Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781274

Analise a figura a seguir e assinale a alternativa que apresenta a numeração do gráfico cuja curva de titulação poderia representar uma reação de neutralização de uma base forte com um ácido fraco.

Carregando...
Q686199

A determinação das diferentes espécies presentes na água do mar é importante para conhecer suas distribuições regionais e temporais, suas relações com o meio e suas rotas no sistema biológico. Para tanto, podem ser empregadas técnicas analíticas tradicionais e modernas. A respeito da técnica moderna de espectrometria de massas aplicada à análise de metais na água do mar, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q686966

A medida precisa de volume é tão importante para um método analítico quanto a medida precisa da massa. Entretanto, medidas confiáveis de volume exigem uma série de cuidados no uso dos aparatos volumétricos. A respeito do uso adequado das pipetas volumétricas analise as sentenças, e em seguida, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q699669

Com relação à segurança em laboratório, marque V(verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente.  ) Ao montar aparelhos de vidro ou inserir tubos em rolhas, deve-se usar os devidos equipamentos de proteção, tais como luvas, óculos, além de envolver o tubo num tecido para maior proteção.  ) É recomendável aquecer líquidos em chapas de aquecimento elétrico ou em banho-maria.  ) Para aquecer líquidos em bico de Bunsen e recipiente de vidro, sempre que possível usar placa de vitrocerâmica.  ) Para operações frequentes com frascos grandes, isto é, acima de 3 litros, usar um revestimento de borracha de neoprene sobre a bancada.

Carregando...
Q717808

Seletividade, limites de detecção e quantificação, exatidão, precisão, linearidade, especificidade, sensibilidade e robustez são parâmetros importantes considerados nos processos de validação de métodos analíticos. Sobre eles, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q702156

Uma amostra de Acetanilida (N-feniletanoamida) foi pesada em balança analítica com precisão de ±0,00001, e o valor encontrado foi 9,56243 gramas. Se for pesada em outra balança, com precisão ±0,001, a massa de Acetanilida, em gramas, deverá ser expressa como

Carregando...
Q699651

Marque a alternativa correta:

Carregando...
Q752707

A reação de epoxidação de olefinas é uma reação em que uma ligação dupla é convertida em epóxido. Um exemplo está apresentado na figura abaixo:


Qual das figuras abaixo representa a técnica mais adequada para quantificar esta reação?

Carregando...
Q702148

Após as manipulações cotidianas em um laboratório de química, o técnico lavou a vidraria utilizada e a colocou na estufa para secagem. O técnico errou se colocou na estufa

Carregando...
Q605365
Provas: UEM - 2017 - UEM - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Química Analítica

Com relação às interferências que podem ocorrer em espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ) e em espectrometria de absorção atômica em forno de grafite ( GF AAS ), qual a alternativa com as afirmações corretas?

I) As interferências químicas podem ocorrer devido à formação, durante o processo de atomização, de espécies moleculares do analito termicamente instáveis.

II) As interferências espectrais podem ser causadas devido a sinais de absorção de fundo gerados por espécies moleculares não completamente dissociadas e/ou devido à presença de material particulado sólido, suspenso no sistema de atomização.

III) Sinais de absorção de fundo podem ser corrigidos empregando-se um sistema instrumental de correção, baseado no uso de uma lâmpada de deutério, tanto para análises realizadas na região do ultravioleta, como também na região do visível do espectro eletromagnético.

IV) As determinações analíticas realizadas pela técnica de GF AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de F AAS.

V) As determinações analíticas realizadas pela técnica de F AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de GF AAS.

Carregando...
Q605364
Provas: UEM - 2017 - UEM - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Química Analítica

Com relação à espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ), considerando a aplicação do procedimento de aspiração contínua (procedimento convencional) de solução de amostras, qual a alternativa com as afirmações incorretas?

I) Pode ser aplicada para a determinação de íons metálicos.

II) É uma técnica instrumental analítica mais sensível para a realização de determinações, em comparação à espectrometria de absorção atômica em forno de grafite ( GF AAS ).

