Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 22 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766819

Analise os itens abaixo e identifique os que correspondem a atividades e operações perigosas, de acordo com a Norma Regulamentadora 16. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. Operações de transporte de explosivos. II. Atividades ou operações que impliquem exposição dos profissionais de segurança pessoal ou patrimonial a roubos ou outras espécies de violência física. III. Atividades que envolvam o manuseio de ácido sulfúrico.

Carregando...
Q760183

A respeito do disposto na Norma Regulamentadora no 16 (NR-16) – Atividades e Operações Perigosas, é correto afirmar que

Carregando...
Q733490

Genilson, no exercício de sua profissão, executa operações elementares realizadas em tensões elétricas que variam entre 100 e 120 volts em corrente alternada, envolvendo os procedimentos de ligar e desligar circuitos elétricos. Os materiais e equipamentos elétricos estão em conformidade com as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e também com as normas internacionais cabíveis. O salário de Genilson, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa, é de R$ 3.000,00. O salário mínimo vigente na região é de R$ 1.000,00. De acordo com a NR-16, Genilson

Carregando...
Q733759

Carlos transporta inflamáveis líquidos em um caminhão com um tanque de carga que comporta 185 litros. Ao sair da empresa, o caminhão está sempre com o tanque de carga completo. Além dessa carga, o tanque de consumo do veículo comporta 60 litros e sempre sai da empresa também completo, totalizando uma carga de líquido inflamável de 245 litros. Nessas condições, considerando que o salário de Carlos, sem acréscimos e gratificações, é de 2 salários mínimos da região, de acordo com a NR-16, Carlos

Carregando...
Q733487

João está transportando 225 litros de inflamáveis líquidos em um veículo que contém 20 litros de combustível em seu tanque para consumo próprio. Nessas condições, João trabalha em uma operação de transporte em condição de

Carregando...
Q688808

A Norma Regulamentadora NR-16 - Atividades e Operações Perigosas - estabelece as condições técnicas ensejadoras do adicional de periculosidade.

Para efeito dessa NR, considera-se líquido combustível todo aquele que possui Ponto de Fulgor:

Carregando...
Q690731

Segundo a legislação brasileira, as mercadorias perigosas são estabelecidas por classes. A classe 5 corresponde a

Carregando...
Q631459

A Norma Regulamentadora nº 16 prevê o pagamento de adicional de periculosidade aos trabalhadores que:

Carregando...
Q590933

As situações de insalubridade e de periculosidade dos locais de trabalho, por representarem riscos à saúde e à integridade física do trabalhador, requerem medidas de controle, além de ensejarem o pagamento de adicional de insalubridade ou de periculosidade, conforme o caso. A respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.

Carregando...
Q609335

Uma equipe de técnicos de manutenção precisa executar um trabalho em uma unidade de desgaseificação utilizada no transporte de inflamáveis.

Qual a área de risco, segundo a NR 16, que deve ser acrescentada ao entorno dos pontos extremos da área de operação, em metros?

Carregando...
Q606520

Os trabalhadores que fazem operações em instalações elétricas energizadas em alta tensão e aqueles que trabalham em contato permanente com coleta de lixo urbano fazem jus, respectivamente, a adicional de

Carregando...
Q590935

Um hipermercado instalou, em suas dependências, um posto de abastecimento de combustíveis e de lavagem de veículos, uma loja de conveniência e uma borracharia. A loja de conveniência fica a 20 m das bombas de combustíveis; a borracharia, a 6 m; e o boxe de lavagem de veículos, a 15 m.

Nessa situação, o SESMT da empresa deve providenciar

Carregando...
Q474546

O exercício de trabalho em determinadas condições, comprovadas por meio de laudo de inspeção do local de trabalho, assegura ao trabalhador a percepção de adicional de insalubridade ou periculosidade. De acordo com as NRs n.º 15 e n.º 16 do Ministério do Trabalho e Emprego, assinale a opção correta a respeito dos riscos ocupacionais e das condições para percepção dos referidos adicionais.

Carregando...
Q249743

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

Quais das operações abaixo são consideradas perigosas, segundo a NR16?

Carregando...
Q351181

Assinale a opção que indica o percentual a ser adicionado ao salário do trabalhador, cuja atividade é exercida nas condições de periculosidade especificadas pela NR 16 – Atividades e Operações Perigosas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 5) B
  • 9) C
  • 13) E
  • 2) A
  • 6) B
  • 10) E
  • 14) Anulada
  • 3) D
  • 7) E
  • 11) A
  • 15) D
  • 4) E
  • 8) D
  • 12) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889