Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 1675 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768607

Acerca de controle social e direito, assinale a opção correta.

Carregando...
Q675363

Do ponto de vista sociológico, mudança social é toda transformação observável no tempo que afeta, de modo não provisório ou efêmero, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade, modificando o curso de sua história. Esse processo de mudança social ocorre, EXCETO devido a fatores

Carregando...
Q675368

O texto abaixo apresenta uma definição de movimento social:

2018_04_24_5adf82b3771c7.png

Em relação aos movimentos sociais, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q675370

Nas sociedades modernas, o Estado democrático de Direito constitui-se como uma das instituições mais importantes que tem como principal objetivo o controle social e a tentativa de superação de problemas relacionados à saúde, educação, segurança e economia, dentre outros. O Estado representa as maneiras como os indivíduos vêm se organizando socialmente, nos últimos séculos, resultado das transformações políticas e sociais que atingem diretamente suas vidas.

A respeito das características do Estado democrático, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q675375

A Sociologia da Educação é uma disciplina que se dedica a estudar os processos sociais de ensino e aprendizagem, abrangendo aspectos institucionais e organizacionais, assim como as relações sociais que compreendem os indivíduos inseridos neste meio e nestes processos.

São temas de interesse da Sociologia da Educação, EXCETO:

Carregando...
Q675356

Max Weber é considerado um dos autores mais influentes entre os grandes pensadores da Sociologia. Seus trabalhos possuem enorme abrangência de assuntos, envolvendo temas do pensamento político, do Direito, da História e da Economia.

Em relação ao pensamento sociológico de Weber, é CORRETO afirmar:

Carregando...
Q686771

Considerando as discussões a respeito da constituição da sociologia e seu estabelecimento como conhecimento científico, julgue o item a seguir.

A afinidade entre as ciências naturais e o surgimento da sociologia é perceptível na abordagem de Auguste Comte pelo emprego do termo física social.

Carregando...
Q737207

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) é um capítulo da história intelectual e institucional da geração modernista, um passo decisivo da intervenção governamental no campo da cultura e o lance acertado de um regime autoritário empenhado em construir uma "identidade nacional" iluminista no trópico dependente.

Sérgio Miceli. SPHAN: refrigério da cultura oficial. In: Intelectuais à brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 357-68 (com adaptações).

Tendo como referências iniciais as informações e o tema do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsecutivo.

A peça Mandu-Çarará, de Heitor Villa-Lobos, foi composta no âmbito do SPHAN e é um exemplo da união entre antropologia sobre populações indígenas e políticas públicas de patrimônio.

Carregando...
Q686790

2018_05_23_5b059680daa1b.PNG

Tendo o fragmento de texto apresentado anteriormente como referência inicial e considerando as reflexões contemporâneas sobre classes sociais e estilo de vida, julgue o item subsequente.

Na sociologia, a diferenciação social se refere, necessariamente, à estrutura de classes e, portanto, ao conceito de subordinação.

Carregando...
Q686795

Com base na perspectiva do sociólogo Pierre Bourdieu, que teorizou a respeito das formas de reprodução das desigualdades sociais em ambiente escolar, julgue o item seguinte.

Para o autor, as diferenças de acúmulo de capital econômico são a principal causa das desigualdades sociais.

Carregando...
Q747458

“O questionamento do mundo colonial pelo colonizado não é um confronto racional dos pontos de vista. Não é um discurso sobre o universal, mas afirmação passional de uma originalidade apresentada como absoluta. O mundo colonial é um mundo maniqueísta. Não basta ao colono limitar fisicamente, isto é, com seus policiais e guardas, o espaço do colonizado. Como que para ilustrar o caráter totalitário da exploração colonial, o colono faz do colonizado uma espécie de quintessência do mal". (FANON, Frantz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005).

Considerando as reflexões de Frantz Fanon sobre o mundo colonial, avalie as afirmações a seguir.

I. O domínio de princípios universais possibilita ao colono estabelecer noções de certo e errado que constroem um mundo a ser respeitado pelos colonizados.

II. Os valores que compõem o mundo colonial são meios de estabelecer os colonizados como elementos corrosivos que representam uma espécie de mal absoluto.

III. O colono estabelece um domínio racional que garante ao colonizado sua humanidade na medida em que ele compreende as regras de conduta estabelecidas.

É correto o que se afirma somente em

Carregando...
Q686788

Com base nas análises de Karl Marx e Max Weber acerca das classes sociais, das formas de produção e de reprodução de desigualdades e dos tipos de estratificação, julgue o próximo item.

Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber afirma que a Reforma protestante foi o fator mais relevante para a consolidação do capitalismo, na medida em que disseminou uma nova ética que visava ao acúmulo de riquezas materiais.

Carregando...
Q686783

Considerando as reflexões acerca da estrutura e da organização da sociedade com base na divisão do trabalho e na dominação social, julgue o item seguinte.

No que se refere aos tipos puros de dominação, a questão mais fundamental para Max Weber é distinguir entre as formas legais e ilegais de seu exercício.

Carregando...
Q686776

No que se refere às contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx, Max Weber e William Edward Burghardt Du Bois à denominada sociologia clássica, julgue o item que se segue.

Émile Durkheim incorpora o esforço de delimitar os pressupostos para a investigação científica objetiva, dedicando-se a elaborar a sociologia como disciplina autônoma.

Carregando...
Q747460

“Um dos grandes problemas que se encontram no ensino de Sociologia tem sido a simples transposição de conteúdos e práticas de ensino do nível superior – tal como se dá nos cursos de Ciências Sociais – para o nível médio. Esquecem-se as mediações necessárias ou por ignorância ou por preconceito: por ignorância porque muitos professores de cursos superiores desconhecem metodologias de ensino, estratégias, recursos, etc. que permitiriam um trabalho mais interessante, mais proveitoso, mais criativo e produtivo; ignora-se mesmo que a aula expositiva seja um caso, talvez o mais recorrente, mas não o único, com que se podem trabalhar os conteúdos de ensino; o preconceito deve-se à resistência a preocupações didáticas ou metodológicas no que se refere ao ensino, acreditando-se que basta ter o conhecimento – as informações? – para que se possa ensinar algo a alguém. É necessário, mas não suficiente. Os professores do nível superior prevalecem-se de uma situação peculiar desses cursos: os alunos que ali estão o fazem por escolha e não por obrigação, enquanto os alunos da escola básica ali estão por obrigação e não por escolha – não estão ali para serem sociólogos, historiadores, matemáticos, físicos ou literatos". BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Com base nas Orientações curriculares para o ensino médio, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.

I. As dificuldades do ensino de Sociologia começam nas universidades, com cursos desprovidos de estratégias pedagógicas para transposição dos conteúdos ensinados no ensino superior para o ensino médio.

PORQUE

II. Entre outros problemas, os professores universitários não dispõem de formação didática adequada para o ensino em nível médio, além de não desenvolverem estratégias para o ensino de um público não constituído por interesse na matéria.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) Errado
  • 11) D
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889