III) Não permite a atomização do analito em um ambiente mais livre da presença de componentes da matriz da amostra.

IV) É uma técnica instrumental analítica fortemente afetada pelo efeito de interferências espectrais.

V) Possibilita a correção de sinais de absorção de fundo que ocorrem em comprimentos de onda da região do visível do espectro eletromagnético, mediante a utilização do sistema instrumental de correção com lâmpada de deutério.

Carregando...
Q619769

Determine a estrutura da substância desconhecida baseando-se no seu espectro infravermelho (IV) apresen-tado.

Carregando...
Q605371
Provas: UEM - 2017 - UEM - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Química Analítica

As afirmações abaixo estão relacionadas à fonte de ionização por impacto de elétrons ( EI ) empregada na espectrometria de massas.

I) Aplicada a moléculas de média e de baixa polaridade em qualquer faixa de massa molecular.

II) Empregada na determinação da massa molecular dos compostos devido ao aparecimento do íon molecular em todos os espectros de massas.

III) Empregada na identificação de compostos devido ao grande número de fragmentos formados.

IV) Aplica-se a moléculas de média e de baixa polaridade em analitos com massa molecular inferior a 1.000 daltons.

Assinale a alternativa com as afirmações corretas.

Carregando...
Q605363
Provas: UEM - 2017 - UEM - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Química Analítica

A determinação da concentração total de Cálcio ( Ca ) por espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ) pode ser realizada empregando-se a chama ar-acetileno ou a chama óxido nitroso-acetileno. Considerando que uma amostra de interesse para a determinação do referido elemento contenha fósforo (P ) na forma de fosfato ( PO 43- ), em concentração relativamente elevada em relação à concentração do analito, qual a alternativa com as afirmações corretas?

I) Recomenda-se a adição de concentração elevada de La3+ na forma de cloreto a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama aracetileno como sistema de atomização.

II) Recomenda-se a adição de K+ ou Cs+ na forma de cloretos, a todas as soluções envolvidas na análise, considerando-se a utilização da chama óxido nitroso-acetileno como sistema de atomização.

III) A interferência de ionização pode ser eliminada utilizando-se a chama óxido nitrosoacetileno como sistema de atomização, ou adicionando-se um supressor (tampão) de ionização a todas as soluções envolvidas na análise.

IV) A interferência de ionização pode ser evitada empregando-se a chama ar-acetileno como sistema de atomização.

V) A determinação de Ca mediante o uso da chama ar-acetileno, independentemente de sua concentração em uma amostra, não exige a utilização de agente de liberação, até mesmo quando presente em uma matriz que contém uma concentração relativa muito elevada de P.

Carregando...
Q640662

Atualmente existe uma diversidade de técnicas analíticas para a se determinar a composição química, mineralógica e microestrutural de compostos orgânicos e inorgânicos. Com relação aos métodos instrumentais de análise marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.

( ) Os espectros de absorção de radiação no ultravioleta e no visível são um instrumento que pode ser usado para a identificação de compostos orgânicos insaturados e também na elucidação de suas estruturas.

( ) A difração de Raio-X usa a lei de Bragg para calcular a distância entre camadas atômicas em um cristal. Esta técnica é de grande interesse para identificação dos elementos químicos presentes em uma amostra e para obtenção de estruturas moleculares e cristalinas.

( ) A espectroscopia de energia dispersiva pode ser utilizada para a determinação qualitativa e quantitativa da composição de amostras sólidas e líquidas, esta usa o princípio de identificação pelo raio-X emitido através da interação inelástica do feixe eletrônico com a amostra.

( ) A fluorescência de Raio-X é uma técnica não destrutiva que envolve o uso da emissão de RaioX para se obter uma análise elementar quantitativa de materiais no estado sólido e Hquido.

( ) A cromatografia gasosa pode ser usada para análises qualitativas e quantitativas. Na cromatografia gás-líquido a fase móvel é um gás, enquanto a fase estacionária é um líquido retido na superfície de um sólido inerte por adsorção ou ligação química.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282