Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q785890

  A utilização de corantes na indústria de alimentos é bastante difundida e a escolha por corantes naturais vem sendo mais explorada por diversas razões. A seguir são mostradas três estruturas de corantes naturais.

A propriedade comum às estruturas que confere cor a esses compostos é a presença de

Carregando...
Q768775

O álcool coniferílico tem fórmula molecular igual a C 10H12O3. O composto pode ser isolado de pinheiros, sendo um intermediário na biossíntese de eugenol e dos estilbenoides e da cumarina. Uma solução de Br2 em CCl4 é descorada quando adicionada ao álcool coniferílico que forma A (C10H12O3Br2). Após ozonólise redutiva, o álcool coniferílico produz vanilina (4-hidroxi-3-metoxibenzaldeído) e B (C2H4O2). Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a fórmula estrutural correta para o álcool coniferílico.

Carregando...
Q746025

O grafeno é uma forma alotrópica do carbono constituído por uma folha planar (arranjo bidimensional) de átomos de carbono compactados e com a espessura de apenas um átomo. Sua estrutura é hexagonal, conforme a figura.

Nesse arranjo, os átomos de carbono possuem hibridação

Carregando...
Q696080

Considere os seguintes fenóis:


A ordem crescente de acidez desses fenóis é:

Carregando...
Q675349

A ação de limpeza de um detergente ou sabão pode ser representada esquematicamente como na figura:


Em relação a ação de limpeza do detergente, é CORRETO afirmar que

Carregando...
Q745986

Pesquisas demonstram que nanodispositivos baseados em movimentos de dimensões atômicas, induzidos por luz, poderão ter aplicações em tecnologias futuras, substituindo micromotores, sem a necessidade de componentes mecânicos. Exemplo de movimento molecular induzido pela luz pode ser observado pela flexão de uma lâmina delgada de silício, ligado a um polímero de azobenzeno e a um material suporte, em dois comprimentos de onda, conforme ilustrado na figura. Com a aplicação de luz ocorrem reações reversíveis da cadeia do polímero, que promovem o movimento observado.

O fenômeno de movimento molecular, promovido pela incidência de luz, decorre do(a)

Carregando...
Q686729

A molécula de fenolftaleína, cuja estrutura é mostrada na figura precedente, apresenta dois hidrogênios ácidos que, conforme o pH, podem se ionizar de acordo com os equilíbrios a seguir. H 2Ind, HInd- e Ind2- representam as formas protonada, monoionizada e di-ionizada da molécula, respectivamente.

Uma vez que as espécies com diferentes graus de protonação apresentam cores diferentes, a coloração de uma solução de fenolftaleína depende do pH do meio.

Tendo a figura e as informações precedentes como referência, julgue o item subsequente.

A molécula de fenolftaleína protonada apresenta as funções fenol e éster.

Carregando...
Q746004

A hidroxilamina (NH 2OH) é extremamente reativa em reações de substituição nucleofílica, justificando sua utilização em diversos processos. A reação de substituição nucleofílica entre o anidrido acético e a hidroxilamina está representada.

O produto A é favorecido em relação ao B, por um fator de 105. Em um estudo de possível substituição do uso de hidroxilamina, foram testadas as móleculas numeradas de 1 a 5.

Dentre as moléculas testadas, qual delas apresentou menor reatividade?

Carregando...
Q717136

Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca das principais características das proteínas.


Carregando...
Q696079

Considere os seguintes aminoácidos:

(Números atômicos: H = 1; C = 6; N = 7; O = 8; S = 16).

No que diz respeito à estereoquímica desses aminoácidos, identifique como verdadeiras “V" ou falsas “F" as seguintes afirmativas:

( ) A glicina é aquiral.

( ) A configuração absoluta da serina é R.

( ) A configuração absoluta da cisteína é R.

( ) A isoleucina tem um estereoisômero meso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q607861

Considere as seguintes afirmativas sobre os compostos de carbono e assinale a alternativa correta:

I. Os compostos orgânicos são muito mais numerosos do que os compostos que não contêm este elemento, pois o carbono pode, dentre outros fatores, formar ligações múltiplas, formar cadeias longas, curtas, lineares, ramificadas, cíclicas, saturadas e insaturadas, ligar-se a diferentes elementos.

