Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 1381 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782651

A inventividade humana provocou, ao longo do tempo, transformações que apontaram para múltiplas relações com a natureza. Nessa perspectiva, diferentes culturas e interesses implicam em distintas maneiras de satisfazer as necessidades humanas. A despeito da relação histórica entre meio ambiente e desenvolvimento tecnológico, temos de forma geral um quadro que revela 

Carregando...
Q782637

“Em 1993, um adolescente negro chamado Lawrence foi morto em um ataque por motivos raciais, nas mãos de cinco jovens brancos, quando ele esperava o ônibus, na parada, com um amigo, no sudeste de Londres. Sem ser provocado, o rapaz atirou-se sobre Lawrence, apunhalou-o duas vezes e deixou-o estendido no chão até morrer. O fato de ninguém ter sido condenado por seu assassinato é visto como um grave erro judicial”. (GIDDENS, 2008: 209). Dentre as noções mencionadas logo abaixo, assinale a que melhor se aplica à situação descrita por Anthonny Giddens. 

Carregando...
Q782644

Os novos movimentos sociais constituem o Brasil no século XXI. As lutas contra o desemprego, a pobreza, o machismo, a homofobia, o racismo, o descaso em relação ao meio ambiente, salários desiguais e outros problemas, impulsionam as mobilizações de grupos distintos historicamente negados e que passaram a reivindicar seus direitos. Sobre o assunto é correto afirmar que 

Carregando...
Q782632

“Uma imigrante boliviana conta que, ao entrar em um ônibus, é comum que alguns passageiros tapem o nariz e façam gestos depreciativos como se ela não houvesse tomado banho.” (Farah, 2017, p. 18). Assinale qual noção melhor expressa essa situação descrita. 

Carregando...
Q782629

Em relação à diversidade cultural dos povos indígenas que existem hoje no Brasil, assinale a afirmação que não corresponde à diversidade cultural e linguística dos índios no Brasil. 

Carregando...
Q782631

De acordo com Tiryakian, há indicações suficientes para se sugerir que o projeto intelectual ambicioso de Durkheim era constituído por três metas interligadas, as quais representam o pensamento de Durkheim. Sobre essas, analise as afirmativas abaixo:

1. Estabelecer a Sociologia como uma disciplina científica e rigorosa.
2. Proporcionar a base da unidade e unificação das Ciências Sociais.
3. Proporcionar a base empírica, racional e sistemática da religião civil da sociedade moderna.
4. Proporcionar uma base eminentemente política para a Sociologia.

Assinale 

Carregando...
Q782636

O sociólogo Wrigth Mills recorreu à noção de “imaginação sociológica” para definir seu estilo de Sociologia. Assinale a afirmativa correta que identifica a proposta desse autor. 

Carregando...
Q782655

Karl Marx elaborou para a sociedade de seu tempo uma teoria sobre as desigualdades sociais das sociedades industriais capitalistas. Esta formulação contribui até hoje para o estudo das desigualdades sociais na contemporaneidade. Sobre essa teoria, é incorreto afirmar: 

Carregando...
Q782643

No livro "Condição Pós-moderna", David Harvey defende a existe uma relação entre a ascensão de formas culturais pósmodernas, a emergência de modos mais flexíveis de acumulação e um novo ciclo de compressão do tempo-espaço na organização do capitalismo. De acordo com este autor, o advento da pós-modernidade coincide com a crise de qual sistema de produção capitalista? 

Carregando...
Q782650

Noam Chomsky é um linguista, filósofo e sociólogo finlandês que tem investigado sobre a formação ideológica dos meios de comunicação e a função social que estes desempenham. O teórico considera que a mídia - meios de comunicação hegemônicos e de massa, serve aos interesses das corporações privadas, comandadas pelo poder econômico e político. Em seu livro “Para Entender o Poder” (2005), a grande mídia reflete a opinião da elite apresentando uma imagem do mundo de acordo
com os interesses dos grupos sociais que controlam a economia e os governos. Assinale a afirmativa que não corresponde ao pensamento desse autor. 

Carregando...
Q782648

O fenômeno da violência é histórico e se faz presente em todas as sociedades do mundo. Dados do Atlas da Violência de 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelam que o Brasil é trinta vezes mais violento do que a Europa. Na última
década, 553 mil brasileiros tiveram morte violenta. Nesse cenário, mulheres, jovens, negras e negros, homossexuais são grupos que se encontram em maior vulnerabilidade. Assinale a afirmativa que corresponde ao papel do Estado diante dessa problemática. 

Carregando...
Q782647

Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode ser separada ou ignorada enquanto objeto de investigação” (GOHN, 2011, p. 08). A autora demarca que movimentos sociais são “ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas”(GOHN, 2011, p. 13). Consoante os movimentos sociais no Brasil e suas manifestações, segundo a concepção de Gohn, marque a alternativa correta. 

Carregando...
Q782630

No texto clássico “Da Divisão do Trabalho Social”, Durkheim analisou os modos de consenso e coesão entre os indivíduos nas sociedades “arcaicas” e modernas e sua relação com a divisão do trabalho. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que corretamente apresenta o modo pelo qual Durkheim compreendeu esses mecanismos de solidariedades social. 

Carregando...
Q782628

Zygmunt Bauman é um destacado sociólogo contemporâneo que empregou a ideia de formas líquidas para caracterizar dinâmicas das sociedades contemporâneas. Em relação a estas formas líquidas, assinale a alternativa abaixo não representa a “liquidez” de Bauman. 

Carregando...
Q782654

O termo “indústria cultural” foi criado pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkeimmer, ambos pertencentes à Escola de Frankfurt, para mostrar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. A indústria cultural é um modo de produzir cultura para obter lucro, seus produtos são voltados as grandes massas, criando, assim, uma cultura de massa destinada ao consumo. Seguindo esse raciocínio, é correto afirmar que 

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282