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A Teoria dos Orbitais Moleculares (TOM) é uma ferramenta útil na descrição de ligações químicas, na avaliação da estabilidade química e na previsão de propriedades físicas das moléculas como absorção de luz e magnetismo. Utilizando o conceito de ordem de ligação (OL) [OL = (EOL - EOAL) / 2 ], em que EOL é o número de elétrons em orbitais ligantes e EOAL é o número de elétrons em orbitais antiligantes, é possível avaliar qualitativamente a estabilidade de uma determinada molécula. Abaixo segue o diagrama de orbitais moleculares para o óxido nítrico (NO), que no estado gasoso é uma molécula paramagnética.


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O composto conhecido como luminol é empregado para a detecção de sangue em perícias criminais. Em meio básico, em presença de peróxido de hidrogênio (H 2O2) e de um catalisador adequado, o luminol é oxidado ao ânion 3-aminoftalato, o qual é obtido inicialmente em um estado excitado, mas que rapidamente libera o excesso de energia emitindo radiação na faixa do azul.



A oxidação do luminol é realizada pelo O 2 (g) formado a partir da decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), de acordo com a equação:


Sem a presença de um catalisador, a decomposição em questão é bastante lenta. Entretanto, o ferro presente na hemoglobina do sangue catalisa a decomposição e o O 2 (g) formado rapidamente oxida o luminol, ocasionando a característica luminescência azul.

Com relação à reação apresentada e às espécies nela envolvidas, e considerando a primeira constante de ionização ácida do H 2O2 igual a 2,4 × 10-12, julgue o item a seguir.

Átomos de ferro e de manganês com números de massa iguais a 55 e 54, respectivamente, possuem o mesmo número de nêutrons.

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Tendo em vista que a inclusão de marcadores fotoluminescentes em munição livre de chumbo faz que o disparo de munição marcada dessa maneira produza resíduos luminescentes facilmente identificáveis na presença de luz ultravioleta, julgue o item subsequente, relacionado ao fenômeno de fotoluminescência envolvido nessa aplicação.

A fotoluminescência é um fenômeno que envolve unicamente transições entre níveis eletrônicos na matéria.

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A tabela periódica e o modelo atômico evoluíram gradualmente ao longo do tempo, até as versões atuais. A figura precedente mostra uma ilustração bastante utilizada na representação de um átomo e que se baseia no modelo atômico de Bohr. Com relação à tabela periódica, aos modelos atômicos e aspectos a eles relacionados, julgue o próximo item.

A proposta de existência de órbitas com trajetórias bem definidas para os elétrons de um átomo, conforme ilustrado na figura, mostrou-se, mais tarde, ser um equívoco, visto que os elétrons apresentam propriedades de ondas e, portanto, não podem ser descritos como partículas com trajetórias bem definidas.

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A tabela periódica e o modelo atômico evoluíram gradualmente ao longo do tempo, até as versões atuais. A figura precedente mostra uma ilustração bastante utilizada na representação de um átomo e que se baseia no modelo atômico de Bohr. Com relação à tabela periódica, aos modelos atômicos e aspectos a eles relacionados, julgue o próximo item.

A razão de os elementos químicos emitirem um espectro descontínuo de energia (espectros de linhas) é que, conforme proposto por Rutherford, os prótons ocupam uma região central muito pequena, denominada núcleo, ao passo que os elétrons se localizam em uma região extranuclear de dimensões muito maiores.

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Mesmo que um modelo atômico consiga explicar muitos fenômenos ele não explica tudo o que acontece, e pode ser substituído. Em se tratando de modelos atômicos analise as proposições abaixo:

I. O modelo de Dalton foi um resgate da primitiva teoria atômica de Epicuro que viveu entre 341 a.C. e 270 a.C.

II. Rutherford postulou que o átomo era uma esfera maciça de carga positiva com cargas negativas incrustadas na superfície.