II. A ligação insaturada de determinado hidrocarboneto é mais curta e mais forte que qualquer ligação simples de seu determinado análogo saturado, pois a hibridização sp3 de quaisquer dos carbonos do composto saturado não os permite sobrepor seus orbitais com os dos carbonos vizinhos.

III. A hibridização do carbono, dentre outros fatores, afeta a sua estrutura e, portanto, as suas propriedades, sendo as propriedades físicas mais amplamente afetadas que as propriedades químicas.

IV. A reatividade de um carbono terciário é sempre menor que a de um carbono primário, devido ao impedimento estéreo.

V. Compostos contendo ligações triplas, em geral, são mais reativos que seus compostos isólogos.

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q572339

A respeito dos detergentes, julgue o item seguinte.

Detergentes comerciais apresentam como componente mais importante um surfactante, ou agente tensoativo, que é uma molécula orgânica com uma região hidrofóbica e outra hidrofílica. Na remoção de gordura, ela é carregada por um invólucro de moléculas de surfactante, denominado micela, no qual a parte hidrofóbica de cada molécula de surfactante penetra na gota de gordura e a parte hidrofílica aponta para fora, na direção das moléculas de água circunvizinhas.

Carregando...
Q607856

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Um dos primeiros relatos da literatura que indicava a relevância da estereoquímica, mais particularmente da configuração absoluta na atividade biológica de fármacos, deve-se a Piutti em 1886, que descreveu o isolamento e as diferentes propriedades gustativas dos enantiômeros da asparagina. Essas diferenças de propriedades organolépticas expressavam modos diferenciados de reconhecimento molecular do ligante pelo sítio receptor, neste caso, localizado nas papilas gustativas, traduzindo sensações distintas. Entretanto, a importância da configuração absoluta na atividade biológica permaneceu obscura até a década de 60, quando ocorreu a tragédia da talidomida, decorrente do uso da sua forma racêmica, indicada para a redução do desconforto matinal em gestantes, resultando no nascimento de cerca de 12.000 crianças com deformações congênitas. Posteriormente, o estudo do metabolismo da talidomida permitiu evidenciar que o enantiômero ( S ) era seletivamente oxidado, levando à formação de espécies eletrofílicas reativas do tipo areno-óxido, que reagem com nucleófilos bioorgânicos, induzindo teratogenicidade, enquanto a antípoda ( R ) era responsável pelas propriedades sedativas e analgégicas. Esse episódio foi o marco da nova era do desenvolvimento de novos fármacos. Então, a quiralidade passou a ter destaque, e a investigação cuidadosa do comportamento de fármacos quirais ou homoquirais frente a processos capazes de influenciar tanto na farmacocinética como (i.e., absorção, interação fármaco-receptor) passou a ser fundamental antes de sua liberação para uso clínico.

I. Apesar do modelo chave-fechadura ser útil na compreensão dos eventos envolvidos no reconhecimento molecular ligante-receptor, caracteriza-se como uma representação parcial da realidade, uma vez que as interações entre as biomacromoléculas e a micromolécula apresentam características tridimensionais dinâmicas.

II. Dessa forma, o volume molecular do ligante, as distâncias interatômicas e o arranjo espacial entre os grupamentos farmacofóricos* compõem aspectos fundamentais na compreensão das diferenças na interação fármaco-receptor.

III. Sendo moléculas de estruturas definidas, absolutas, fatores como pH e temperatura têm pouca influência na ação e reatividade de fármacos quirais, uma vez que tais condições não são capazes de levar a sua isomerização.

IV. A presença da talidomida ( S ) numa mistura racêmica pode ser comprovada por espectroscopia de absorção no infravermelho, desde que antes seja separada de seu isômero por cromatografia líquida de alta resolução em coluna aquiral.

*Grupo farmacofórico é o conjunto de características eletrônicas e estéricas que caracterizam um ou mais grupos funcionais ou subunidades estruturais, necessários ao melhor reconhecimento molecular pelo receptor e, portanto, para o efeito farmacológico desejado

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) Certo
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) Certo
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282