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Q780135

As diferentes reações químicas inorgânicas são classificadas de acordo com o reposicionamento dos átomos presentes nas substâncias envolvidas na reação. Observe a reação seguir:

O exemplo descrito é classificado como uma reação de:

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Q785912

   Estudos mostram o desenvolvimento de biochips utilizados para auxiliar o diagnóstico de diabetes melito, doença evidenciada pelo excesso de glicose no organismo.
O teste é simples e consiste em duas reações sequenciais na superfície do biochip, entre a amostra de soro sanguíneo do paciente, enzimas específicas e reagente (iodeto de potássio, KI), conforme mostrado na imagem.

  Após a adição de soro sanguíneo, o fluxo desloca-se espontaneamente da esquerda para a direita (ii) promovendo reações sequenciais, conforme as equações 1 e 2. Na primeira, há conversão de glicose do sangue em ácido glucônico, gerando peróxido de hidrogênio:

O tipo de reação que ocorre na superfície do biochip, nas duas reações do processo, é

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Q778884

As diferentes reações químicas inorgânicas são classificadas de acordo com o reposicionamento dos átomos presentes nas substâncias envolvidas na reação. Observe a reação seguir:

O exemplo descrito é classificado como uma reação de:

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Q686995

Ainda com base nos compostos orgânicos (I a V) apresentados na questão 61, com relação às diferentes reações orgânicas, assinale a alternativa correta.

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Q733896

Os exemplos de substâncias incompatíveis com a água são:

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Q717793

Analise as seguintes reações orgânicas e indique a alternativa que apresenta uma reação cujo produto apresentado é o esperado para a reação.

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Q570772

Considerando os conceitos de átomo, estados da matéria e reações químicas, julgue os itens seguintes.

As reações químicas podem ser reversíveis ou irreversíveis; como exemplo de uma transformação reversível, tem-se a solubilização de comprimidos efervescentes em água com formação de bolhas.

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Q621353

Existem vários tipos de extintores para uso em diferentes classes de incêndio. Os principais deles são: o extintor de pó químico (NaHCO3), que age por abafamento, interrompendo a combustão; o extintor de gás carbônico (CO2), que age por abafamento e resfriamento; o extintor de água (H2O), que age por resfriamento e, em parte, por abafamento; e o extintor de espuma mecânica, que age por abafamento e por resfriamento.

Com relação ao funcionamento desses tipos de extintores e aos seus componentes químicos, julgue os itens a seguir.

Quando em funcionamento, o extintor de espuma facilita o contato do comburente com o combustível.

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Q570771

Considerando os conceitos de átomo, estados da matéria e reações químicas, julgue os itens seguintes.

Uma reação química é o processo de mudança química da matéria, isto é, a conversão de uma ou mais substâncias em outras substâncias.

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Q621352

Existem vários tipos de extintores para uso em diferentes classes de incêndio. Os principais deles são: o extintor de pó químico (NaHCO 3), que age por abafamento, interrompendo a combustão; o extintor de gás carbônico (CO2), que age por abafamento e resfriamento; o extintor de água (H2O), que age por resfriamento e, em parte, por abafamento; e o extintor de espuma mecânica, que age por abafamento e por resfriamento.

Com relação ao funcionamento desses tipos de extintores e aos seus componentes químicos, julgue os itens a seguir.

A primeira substância citada no texto — NaHCO3 — pode ser formada pela adição de CO2 a uma solução de hidróxido de sódio.

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Q572341

A química ambiental trata das reações, dos destinos,

dos movimentos e das fontes das substâncias no ar, na água

e no solo. Na ausência do ser humano, a discussão seria

limitada às substâncias de ocorrência natural. Hoje, com o

borbulhar da população na Terra, junto com o contínuo

avanço da tecnologia, as atividades humanas têm uma

influência sempre crescente na química do meio ambiente.

C. Baird e M. Cann. Química ambiental.

4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2011

Julgue os itens subsecutivos com relação à química e ao meio

ambiente.

A camada de ozônio é a região da atmosfera que filtra os raios infravermelhos (IV) nocivos provenientes da luz solar. Assim, esses raios, que poderiam causar danos aos seres humanos e a outras formas de vida, são eliminados antes de atingir a superfície do planeta.

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Q623268

Uma reação de simples troca é apresentada na alternativa:

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Q611249

Reações químicas são processos importantes que podem acontecer no dia a dia, na indústria, nos organismos dos seres vivos etc., havendo vários indícios de sua ocorrência. Sobre essa temática, considere as situações apresentadas a seguir:

São exemplos de reações químicas as que estão presentes nos itens

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Q607507

Os clorofluorcarbonos são um conjunto de moléculas orgânicas muito estáveis na atmosfera, compostas por 1 ou 2 carbonos e átomos de flúor e cloro ligados a essa cadeia carbônica. Foram muito utilizados nas indústrias de refrigeração e ar condicionado, espumas, aerossóis e extintores de incêndio. Foi banido em Protocolo de Montreal, que entrou em vigor dia 01 de janeiro de 1989.

Sobre os problemas ambientais relacionados aos CFCs, analise as afirmações abaixo.

I. Por serem moléculas estáveis na atmosfera, possuem tempos de meia vida longos.

II. A radiação solar retira um átomo (radicalar) de flúor da molécula de CFC, este ao entrar em contato com o ozônio (O3), promove a quebra deste e forma o buraco na camada de ozônio.

III. Os maiores buracos na camada de ozônio estão sobre o Ártico, que está derretendo em uma taxa maior do que a esperada pelos climatologistas.

IV. O buraco na camada de O3 atinge seu maior tamanho em outubro, por uma combinação de fatores climáticos e insolação solar.

V. Os CFCs são um dos gases mais eficientes no processo de aquecimento da atmosfera e consequentemente, nas mudanças climáticas globais.

Assinale a alternativa que contém somente as afirmações verdadeiras:

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Q483677

Leia o fragmento a seguir. “A análise refere-se a um trecho da transcrição de uma aula na qual um grupo de alunos vai discutir (...) sobre o fenômeno da queima de uma fita de magnésio. A atividade proposta (...) inclui a realização de cinco testes que correspondem a transformações químicas que são acompanhadas por diferentes evidências.”
(MACHADO, A. H. Aula de Química: discurso e conhecimento. Ed. UNIJUÍ, Ijuí, 3ª ed., 2014)
Na prática citada com uma fita de magnésio, os alunos observariam as seguintes evidências de transformações químicas: I. a liberação de energia luminosa.
II. a formação de um sólido branco.
III. a necessidade de aquecimento.
Está correto o que se afirma em

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Certo
  • 11) Errado
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) E
  •  
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