Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 142 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765974

De acordo com a NR 17, para o trabalho manual sentado ou que tenha de ser feito em pé, as bancadas, mesas, escrivaninhas e os painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, visualização e operação. Os assentos devem proporcionar conforto ao trabalhador. Sobre eles, considere os seguintes requisitos:

1 - A altura deve ser ajustável à altura do trabalhador.

2 - A borda frontal deve ser arredondada.

3 - O encosto deve ter forma levemente adaptada ao corpo para proteger a região lombar.

4 - A base do assento deve ter pouca ou nenhuma conformação.

5 - Para trabalhos em pé, deve haver um assento ao lado de cada trabalhador para ser utilizado por ele durante a sua pausa.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766826

Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios e salas de desenvolvimento ou análise de projetos, recomendam-se algumas condições de conforto. De acordo com a Norma Regulamentadora 17 (Ergonomia), qual é a temperatura efetiva recomendada para esses ambientes?

Carregando...
Q757806

Acerca da aplicação da ergonomia no ambiente de trabalho, julgue o item a seguir.

No transporte manual de carga, que compreende desde o levantamento até a deposição desta, o peso da carga deve ser suportado inteiramente por um ou mais trabalhadores.

Carregando...
Q733483

O engenheiro de segurança do trabalho, ao inspecionar os assentos em postos de trabalho, deve verificar se atendem a requisitos mínimos de conforto, como ter altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida e encosto cuja forma seja adaptada ao corpo para proteção da região lombar. Além disso, de acordo com a NR-7, esses assentos devem atender aos seguintes requisitos mínimos de conforto:

Carregando...
Q739323

A ação ergonômica, quando aplicada para adequar as atividades existentes às características, habilidades e limitações das pessoas, se diferencia na forma de solucionar os problemas.

Relacione os tipos de ação ergonômica, listados a seguir, ao exemplo correspondente.

1- Ergonomia de Correção

2- Ergonomia de Enquadramento

3- Ergonomia de Remanejamento

4- Ergonomia de Modernização

( ) Uma fábrica de sapatos modificou uma determinada etapa do processo de produção de seu produto, a fim de estar em conformidade com uma disposição legal.

( ) Uma empresa de telemarketing adquiriu novos equipamentos e softwares, em função de um novo contrato de atendimento, o que demandou uma ação ergonômica nos postos de trabalho para adaptação dos profissionais à nova tecnologia.

( ) Após a implantação e funcionamento de um novo posto de trabalho em uma indústria, verificou-se um erro de projeto, sendo necessária uma ação ergonômica.

( ) Um escritório ocupava uma sala com pé-direito de 8 m e aproveitou a criação de um piso intermediário para efetuar a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado de janela, que ficavam a 4,5 m do piso. Esse problema foi solucionado com a instalação de passarelas laterais com acesso pelo novo piso.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada,

Carregando...
Q740166

Para a adequação das condições de trabalho dos operadores de checkout, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q677410

Segundo a NR 17, os assentos utilizados nos postos de trabalho devem ter as seguintes características, EXCETO:

Carregando...
Q715909

Determinada empresa pretende construir um escritório de engenharia, projetos e manutenção de equipamentos hospitalares que atenda às exigências da legislação de segurança do trabalho referentes às condições ambientais de higiene adequadas e às características psicofisiológicas dos trabalhadores exigidas pela ergonomia.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

O índice de temperatura efetiva do escritório deverá estar entre 23 °C e 25 °C.

Carregando...
Q733761

Em um ambiente de escritório, onde as tarefas que são executadas exigem atenção constante e capacidade intelectual, a NR-17 recomenda as seguintes condições de conforto: nível de ruído em conformidade com as disposições da

Carregando...
Q715911

Determinada empresa pretende construir um escritório de engenharia, projetos e manutenção de equipamentos hospitalares que atenda às exigências da legislação de segurança do trabalho referentes às condições ambientais de higiene adequadas e às características psicofisiológicas dos trabalhadores exigidas pela ergonomia.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Para avaliar o conforto ambiental, o nível de ruído do local deverá ser medido próximo à fonte de produção do ruído.

Carregando...
Q759027

Ao realizar a inspeção de rotina em uma oficina de recuperação de carteiras escolares de uma instituição de ensino, um técnico de segurança do trabalho constatou que:

• os funcionários realizavam, cotidianamente, transporte manual de madeiras pesadas;

• máquina de serra circular sem a devida proteção era utilizada pelos funcionários;

• havia pedaços de madeira e cavacos espalhados no ambiente de trabalho;

• os funcionários utilizavam capacetes durante a jornada de trabalho.

A respeito da situação hipotética apresentada e de aspectos normativos a ela relacionados, julgue o item que se segue.

Não há necessidade de submeter os funcionários dessa oficina a treinamentos específicos de transporte de cargas.

Carregando...
Q689349

Quais são os parâmetros de temperatura e de velocidade do ar recomendados pela NR 17 Ergonomia, para ambientes de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos?

Carregando...
Q726684

O Anexo II da NR-17 − Ergonomia, no que se refere ao ambiente de trabalho e à capacitação dos trabalhadores em teleatendimento/telemarketing, estabelece que:

Carregando...
Q688788

Em um setor de processamento bancário, uma análise ergonômica do trabalho revelou a seguinte não conformidade com os dispositivos da NR-17:

Carregando...
Q718798

Recentemente, foi detectado aumento significativo de casos de LER/DORT em um setor de determinado hospital, em comparação com os dez anos anteriores. Por conta disso, a direção desse hospital contratou um especialista para avaliar as condições ergonômicas de trabalho nesse setor e propor melhorias.

A respeito dessa situação hipotética, julgue o próximo item.

Caso sejam utilizados os instrumentos e as técnicas da análise ergonômica do trabalho, deverão ser considerados as regulações, as restrições e os limites implícitos ou explícitos impostos pelos próprios trabalhadores desse setor.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 5) A
  • 9) B
  • 13) C
  • 2) D
  • 6) B
  • 10) Errado
  • 14) A
  • 3) Errado
  • 7) B
  • 11) Errado
  • 15) Certo
  • 4) B
  • 8) Errado
  • 12) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889