Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q717136

Tendo o texto como referência inicial, assinale a alternativa correta acerca das principais características das proteínas.


Carregando...
Q572336

com referência às estruturas e principais propriedades das

biomoléculas, julgue os itens que se seguem.

Lipídio é um tipo de composto orgânico natural que se dissolve em hidrocarbonetos polares e em água. Os principais exemplos desses compostos são as gorduras e as moléculas que formam as membranas celulares.

Carregando...
Q640649

As bactérias são microrganismos que apresentam efeitos maléficos ou benéficos para o ser humano. Enquanto algumas são patogênicas, outras são utilizadas na indústria de alimentos e na indústria farmacêutica. Conhecer a estrutura morfológica das bactérias é importante para a sua caracterização, indispensável no diagnóstico de infecções e também para a aplicação industrial. Sobre as características gerais das bactérias, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q640648

O estudo da Bioquímica tem por objetivo possibilitar a compreensão dos princípios básicos das biomoléculas, bem como suas interações intermoleculares responsáveis por manter o estado vital.Com relação à química das biomoléculas, leia as afirmativas a seguir:

I. Os aminoácidos apresentam em sua estrutura um grupo amino, um grupo carboxila, uma cadeia lateral (grupo R) e um hidrogênio ligados a um carbono. O que difere um aminoácido do outro é a cadeia lateral R.

II. As proteínas são biomoléculas resultantes da ligação de centenas de aminoácidos. A ligação entre dois aminoácidos é denominada de ligação glicosídica, onde o grupo carboxila de um aminoácido se liga ao grupo amino de outro.

III. Os carboidratos, de acordo com o tamanho e a organização molecular, são classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. Os oligossacarrdeos mais comuns são os dissacarídeos, como a maltose, que possui em sua estrutura uma molécula de glicose ligada a outra de fruto se.

IV. Os ácidos graxos são ácidos carboxnicos com cadeias hidrocarbonadas, classificados em saturados ou insaturados. Para a formação de um triglicerídeo, três ácidos graxos ligam-se a uma molécula de glicerol.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Carregando...
Q640650

As enzimas são catalisadores biológicos que aumentam a velocidade das reações necessárias para a manutenção da vida. Os processos de digestão dos alimentos, envio de sinais nervosos e contração muscular, por exemplo, ocorreriam lentamente na ausência de catálise. As enzimas atuam proporcionando um ambiente específico adequado para que uma dada reação possa ocorrer mais rapidamente. Com relação ao estudo das enzimas, avalie as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

( ) Durante a reação o substrato liga-se em um fenda na estrutura da enzima, denominada sítio ativo.

( ) Para catalisar a reação, algumas enzimas necessitam de um componente adicional em sua estrutura, denominado de cofator se for uma molécula orgânica, ou de coenzima se for um íon inorgânico.

( ) As enzimas são classificadas de acordo com o tipo de reação que catalisam. As "transferases" participam de reações onde ocorre a transferência de elétrons.

( ) A velocidade de uma reação catalisada por enzimas aumenta com o aumento da concentração do substrato até que ocorra a saturação da enzima. Após a saturação, a velocidade da reação permanece constante.

( ) As enzimas possuem uma temperatura ótima de funcionamento, onde a velocidade da reação é máxima. Acima desta temperatura ocorre a desnaturação da enzima e, portanto, a diminuição da velocidade da reação.

Marque a opção que contenha a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Carregando...
Q572338

com referência às estruturas e principais propriedades das

biomoléculas, julgue os itens que se seguem.

Proteínas são polímeros feitos de unidades de carboidratos. Sua estrutura primária é o empacotamento de unidades individuais de proteína juntas; a estrutura secundária, o dobramento em uma unidade compacta; a estrutura terciária é a formação de hélices e folhas; e a estrutura quaternária é a sequência de resíduos de aminoácidos.

Carregando...
Q572337

com referência às estruturas e principais propriedades das

biomoléculas, julgue os itens que se seguem.

Aminoácido é um ácido carboxílico que também contém um grupo amina. Os aminoácidos essenciais devem ser ingeridos como parte de uma dieta porque não são sintetizados pelo corpo.

Carregando...
Q623279

Proteínas são biopolímeros de a-aminoácidos. Os a-aminoácidos são unidos para formar proteínas por meio de ligações peptídicas as quais correspondem o grupo funcional representativo da função:

Carregando...
Q279769

O método de Kjeldahl é muito utilizado na análise da composição centesimal de alimentos, visto ser responsável por quantificar, indiretamente,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) Errado
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) E
  • 9) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282