Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 4 de 4 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 4
Questões por página:
Q128222

O risco absoluto ou excesso de risco de acidente vascular cerebral entre mulheres do grupo "fumantes" e aquelas do grupo "nunca fumou" é de (valores aproximados):

Carregando...
Q128224

Quanto ao delineamento dos estudos epidemiológicos, analise as proposições e assinale a opção correta.

I. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso; neles, o investigador mede, mas não intervém, enquanto, nos estudos experimentais, há uma tentativa de mudar fatores determinantes de uma doença, como uma exposição ocupacional, por exemplo.

II. Embora fáceis de realizar, os estudos ecológicos são freqüentemente difíceis de interpretar, visto que raramente é possível encontrar explicação para os resultados, devido ao fato de se trabalhar com populações ou grupo de pessoas, cujas conclusões suscitam o viés conhecido por "falácia ecológica".

III. No estudo de prevalência as medidas de exposição e doença são feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretação de causalidade, pois essa decorre da associação estatística entre a variável resposta e a explicativa, sob investigação, independentemente da seqüência cronológica observada entre a exposição e o desfecho clínico em estudo.

IV. O estudo de caso e controles inicia com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposição a uma causa potencial de doença, momento a partir do qual se faz acompanhamento e medições das variáveis de interesse para os novos casos no grupo de expostos e não-expostos (controles).

Carregando...
Q128225

O risco relativo de acidente vascular cerebral entre mulheres do grupo "fumante" e aquelas do grupo "nunca fumou" é de (valores aproximados):

Carregando...
Q128226

A fração etiológica ou fração atribuível de acidente vascular cerebral entre mulheres do grupo "fumantes" e aquelas do grupo "nunca fumou" é de (valores aproximados):

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889