Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 45 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q785883

   Para realizar o desentupimento de tubulações de esgotos residenciais, é utilizada uma mistura sólida comercial que contém hidróxido de sódio (NaOH) e outra espécie química pulverizada. Quando é adicionada água a essa mistura, ocorre uma reação que libera gás hidrogênio e energia na forma de calor, aumentando a eficiência do processo de desentupimento. Considere os potenciais padrão de redução (E0) da água e de outras espécies em meio básico, expressos no quadro.

Qual é a outra espécie que está presente na composição da mistura sólida comercial para aumentar sua eficiência?

Carregando...
Q785903

   Grupos de pesquisa em todo o mundo vêm buscando soluções inovadoras, visando a produção de dispositivos para a geração de energia elétrica. Dentre eles, pode-se destacar as baterias de zinco-ar, que combinam o oxigênio atmosférico e o metal zinco em um eletrólito aquoso de caráter alcalino. O esquema de funcionamento da bateria zinco-ar está apresentado na figura.

No funcionamento da bateria, a espécie química formada no ânodo é

Carregando...
Q768780

Um estudante do IFMS montou uma cela galvânica (pilha) conforme esquema a seguir:


Legenda da figura: (A) placa de estanho, (B) solução aquosa contendo íons Sn2+, (C) placa de alumínio, (D) solução aquosa contendo íons Aℓ3+, (E) fio metálico, (F) resistência elétrica e (G) ponte salina. Considerando os seguintes dados:

E°(Sn2+ +/Sn) = -0,14 V

E°(Aℓ3++/Aℓ) = -1,68 V

Durante o funcionamento da pilha, o estudante fez algumas afirmações:

I. A concentração de íons alumínio aumenta na solução da direita (D).

II. Na placa de alumínio ocorre a corrosão.

III. O fluxo de elétrons ocorre pelo fio metálico a partir da placa de estanho em direção à placa de alumínio. IV. Na placa de estanho ocorre a redução. V. A placa de estanho é o polo negativo da cela galvânica.

Carregando...
Q782759

Em eletroquímica, definimos potencial de junção como a

Carregando...
Q756308

Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue o item a seguir.

Célula eletroquímica é um dispositivo ou sistema que converte energia elétrica em química ou vice‐versa, formado por dois eletrodos em contato com um eletrólito. Em uma pilha galvânica, um conjunto de células eletroquímicas é usado para a produção de eletricidade como resultado de uma reação química espontânea. Em uma célula eletrolítica, a corrente elétrica é usada para produzir uma transformação química.

Carregando...
Q746772

O processo principal de obtenção do sódio metálico puro e do gás cloro é através da eletrólise de

Carregando...
Q744423


Um dispositivo analítico, conforme ilustrado na figura precedente, baseado em papel microfluídico (μPAD), foi desenvolvido para a determinação in loco da presença de chumbo, bário, antimônio, ferro, alumínio, zinco e magnésio, em resíduos de explosivos pirotécnicos. Cada canal contém um conjunto específico de reagentes que produz uma mudança de cor após a interação com um sal de metal específico, conforme esquematizado na tabela anterior. Esse novo dispositivo deve ser útil na detecção in loco de resíduos pós-explosão de pirotecnia no campo, devido à sua portabilidade e facilidade de uso.

Tendo como referência a figura e os dados da tabela precedentes, julgue o item a seguir

Na queima do magnésio metálico em presença de oxigênio, ocorre a redução do magnésio com o consequente consumo de 1 mol de elétrons por mol de átomos de magnésio.

Carregando...
Q778213

É INCORRETO afirmar que

Carregando...
Q778218

Em uma pilha combustível ocorre as seguintes semi - reações representadas abaixo, responda à questão

Sobre esta pilha, é correto afirmar que

Carregando...
Q745988

Em 1938 o arqueólogo alemão Wilhelm Konig, diretor do Museu Nacional do Iraque, encontrou um objeto estranho na coleção da instituição, que poderia ter sido usado como uma pilha, similar às utilizadas em nossos dias. A suposta pilha, datada de cerca de 200 a.C., é constituída de um pequeno vaso de barro (argila) no qual foram instalados um tubo de cobre, uma barra de ferro (aparentemente corroída por ácido) e uma tampa de betume (asfalto), conforme ilustrado. Considere os potenciais-padrão de redução: ; ; e .

Nessa suposta pilha, qual dos componentes atuaria como cátodo?

Carregando...
Q778217

Em uma pilha combustível ocorre as seguintes semi - reações representadas abaixo, responda à questão

A ordem de grandeza da constante de equilíbrio K da pilha é

Carregando...
Q746011

Células solares à base de TiO2 sensibilizadas por corantes (S) são promissoras e poderão vir a substituir as células de silício. Nessas células, o corante adsorvido sobre o TiO2 é responsável por absorver a energia luminosa (hv), e o corante excitado (S*) é capaz de transferir elétrons para o TiO2. Um esquema dessa célula e os processos envolvidos estão ilustrados na figura. A conversão de energia solar em elétrica ocorre por meio da sequência de reações apresentadas.

A reação 3 é fundamental para o contínuo funcionamento da célula solar, pois

Carregando...
Q749003

Na figura a seguir, quatro cubas eletrolíticas (I, II, III e IV) contendo soluções aquosas de mesma concentração foram ligadas em série, funcionando sob mesmas condições e durante igual período de tempo.


Sabendo-se que os eletrodos são inertes em todas as cubas, é correto afirmar que em

Carregando...
Q756306

Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue o item a seguir.

As reações de oxidação e redução envolvem a transferência de elétrons de uma espécie molecular ou iônica para outra. A redução é a perda de elétrons por uma dada espécie e a oxidação é a fixação desses elétrons por uma determinada espécie.

Carregando...
Q733905

A massa de cobre metálico, em gramas, que será depositada no cátodo de uma célula eletrolítica contendo solução de CuSO 4, submetida a uma corrente de 2,0 Amperes, durante 10 minutos, considerando rendimento eletrolítico de 100%, é igual a

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) Certo
  • 6) A
  • 7) Errado
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) Errado
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282