Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Recentemente, apareceu um tipo de petróleo no litoral do Nordeste brasileiro que contaminou praias e animais marinhos. A pesquisadora Zenis Novais da Rocha, da Universidade Federal da Bahia, juntamente com sua equipe de pesquisa, realizou um processo de compostagem acelerada com bioativadores (que aceleram a degradação da matéria orgânica), não inflamável, com aditivos que não agridem o meio ambiente e não liberam os gases que seriam produzidos em caso de queima do óleo. O primeiro passo é facilitar a manipulação do petróleo com o uso de álcool etanol, acetona e serragem. Em seguida, em uma betoneira, são adicionados os bioaceleradores e biofinalizadores. O produto final é um carvão granulado. Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.

I- O carvão granulado é um produto do processo de transformação química do petróleo.

Porque

II- Ao final do processo de junção de substâncias não houve mudança da composição do petróleo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Carregando...

A figura acima mostra a tabela periódica proposta por Mendeleev, em 1869. Ao longo de cento e cinquenta anos, a tabela foi sofrendo modificações, como o acréscimo de novos componentes e o agrupamento dos elementos de acordo com características comuns. Atualmente os elementos estão classificados em metais, ametais (não metais), gases nobres e hidrogênio. Assinale a seguir um exemplo de ametal:

 

Carregando...

O efeito Joule-Thompson é definido como a variação

Carregando...

A energia cinética de uma espécie em estado gasoso pode ser quantificada por um conjunto de variáveis, como tamanho das moléculas, temperatura e interação entre as moléculas. Assinale a alternativa que apresenta a equação que relaciona velocidade molecular (c) com temperatura (T).

Carregando...

Nas aulas práticas de química inorgânica, geralmente são realizadas sínteses químicas de um determinado material com uma estrutura mais complexa a partir de compostos mais simples. Foi realizada a seguinte síntese durante a prática de laboratório: em um béquer de 25mL, foi pesado 100mg de carbonato bário e adicionado 2mL de água. Foi adicionada, gota a gota, uma solução 6,0 mol L-1 de ácido clorídrico até que todo o sólido fosse dissolvido. A solução foi diluída para o volume final de 10mL e adicionada de duas gotas de uma solução 0,5% de vermelho de metila. Foi adicionado, então, 6,0mL de uma solução aquosa saturada de oxalato de amônio e 4,0g de uréia à mistura. O resultado da prática foram as formações de cristais. Indique a opção que apresenta o nome do composto obtido após a finalização dessa síntese.

Carregando...

Um pilar de extremidades articuladas tem seção transversal quadrada de 2m de comprimento. Esta coluna é constituída de pinho com E = 13GPa e σadm = 12 Mpa para compressão na direção paralela às fibras. Usando um coeficiente de segurança de 2,5 no cálculo da carga crítica de Euler para flambagem, determinar a dimensão, em mm, da seção transversal, de modo que a coluna possa resistir com segurança a uma força de 100KN.

Carregando...

Uma empresa, diante da elevação dos preços da energia

elétrica e das descobertas de grandes reservas de gás de xisto nas

proximidades de suas instalações, resolveu investir na geração

própria de energia termoelétrica. O gás de xisto é composto

principalmente por metano (CH4), cuja equação de combustão é

CH4 (g) + 2O2 (g) –> CO2 (g) + 2H2O (l). A tabela a seguir mostra

os dados termodinâmicos, a 25 ºC, relativos aos compostos

envolvidos na equação apresentada.


Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens

subsequentes, considerando que a combustão do CH4 ocorra de

forma completa; que a entalpia padrão de combustão do CH4 (g), a

25 ºC, seja igual a –890 kJ/mol; e que as massas molares, em g/mol,

do C, do H e do O sejam iguais a 12,0, 1,0 e 16,0, respectivamente.

Se o consumo mensal de energia elétrica da referida empresa

for de 1,0 × 1012 J, a combustão do CH4 (g), sob pressão

constante de 1 bar e a 25 ºC, produzirá mais de 40 toneladas de

CO2 para suprir as necessidades mensais de energia da

empresa.

Carregando...

Sobre as ligações químicas, analise as afirmativas.

I. Nas estruturas de Lewis, a ligação covalente resulta do compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos. Esse compartilhamento é uma característica particular das ligações encontradas na maioria das moléculas orgânicas.

II. Com o desenvolvimento da mecânica quântica, Linus Pauling introduziu o conceito de ressonância para explicar o tipo de situação, em que duas possíveis estruturas de Lewis coexistiriam sob a forma de estruturas ressonantes. Por exemplo, a representação das ligações no O3 é uma média de duas estruturas ressoantes possíveis.

III. Quando ocorre a ligação química pela transferência de elétrons de um átomo (que fica positivo) para outro átomo (que fica negativo), a ligação formada denomina‐se ligação iônica.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativas

Carregando...

O estudo da tabela periódica mostrou que um grande número de propriedades físicas e químicas variavam conforme a variação do número atômico dos elementos químicos. Estas propriedades são as chamadas propriedades periódicas. Assinale a alternativa INCORRETA acerca das propriedades periódicas.

(Considere apenas elementos neutros e desconsidere os íons.)

Carregando...

Propriedades periódicas são aquelas definidas na tabela periódica, conforme a variação do número atômico (Z) dos elementos químicos. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) A eletronegatividade diminui no período da esquerda para a direita e na família de baixo para cima.

( ) A eletroafinidade aumenta no período da esquerda para a direita e na família de cima para baixo.

( ) O potencial de ionização diminui no período da direita para a esquerda e na família de cima para baixo.

 

A sequência está correta em

Carregando...

Sobre as ligações químicas, analise as afirmativas.

I. A característica principal das ligações iônicas é a grande diferença de eletronegatividade entre os átomos. Um átomo deve ter baixa energia de ionização e o outro uma elevada afinidade eletrônica.

II. A atração eletrostática entre os íons na ligação iônica é a força mais significativa da estabilização da ligação.

III. A baixa energia de ionização necessária para uma ligação iônica é característica dos metais. A alta energia de afinidade eletrônica, que também é necessária para uma ligação iônica, é uma característica dos elementos químicos não metálicos, que necessitam de um, dois ou três elétrons para completar suas camadas de valência.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) A
  • 7) Certo
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282