Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q781292

De acordo com a Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, não são consideradas como doença do trabalho, com exceção da

Carregando...
Q740159

O adicional incidente sobre o salário mínimo é determinado pelo grau de insalubridade a que o funcionário, no exercício de trabalho, é submetido.

Os adicionais, para os graus mínimo, médio e máximo, são, em percentuais, respectivamente, iguais a

Carregando...
Q739318

Acidente do trabalho é o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou a redução da capacidade para o trabalho, de forma permanente ou temporária.

Assinale a opção que apresenta um exemplo de acidente ou doença de trabalho.

Carregando...
Q515200

O evento que provoca lesão corporal, comprometimento funcional ou morte, desde que atenda aos preceitos estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, é denominado acidente ou doença de trabalho.
Assinale a opção que pode ser considerada acidente ou doença de trabalho.

Carregando...
Q314383

Em relação às Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – LER/DORT, como as lesões de membros superiores e lombalgia, pode–se afirmar que são formas de preveni–las:

Carregando...
Q351132

A síndrome do túnel do carpo é considerada uma Doença Osteomuscular Relacionada com o Trabalho (DORT). Assinale a opção que indica a atividade laboral relacionada a essa doença.

Carregando...
Q212723

Julgue os seguintes itens, acerca das LER/DORT.

Na pesquisa e no diagnóstico de casos de dor osteomuscular de origem ocupacional, as atividades extralaborais do paciente devem ser identificadas, pois, geralmente, elas desencadeiam quadros semelhantes aos casos de LER/DORT.

Carregando...
Q300028

Sobre a LER/DORT assinale V(verdadeiro) ou F (falso). ( ) entre os fatores de risco pode–se incluir a monotonia fisiológica ou psicológica.
( ) não há dados que comprovem que as exigênciascognitivas podem causar aumento da tensão musculare comprometimento físico–funcional.
( ) quadros de tenossinovites de tendões dos dedos dasmãos, em digitadores, podem ser caracterizados como Ler/DO RT.
( ) a ausência de sinais objetivos não autoriza descartar o diagnóstico.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q343697

Em relação às normas regulamentadoras e suas disposições, julgue os itens que se seguem

Para as grandes empresas com mais de cinco mil empregados, o SESMT, além de contar com todos os profissionais previstos para as empresas com menos de cinco mil empregados, deverá contar também com um ergonomista, com vistas a diminuir a incidência de LER/DORT no Brasil.

Carregando...
Q318240

Considere o texto e responda. “A necessidade da prática de exercícios físicos no local de trabalho remonta a Revolução Industrial (Inglaterra, século XVIII). A partir desta época, o número de funcionários com Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomoleculares Relacionados ao Trabalho (L.E.R./D.O.R.T.) aumentou consideravelmente. O advento de novos processos de produção trouxe em seu bojo mudanças consideráveis no ambiente de trabalho. Mais recentemente, a Era da Informática acentuou estas mudanças e catalisou suas consequências. Os “Tempos Modernos” impuseram uma nova rotina aos operários, que geralmente têm uma vida sedentária, passando muitas horas na mesma posição e quase sempre repetindo movimentos milhares de vezes por dia.”(CONFEF, 2004) O profissional de Educação Física ao atuar neste segmento do mercado de trabalho deve estar ciente dos principais fatores relacionados ao aparecimento dos quadros de LER/DORT sendo estes: 1.Resistência. 2.Vibração. 3.Posturas viciosas. 4.Compressão mecânica. 5.Repetitividade. 6.Força. 7.Frio/calor. 8.Estresse psicológico. Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q271459

A ocorrência de Lesões por Esforços Repetitivos e de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT) em grande número de pessoas e em diferentes países provocou uma mudança significativa nos conceitos e práticas organizacionais relacionadas ao trabalho. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q317789

Existem critérios utilizados para o estadiamento das disfunções de apreensão e do membro superior da LER/DORT (Lesões por esforços repetitivos/Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho). Assinale a alternativa correta

Carregando...
Q296300

Alguns quadros clínicos relatados por cirurgiões-dentistas podem ser incluídos entre os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho — DORT e colocam esses profissionais de odontologia entre os primeiros lugares em afastamentos do trabalho por incapacidade temporária ou permanente, respondendo por cerca de 30% das causas de abandono prematuro da profissão.
(SANTOS FILHO, S. B., BARRETO, S. M. Atividade ocupacional e prevalência de dor osteomuscular em cirurgiõesdentistas de Belo Horizonte, Minas Gerais. Brasil: contribuição ao debate sobre os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(1):181-193. 2001)
Considere as afirmativas a seguir:
I. Os cirurgiões-dentistas que trabalham em posições consideradas mais adequadas para o tratamento do paciente (12 e 15 horas, ou seja, atrás e ao lado do paciente) têm menores queixas de dor no pescoço.
II. Os dentistas que usam ambas as visões, direta e indireta, queixam-se menos de dor no pescoço do que aqueles que utilizam apenas a visão direta.
III. O trabalho em posição sentada é confortável, independente da organização do processo de trabalho, como jornadas, tempos e ritmos.
IV. Algumas exigências do processo de trabalho dos cirurgiões-dentistas são apontadas como fatores de estresse, o que mostra associação com problemas musculoesqueléticos.
V. A presença de compressor dentro do consultório é associada a queixas de dor por desencadear desequilíbrio fisiológico, gerando irritabilidade, estresse e tensões musculares.
Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q5009

Os fatores psicossociais da DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) estão relacionados aos aspectos subjetivos da organização do trabalho e como eles são percebidos pelos trabalhadores. Como exemplos desses fatores, pode-se citar:

I. ausência de autonomia e pressões cotidianas.

II. aspectos relativos à carga e ao ritmo de trabalho.

III. percepção do ambiente social e técnico do trabalho.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) Errado
  • 8) C
  • 9) Errado
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282