mais identificado com as práticas de cidadania; de outro, pela acelerada urbanização, que leva à mobilização de crescente número de setores da sociedade em busca de soluções para os problemas que a nova realidade urbana fez emergir. Não por acaso, a CF dedica um capítulo às políticas urbanas. Da criação de secretaria, em 1995, passando pelo Estatuto das Cidades, em 2001, e chegando ao Ministério das Cidades, em 2003, um importante caminho foi percorrido, culminando com a aprovação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.



Considerando o texto acima, relativamente à caracterização da sociedade brasileira contemporânea e a aspectos ligados ao planejamento e à gestão de serviços públicos no Brasil, julgue os itens seguintes.



Aspecto marcante e definidor da história do país, a desigualdade social tornou-se componente essencial da urbanização brasileira, tendo estabelecido uma relação direta entre a renda e o acesso a serviços básicos como saneamento e transporte, ou seja, quanto menor aquela, menor este.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) Certo
  • 5) Certo
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) C
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889