Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 47 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765816

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item. O SUS prevê a criação de comissões intersetoriais de âmbito nacional, subordinadas ao Ministério da Saúde, que possuem o objetivo de monitorar a execução da política de saúde.

Carregando...
Q768270

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem propõe a qualificação da saúde da população masculina na perspectiva de linhas de cuidado, trabalhando com a integralidade da atenção e o fortalecimento da atenção primária. Entre as principais enfermidades e agravos à saúde do homem, para promover um cuidado qualificado, encontra-se o(a):

Carregando...
Q768267

De acordo com o Caderno HumanizaSUS, volume 3 (2011), a central de acolhimento em um pronto-socorro destina-se a:

Carregando...
Q765818

Acerca do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o item. O SUS é formado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Acrescenta‐se que, em caráter complementar, a iniciativa privada poderá participar do SUS.

Carregando...
Q672016

Em relação ao Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, incluído na Lei n.º 8.080/90, analise as afirmativas abaixo: I. As ações e serviços de saúde voltados para o atendimento das populações indígenas, em todo o território nacional, coletiva ou individualmente, obedecerão ao disposto nesta Lei; II. Caberá somente aos municípios, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena; III. O Sistema Único de Saúde (SUS) promoverá a articulação do Subsistema instituído por esta Lei com os Órgãos responsáveis pela Política Indígena do País; IV. O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena deverá ser, como o SUS, descentralizado, hierarquizado e regionalizado. Estão corretas:

Carregando...
Q740060

Considere o excerto a seguir retirado do Manual de Planejamento do SUS, publicado pelo Ministério da Saúde.

2018_09_18_5ba159182921c.PNG

Sobre o planejamento do SUS referido nesse excerto, analise os princípios apresentados abaixo.

2018_09_18_5ba159348a15a.PNG

De acordo com os documentos citados no excerto, os princípios que orientam os gestores do SUS em suas atividades de planejamento estão presentes nos itens

Carregando...
Q739607

A Constituição Federal de 1988 incluiu, no capítulo da seguridade social, a saúde como direito de todos e dever do Estado, fundamentando a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). O SUS passa a ser o principal norteador na condução das políticas de saúde do Brasil, incorporando o conceito ampliado de saúde e entendendo a saúde como cidadania. A partir de então, as políticas públicas de saúde no Brasil

Carregando...
Q720524

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica. De acordo com a política nacional de atenção básica, assinale a opção CORRETA que indica a composição mínima de profissionais para formar uma equipe de saúde da família:

Carregando...
Q751125

A estrutura básica organizacional da autarquia será formada pelos seguintes agentes, EXCETO:

Carregando...
Q674360

Marque a alternativa que corresponde ao instrumento central de planejamento no SUS.

Carregando...
Q674423

De acordo com a Lei n° 8.080/1990 uma das funções da Vigilância Sanitária é:

Carregando...
Q720808

Com base na Lei n.º 8.080/1990 e no parâmetro para atuação de assistentes sociais na política de saúde, julgue o próximo item.

A vigilância sanitária deve ser entendida como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva.

Carregando...
Q719488

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS), junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento. De acordo com a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), são princípios democráticos que regem a PNAS

a igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se o acesso ao atendimento de, pelo menos, 70% da população urbana e de 100% da população rural.

Carregando...
Q713214

Qual dos órgãos listados a seguir é responsável pela fiscalização dos recursos que são destinados ao Sistema Único de Saúde?

Carregando...
Q739613

Do ponto de vista da sua concepção, a humanização no SUS vai além do atendimento humanizado que valoriza a escuta do paciente e sua subjetividade. Entendida como uma política, ultrapassa as competências de um programa, pois institui ações transversais em diferentes instâncias gestoras do SUS. A fim de concretizar suas ações, a Política Nacional de Humanização se estrutura a partir de princípios, métodos, diretrizes e dispositivos para efetivação dos princípios do SUS. Analise as afirmativas abaixo sobre a PNH.

2018_09_18_5ba12ab40795e.PNG

Em relação à PNH, estão corretas as afirmativas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 5) D
  • 9) B
  • 13) Errado
  • 2) A
  • 6) D
  • 10) E
  • 14) B
  • 3) C
  • 7) D
  • 11) D
  • 15) A
  • 4) Certo
  • 8) B
  • 12) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889