Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 45 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q740178

O trabalhador e o empregador devem agir sempre com segurança. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.

I. Imperícia é a inabilidade ou a inexperiência, compreendendo a falta de prática ou o não-conhecimento técnico necessário para o exercício da tarefa.

II. Negligência é a falta de atenção no trabalho, onde o resultado do ato do agente poderia ser previsto.

III. Imprudência consiste em desprezar ou não dispensar o devido cuidado nas tarefas a serem executadas causando danos.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q688795

A Lei nº 12.546/2011, conhecida como Lei Antifumo, aprovou a proibição de fumar em ambientes fechados como medida para proteger as pessoas dos riscos do tabagismo passivo. Contudo, a lei prevê algumas exceções.

Identifique a situação em que NÃO se aplica a exceção prevista na Lei Antifumo:

Carregando...
Q740177

Um trabalhador que executa uma tarefa no alto de uma edificação, deixa cair uma ferramenta que atinge o solo sem causar qualquer dano pessoal ou material.

Esse evento é definido como:

Carregando...
Q733753

No exercício de suas atividades laborais desenvolvidas em função de um contrato de trabalho no regime CLT, Arnaldo executa cotidianamente tarefas de maneira contínua que compreendem o levantamento e a deposição da carga, além do transporte de materiais cujo peso da carga é suportado inteiramente e somente por ele. De acordo com as disposições da NR-17, Arnaldo realiza transporte manual de cargas caracterizado como

Carregando...
Q740164

Com objetivo de minimizar os efeitos da vibração de mãos e braços - VMB e da vibração de corpo inteiro – VCI sobre o trabalhador, algumas medidas preventivas e corretivas podem ser adotadas.

Assinale a opção que apresenta uma medida corretiva.

Carregando...
Q740169

Os atos decorrentes da execução de tarefas de forma contrária à segurança são definidos como Atos Inseguros e podem ser motivados por

Carregando...
Q759026

Ao realizar a inspeção de rotina em uma oficina de recuperação de carteiras escolares de uma instituição de ensino, um técnico de segurança do trabalho constatou que:

• os funcionários realizavam, cotidianamente, transporte manual de madeiras pesadas;

• máquina de serra circular sem a devida proteção era utilizada pelos funcionários;

• havia pedaços de madeira e cavacos espalhados no ambiente de trabalho;

• os funcionários utilizavam capacetes durante a jornada de trabalho.

A respeito da situação hipotética apresentada e de aspectos normativos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

A presença de pedaços de madeira e cavacos no ambiente de trabalho faz parte da organização do trabalho e, consequentemente, das condições de trabalho da oficina.

Carregando...
Q688802

Em uma atividade de integração com os novos TST contratados por uma empresa do ramo naval, o EST, chefe do SESMT, realizou palestra sobre os desafios da segurança do trabalho no mundo corporativo, destacando o papel e a importância do TST e de suas atividades prevencionistas nos serviços prestados pela empresa aos seus clientes.

Em conformidade à Portaria nº 3.275, de 21 de setembro de 1989, é considerada atividade do técnico de segurança do trabalho:

Carregando...
Q739325

Ao realizar uma vistoria de rotina em uma indústria com 200 funcionários, um integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) percebeu que uma prensa mecânica excêntrica operava sem clausura da zona de prensagem, oferecendo risco grave e iminente a seu operador. Imediatamente o empregado comunicou o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de sua empresa e solicitou a paralisação do equipamento.

Com base nas características da CIPA normatizadas na NR5, o funcionário agiu de modo

Carregando...
Q688793

Uma empresa de manutenção de gás natural está realizando obras em via pública para acesso, contenção de vazamento e substituição dos dutos em frente a uma agência bancária, em área de grande fluxo de trânsito e pedestres. Um TST mapeou os seguintes riscos na execução das tarefas: (1) Ruído; (2) Poeira; (3) Metano; (4) Postura inadequada; (5) Umidade; (6) Probabilidade de explosão.

A classificação correta, na ordem apresentada, dos riscos identificados pelo TST é:

Carregando...
Q733745

Foi identificada por dosimetria o nível de pressão sonora de 90 dB(A), para uma jornada de 8 horas diárias, dos profissionais expostos no setor de manutenção.

Em relação ao ruído, conforme as normas NR-09 e NR-15, a medida preventiva que o técnico de segurança do trabalho deverá recomendar para minimização da dose de 0,5 (ou não superior a 50%) será

Carregando...
Q733757

Após realizar a etapa de reconhecimento dos riscos no processo de elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA no estabelecimento de uma empresa, um técnico em segurança do trabalho constatou a necessidade de comprovar o controle da exposição a alguns riscos identificados na etapa anterior e dimensionar a exposição dos trabalhadores a esses riscos, para que fosse possível subsidiar o equacionamento das medidas de controle a serem recomendadas. Isso exige, conforme indicação da NR-9, a

Carregando...
Q608611

Um auxiliar de limpeza sofreu acidente com apenas 2 meses de experiência. Ele estava limpado uma prensa de compactação de pós metálicos, colocando a mão direita na zona de prensagem com a máquina ligada, mas não estava em funcionamento, sofrendo amputação dos quirodáctilos distais, 3ª falange dos dedos da mão: indicador, médio e anular. Na análise e investigação do acidente, embasado em Normas Técnicas Brasileira, as causas que contribuíram para ocorrência deste acidente foram pontuadas como:

I. Falta de experiência.

II. Usar equipamento de maneira imprópria ou manusear objeto de maneira errada.

III. Deixar de desligar equipamento que não esteja sendo usado.

IV. Usar mão em vez de ferramenta para limpar ou consertar.

Os tipos de causas dos fatores associados a esse acidente são, correta e respectivamente,

Carregando...
Q515207

Quando um local de trabalho possui medidas de controle de risco inadequadas ou insuficientes, pode ocorrer um evento adverso.
A investigação efetiva desse evento requer uma metodologia estruturada que envolve as seguintes etapas:

Carregando...
Q536962

Ao realizar uma visita de inspeção ao canteiro de obras de construção de determinado edifício, a equipe de segurança do trabalho constatou os seguintes fatos:
I o canteiro de obras possuía 110 empregados;
II um operário da construtora se recusava a utilizar o equipamento de proteção individual (EPI) fornecido pela empresa, mesmo depois de seguidas recomendações do técnico de segurança responsável;
III um empregado, justificadamente, deixou de realizar os exames médicos previstos em norma reguladora;
IV o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) não estava constituído;
V havia Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
Com base nos fatos citados e diante de evidências de grave e iminente risco de acidente, o técnico de segurança do trabalho da empresa resolveu embargar a obra.
A respeito da situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) Certo
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282