III. O modelo de Bohr repousava na mecânica clássica e explicava perfeitamente a existência de órbitas estacionárias.

IV. O modelo atual foi concebido com as contribuições de De Broglie, Heisenberg e Schrödinger.

V. O número quântico spin foi introduzido por Wolfgang Pauli para explicar a descoberta da duplicação das raias espectrais.

Está correto o que se afirma somente em

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Considere a figura

O modelo atômico mais antigo capaz de explicar o fenômeno observado na figura é:

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Sobre a teoria atômica, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta:

I. Dalton chegou à conclusão da existência de átomos com base em observações químicas macroscópicas e não teve evidências diretas da existência de átomos.

II. Os experimentos de Thomson sobre o comportamento dos raios catódicos em campos magnéticos e elétricos proporcionaram a descoberta dos elétrons e permitiram que sua razão carga-massa fosse medida.

III. Os estudos de Rutherford mostraram que o átomo tinha um núcleo denso, carregado positivamente.

IV. De Broglie, Heisenberg, Born, Bohr e Planck foram cientistas que colaboraram para a teoria quântica moderna.

V. A dualidade onda-partícula, o princípio da incerteza, as funções de onda, a equação de Schrödinger, o princípio da exclusão de Pauli são contribuições recentes para a teoria atômica.

Assinale a alternativa correta:

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No início do século XX, Rutherford realizou um experimento com lâmina de ouro para comprovar a existência de partículas subatômicas. Uma das observações conclusivas dessa experiência foi que

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Sobre a tabela periódica, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A tabela periódica pode ser usada na previsão de muitas propriedades, muitas das quais cruciais para a compreensão dos materiais e das ligações químicas, e para a organização dos elementos de acordo com essas propriedades.

II. Incluem-se como algumas das propriedades periódicas o raio atômico, o raio iônico, a energia de ionização e a afinidade eletrônica.

III. Os blocos da tabela periódica são nomeados segundo o último orbital que é ocupado de acordo com o princípio da construção. Os períodos são numerados de acordo com o número quântico principal da camada de valência.

IV. A tabela periódica foi desenvolvida exclusivamente a partir das propriedades químicas dos elementos, de forma empírica.

V. Os elementos do bloco f têm propriedades químicas muito semelhantes, porque sua configuração eletrônica difere somente na população dos orbitais f internos e estes elétrons participam pouco da formação de ligação.

Assinale a alternativa correta:

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No estudo dos modelos atômicos, a hipótese atômica de John Dalton (1766-1844) é trazida para sala de aula dando base à discussão sobre a constituição da matéria.
Para o desenvolvimento do trabalho sobre o modelo de Dalton é importante a discussão sobre

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A constituição da matéria está presente no vocabulário

científico desde a Grécia antiga, mas sem comprovação

científica, apenas filosófica. Como conhecimento

científico os modelos atômicos foram formulados a

partir de 1808 e à medida que novos e melhores métodos

de investigação foram sendo desenvolvidos, evoluídos.

A seguir, são apresentadas as representações gráficas

de alguns modelos atômicos:

Julgue os itens a seguir:

( ) Dalton, figura I, tomou como base para o desenvolvimento

de seu modelo atômico análises de conservação e

proporcionalidade da massa em uma reação, originárias

de Lavoisier e Proust.

( ) O modelo atômico de Thomson , figura II, apresenta a

ideia de descontinuidade pela primeira vez e apresenta

a primeira subpartícula atômica encontrada: o elétron.

( ) A figura III representa o modelo atômico de Rutherford,

destacando o surgimento da ideia de núcleo positivo,

sem os nêutrons que só seriam descobertos por

Sommerfeld em 1932.

( ) A figura IV representa o átomo de Chadwick, organizando

os níveis de energia eletrônicos pela primeira vez.

Assinale a alternativa que contém a análise correta em

verdadeiro ( V) e falso (F ) para os itens apresentados.

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O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou, em 1913, o modelo atômico de Rutherford, utilizando a teoria atômica de Max Planck. Esse modelo ficou conhecido como modelo atômico de Rutherford-bohr. Com relação a esse modelo assinale a alternativa correta.

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GABARITO:

  • 1) E
  • 2) Certo
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) B
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