Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 39 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Assinale qual das alternativas apresenta um elemento da família dos não-metais que pode realizar quadro ligações covalentes para se estabilizar.

Carregando...

Um ânion cloreto (Cl) tem 17 prótons e 18 nêutrons e um cátion sódio (Na+) tem 11 prótons e 12 nêutrons. Quantos elétrons terão o Cl e o Na+, respectivamente?

Carregando...

Sobre as ligações químicas, avalie as afirmativas a seguir.

  1. Ligação Iônica dativa e coordenada um átomo que já atingiu a estabilidade eletrônica se une a outro que necessita de elétrons para completar a camada de valência.
  2. Ligação metálica geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons. Os átomos que apresentam facilidade em perder elétrons, são em geral os metais das famílias IA, IIA e
    IIIA.
  3. Na composição atômica existe a camada de valência, e os elétrons se movimentam livremente por essa camada mantendo a atração eletromagnética pelos cátions. Essa propriedade permite a formação das moléculas de metais e, consequentemente, dos próprios metais.
  4. Na ligação covalente molecular cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras porque não ocorre nem ganho nem perda de elétrons, apenas o compartilhamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

A platina (78Pt) é um elemento extensivamente utilizado na Química Medicinal na forma de complexos metálicos com ácidos carboxílicos e compostos nitrogenados derivados da amônia. O fármaco cisplatina, por exemplo, é utilizado como um potente agente antitumoral. Trata-se de um complexo formado por íons Pt2+ coordenados com dois íons cloretos e duas moléculas de amônia, em uma geometria quadrado planar. Sendo assim, escolha alternativa que representa a hibridização do íon Pt2+ nesse complexo.

Carregando...

O elemento A apresenta configuração eletrônica igual a [Xe]6s2 e o elemento B apresenta configuração eletrônica igual a [Kr]4d105s25p5. A ligação iônica entre A e B resulta em qual composto de fórmula molecular?

Carregando...

Os átomos interagem entre si através de ligações químicas. Essas incluem as ligações covalentes que definem a estrutura das moléculas e as ligações não covalentes que são de grande importância para a bioquímica como, por exemplo, na replicação do filamento do DNA e no enovelamento de proteínas para formas tridimensionais.

São ligações não covalentes, EXCETO:

Carregando...

Considerando os dados da tabela precedente, assim como as características e as propriedades das substâncias nela apresentadas, julgue o item a seguir.

As ligações intermoleculares predominantes na sacarose a 25 °C são as ligações covalentes.

Carregando...

Sobre as ligações iônicas, assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto.

Os compostos iônicos são resultados da reação entre um metal e um ametal. Os elétrons são transferidos do ______________ para o _______________ formando os______________e os________________ respectivamente. Um exemplo de reação desse tipo ocorre quando colocamos gás cloro em contato com sódio metálico, formando assim o cloreto de sódio.

Carregando...


Na hemoglobina, um íon Fe 2+ se encontra coordenado a quatro átomos de nitrogênio de um anel porfirínico e a mais um nitrogênio de um grupo histidina que faz parte da proteína. A sexta posição na geometria octaédrica pode ser preenchida por uma molécula de O2 para formar a oxiemoglobina, responsável pelo transporte do O2 pela corrente sanguínea. De acordo com a teoria do campo cristalino, a oxiemoglobina consiste em um complexo de spin baixo. Por outro lado, se a molécula de O2 é substituída por uma molécula de H2O, tem-se então um complexo de spin alto.

A figura precedente mostra os níveis de energia para os orbitais d antes e após o desdobramento pelo campo cristalino em um complexo octaédrico.

Com base nas informações e na figura apresentadas e considerando que a configuração eletrônica do íon Fe 2+ é d6, julgue o próximo item, de acordo com a teoria do campo cristalino.

A partir das informações fornecidas, conclui-se que a molécula de H2O é um ligante de campo mais fraco do que a molécula de O2.

Carregando...

Estanho e chumbo usados no revestimento e na solda de embalagens podem contaminar os alimentos quando existirem amassaduras ocasionando esgotamento físico e mental, alteração no ciclo menstrual da mulher, anemia, vertigem e convulsões, dentre outros. No que diz respeito aos metais estanho e chumbo, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...

O composto conhecido como luminol é empregado para a detecção de sangue em perícias criminais. Em meio básico, em presença de peróxido de hidrogênio (H 2O2) e de um catalisador adequado, o luminol é oxidado ao ânion 3-aminoftalato, o qual é obtido inicialmente em um estado excitado, mas que rapidamente libera o excesso de energia emitindo radiação na faixa do azul.



A oxidação do luminol é realizada pelo O 2 (g) formado a partir da decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2), de acordo com a equação:


Sem a presença de um catalisador, a decomposição em questão é bastante lenta. Entretanto, o ferro presente na hemoglobina do sangue catalisa a decomposição e o O 2 (g) formado rapidamente oxida o luminol, ocasionando a característica luminescência azul.

Com relação à reação apresentada e às espécies nela envolvidas, e considerando a primeira constante de ionização ácida do H 2O2 igual a 2,4 × 10-12, julgue o item a seguir.

No ânion 3-aminoftalato, todos os átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio se encontram em um mesmo plano.

Carregando...

Os átomos, muitas vezes não são quimicamente estáveis, necessitando combinar-se com outros átomos para fazer ligações. Essas ligações modificam suas configurações eletrônicas. Analise as alternativas e marque a que contenha respectivamente somente ligação iônica e somente ligação covalente:

Carregando...

Considerando as espécies químicas H +, Cu+, Mg2+, BF3, Au+, NH4+, BH3, F-, NH3, I- e C6H6, responda às questão.

Sobre as espécies apresentadas não se pode afirmar que

Carregando...

As interações intramoleculares e intermoleculares são as responsáveis pelas várias fases (estados) da matéria e pelas propriedades físico-químicas dos materiais, além de necessárias para a determinação de estruturas de moléculas biologicamente importantes. Acerca das ligações químicas nos materiais, julgue o próximo item.

A energia de ligação entre os átomos de flúor em uma molécula de F2 é maior que a energia de ligação entre os átomos de nitrogênio em uma molécula de N2.

Carregando...

Considere os seguintes compostos:

I. Na2S2O3 − utilizado na remoção de cloro de águas de abastecimento.

II. MgSO4 − um dos compostos responsáveis pela dureza das águas.

III. HCO − formado pela dissociação do cloro em águas de abastecimento.

No que diz respeito ao tipo de ligação química que estas substâncias apresentam é correto afirmar que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) Errado
  • 8) D
  • 9) Certo
  • 10) C
  • 11) Errado
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) Errado
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282