Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 47 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q733760

A atenção aos aspectos ergonômicos exige que os profissionais de segurança e saúde do trabalho fiquem atentos a aspectos que envolvem o funcionamento do ser humano, como a preferência pela escolha livre de sua postura, pelo uso alternado de sua musculatura corporal e não somente determinados segmentos corporais, intolerância por tarefas cujo tempo é imposto por uma máquina, pela gerência ou pelos clientes, dentre outros. De acordo com a NR-17, as condições ambientais de trabalho devem estar adequadas a essas características, que são identificadas como

Carregando...
Q736966

Considerando a figura precedente, que apresenta quatro medidas de gerenciamento de riscos em determinado ambiente de trabalho, julgue o próximo item.

Caso a fonte geradora de risco na figura consista de poeira em uma obra de restauro, ela deveria ser representada pela cor azul no mapa de risco, já que poeiras se classificam como fator de risco físico.

Carregando...
Q737902

Com relação ao gerenciamento de riscos em ambiente de trabalho, julgue o item que se segue.

Cada funcionário é responsável pela aquisição e pelo uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado às suas funções.

Carregando...
Q739299

Ao analisar as condições de trabalho, apesar dos termos serem bem parecidos, observamos diferenças entre insalubridade e periculosidade.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q740164

Com objetivo de minimizar os efeitos da vibração de mãos e braços - VMB e da vibração de corpo inteiro – VCI sobre o trabalhador, algumas medidas preventivas e corretivas podem ser adotadas.

Assinale a opção que apresenta uma medida corretiva.

Carregando...
Q740169

Os atos decorrentes da execução de tarefas de forma contrária à segurança são definidos como Atos Inseguros e podem ser motivados por

Carregando...
Q759026

Ao realizar a inspeção de rotina em uma oficina de recuperação de carteiras escolares de uma instituição de ensino, um técnico de segurança do trabalho constatou que:

• os funcionários realizavam, cotidianamente, transporte manual de madeiras pesadas;

• máquina de serra circular sem a devida proteção era utilizada pelos funcionários;

• havia pedaços de madeira e cavacos espalhados no ambiente de trabalho;

• os funcionários utilizavam capacetes durante a jornada de trabalho.

A respeito da situação hipotética apresentada e de aspectos normativos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

A presença de pedaços de madeira e cavacos no ambiente de trabalho faz parte da organização do trabalho e, consequentemente, das condições de trabalho da oficina.

Carregando...
Q739325

Ao realizar uma vistoria de rotina em uma indústria com 200 funcionários, um integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) percebeu que uma prensa mecânica excêntrica operava sem clausura da zona de prensagem, oferecendo risco grave e iminente a seu operador. Imediatamente o empregado comunicou o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) de sua empresa e solicitou a paralisação do equipamento.

Com base nas características da CIPA normatizadas na NR5, o funcionário agiu de modo

Carregando...
Q688793

Uma empresa de manutenção de gás natural está realizando obras em via pública para acesso, contenção de vazamento e substituição dos dutos em frente a uma agência bancária, em área de grande fluxo de trânsito e pedestres. Um TST mapeou os seguintes riscos na execução das tarefas: (1) Ruído; (2) Poeira; (3) Metano; (4) Postura inadequada; (5) Umidade; (6) Probabilidade de explosão.

A classificação correta, na ordem apresentada, dos riscos identificados pelo TST é:

Carregando...
Q733757

Após realizar a etapa de reconhecimento dos riscos no processo de elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais − PPRA no estabelecimento de uma empresa, um técnico em segurança do trabalho constatou a necessidade de comprovar o controle da exposição a alguns riscos identificados na etapa anterior e dimensionar a exposição dos trabalhadores a esses riscos, para que fosse possível subsidiar o equacionamento das medidas de controle a serem recomendadas. Isso exige, conforme indicação da NR-9, a

Carregando...
Q736965

Considerando a figura precedente, que apresenta quatro medidas de gerenciamento de riscos em determinado ambiente de trabalho, julgue o próximo item.

A medida representada por D na figura ocupa o nível mais alto na hierarquia de medidas de proteção coletiva, o qual inclui medidas que eliminam ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde.

Carregando...
Q737901

Com relação ao gerenciamento de riscos em ambiente de trabalho, julgue o item que se segue.

É função da chefia imediata avaliar as atribuições do setor e classificá-las como salubres ou insalubres.

Carregando...
Q739298

Sobre as Normas de Higiene Ocupacional, analise as afirmativas a seguir.

I. As Normas de Higiene Ocupacional determinam os limites de tolerância, a metodologia de avaliação e os critérios técnicos dos equipamentos usados nas avaliações de riscos ocupacionais.

II. As Normas de Higiene Ocupacional servem de orientação sobre as formas de controle dos agentes de riscos ambientais.

III. As Normas de Higiene Ocupacional identificam o risco, o mensura, ou seja, atribui um valor para “provar" que ele está no ambiente.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q739318

Acidente do trabalho é o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, de forma permanente ou temporária.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de acidente ou doença de trabalho.

Carregando...
Q759032

Fogo resultante de explosão de uma garrafa de álcool na cantina de uma escola atingiu as roupas de cinco pessoas, causando-lhes queimaduras de primeiro e de segundo graus. O acidente aconteceu no momento em que um empregado colocava o álcool em um dispositivo utilizado para aquecer panelas. O empregador não adotou medidas de prevenção de incêndios nessa escola.

Considerando essa situação e os vários aspectos a ela relacionados, julgue o item subsecutivo.

A explosão da garrafa que continha álcool se deve à dilatação repentina do recipiente causada por alta temperatura.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) D
  • 17) Errado
  • 18) Errado
  • 19) B
  • 20) E
  • 21) A
  • 22) Certo
  • 23) D
  • 24) A
  • 25) A
  • 26) Certo
  • 27) Errado
  • 28) D
  • 29) D
  • 30) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282