Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 16 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782647

Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode ser separada ou ignorada enquanto objeto de investigação” (GOHN, 2011, p. 08). A autora demarca que movimentos sociais são “ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas”(GOHN, 2011, p. 13). Consoante os movimentos sociais no Brasil e suas manifestações, segundo a concepção de Gohn, marque a alternativa correta. 

Carregando...
Q782639

“É precisamente sobre os possíveis projetos alternativos para a democracia que se trava boa parte da luta política na América Latina de hoje. (...) as políticas neoliberais introduziram um novo tipo de relação entre o Estado e a sociedade civil (...) baseada numa concepção minimalista do Estado e da democracia.(...) Uma concepção alternativa de cidadania (...) vê as lutas democráticas como contendo uma redefinição não só do sistema político, como também das práticas econômicas, sociais
e culturais que possam engendrar uma ordem democrática para a sociedade (...) para abranger não só o sistema político, mas também o futuro do “desenvolvimento” e a erradicação de desigualdades sociais tais como as de raça e de gênero, profundamente moldadas por práticas culturais e sociais.”

(ESCOBAR, 2008, 16).

Nesse trecho do livro intitulado Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos: novas leituras, os/as autores/as (e organizadores/as da obra coletiva) conceberam a cidadania e a democracia de modo particular. Segundo os/as autores/as, é correto afirmar que os movimentos sociais 

Carregando...
Q782641

Giovanni Alves (2000) afirmou que o chamado “novo sindicalismo”, durante a década de 1980, caracterizou-se por uma nova prática sindical, de organização da base, da
construção da intervenção operária nos locais de trabalho, considerada uma das principais debilidades do sindicalismo brasileiro. Sobre o “novo sindicalismo”, analise as afirmativas abaixo:

I. O desenvolvimento das novas organizações de base era, de certo modo, uma necessidade posta pelo complexo de reestruturação produtiva.
II. O surgimento das novas organizações de base vincularam-se a uma prática sindical de novo tipo, classista, de matriz socialista, que predominou na CUT durante a década de 1980.
III. Correntes socialistas, que possuíam expressão política no novo sindicalismo, colocaram a necessidade do controle da produção pela hegemonia capitalista.

Assinale 

Carregando...
Q782640

Na obra “O Futuro da democracia”, Norberto Bobbio defendeu a ideia de que a democracia é formada por um conjunto de regras. E, como o exercício da democracia direta nos Estados modernos é praticamente inconcebível – devido ao contingente populacional e a complexidade de suas sociedades – a representatividade do poder torna-se necessária. Segundo esse autor, para que os cidadãos tenham o mínimo de controle para fiscalizar os atos de governo, no intuito de evitar abusos de poder por parte dos representantes eleitos, se faz necessário 

Carregando...
Q729741

Leia o trecho a seguir: “O quadro torna-se mais grave quando refletimos sobre quem são esses 'marginais' – na maioria, a população advinda da classe trabalhadora, levada à marginalidade devido à própria exclusão (e, portanto, repressão) a que foi submetida pelo regime militar, cuja estrutura ainda subjaz de algum modo [...]. Outro exemplo doloroso de nossa não cidadania: a existência de fazendas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, onde trabalhadores rurais são tratados como escravos, mantidos em regime de cerceamento, conforme denúncias feitas frequentemente nos meios de comunicação"

(CERQUIER-MANZINI, Maria Lourdes. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2010. Coleção Primeiros Passos. p. 17).

Os três conjuntos de direitos – civis, sociais e políticos – não podem ser desvinculados, pois sua efetiva realização depende de sua relação recíproca. Não obstante, analiticamente esses direitos devem ser separados. Nesse caso, as violações apresentadas no fragmento acima se referem

Carregando...
Q720282

Sobre a relação entre os poderes, sabemos que a cada quatro anos temos eleições para o poder legislativo federal. Sobre as regras definidas a partir da Constituição de 1988 termos como item CORRETO:

Carregando...
Q720280

Os processos organizacionais devem estar sempre presentes em diversos níveis da administração pública. Baseado nos conceitos determinados sobre autoridade de um processo temos como CORRETO o item:

Carregando...
Q686859

A respeito do processo de globalização, julgue o item a seguir.

A interdependência do sistema internacional pressupõe alteração em soberanias nacionais, uma vez que decisões tomadas por um Estado nacional afetam o contexto interno de outro Estado nacional.

Carregando...
Q392582

Definem-se comunidades tradicionais como grupos assentados em territórios delimitados ou delimitáveis, que exploram recursos comuns, sempre politicamente subordinados, com identidade cultural forte e diferente daquela nacional. Devido à relação cotidiana direta com o meio que exploram, desenvolveram um complexo conhecimento sobre os recursos e sua conservação. (DIEGUES, A. C. Etnoconservação: novos rumos para a proteção da natureza nos trópicos. São Paulo: Hucitec, 2000. p. 225) Tal como definidas, as comunidades tradicionais devem ser contempladas nas políticas públicas com o objetivo de receber:

Carregando...
Q312768

Em “As Etapas do Pensamento Sociológico” (2002), Raymond Aron afi rma que cada autor por ele tratado como “primeira geração da sociologia” possui uma concepção da sociedade moderna e de seus desafi os e tendências. Nesse sentido, Aron afi rma que, para Tocqueville, a sociedade moderna seria caracterizada pela:

Carregando...
Q392568

Subculturas e contraculturas – grupos que rejeitam em grande medida os valores e as normas predominantes da sociedade – podem promover ideias que mostrem alternativas à cultura dominante. Movimentos sociais ou grupos de pessoas que dividem estilos de vida comuns são forças poderosas dentro da sociedade. Desse modo, subculturas permitem a liberdade de as pessoas se expressarem e agirem segundo suas opiniões, expectativas e crenças. (GIDDENS, A. Sociologia. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 40) Em relação ao funcionamento das democracias contemporâneas, a discussão sobre cultura sugerida por Anthony Giddens ressalta a importância:

Carregando...
Q392580

A democracia participativa consiste em ampliar o controle da sociedade civil sobre a administração pública, reservando aos cidadãos participação nas discussões sobre assuntos importantes para a coletividade. No Brasil, com a Constituição de 1988, a participação está contemplada em todas as funções estatais. (PEREZ, M. A. A administração pública democrática. Belo Horizonte: Fórum, 2004. p. 24) Considerando o exposto no texto, os princípios adequados para o encaminhamento de políticas públicas são:

Carregando...
Q312783

“Seja como for, a era moderna continua a operar sob a premissa de que a vida, e não o mundo, é o bem supremo do homem (…).” (ARENDT, 1999: 332).
Em “A Condição Humana”, Hannah Arendt discute como o advento do cristianismo esvaziou a importância que o espaço público tinha na Antiguidade, ao valorizar a vida e a luta pela sua continuidade, através do labor e do trabalho, em detrimento do pensamento, da refl exão e da participação na vida pública. Expressando uma preocupação presente em outro de seus trabalhos, para a autora, a consequência para o homem moderno dessa inversão de valores é a perda:

Carregando...
Q358445

Desde a concepção grega sobre as formas clássicas de governo –

monarquia, aristocracia e democracia –, assistimos à reelaboração

desta última, conforme se tornou sinônimo da modernidade

política ocidental.

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente uma definição

conceitual da democracia em relação à concepção das formas

clássicas de governo.

Carregando...
Q284098

Julgue os itens seguintes, relativos a sociedade, conflito social e ação coletiva.

No que se refere à política, o alicerce dos estados democráticos liberais é a participação popular contínua.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) Certo
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282