Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 2390 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q797167

Idealizado por Galileu em 1592, o termoscópio é um tubo de vidro com uma das extremidades aberta e a outra com um bulbo. Em um recipiente de vidro com água, Galileu mergulhou o seu termoscópio. Antes, porém, para que o ar se expandisse (e parte dele saísse), ele aqueceu o bulbo nas mãos. Após o bulbo esfriar, observa-se que a água sobe pelo tubo formando uma coluna d'água, conforme demostra a figura abaixo.

A partir da análise do contexto, infere-se que:

  1. a água funciona como substância termométrica.
  2. por meio do deslocamento da água no interior do tubo é possível mensurar precisamente a temperatura.
  3. o termoscópio permite a comparação entre temperaturas.
  4. o termoscópio baseia-se nos efeitos da temperatura sobre os corpos.
  5. o termoscópio desconsidera o efeito da pressão atmosférica sobre o líquido.

É CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
Q797857

O gás liquefeito de petróleo (GLP) é uma mistura de moléculas de hidrocarbonetos gasosos como propano, propeno, isobutano, n-butano e buteno. Dentre as condições favoráveis à liquefação de gases, estão: 

Carregando...
Q796613

Um ânion cloreto (Cl) tem 17 prótons e 18 nêutrons e um cátion sódio (Na+) tem 11 prótons e 12 nêutrons. Quantos elétrons terão o Cl e o Na+, respectivamente?

Carregando...
Q797642

Assinale qual das alternativas apresenta um elemento da família dos não-metais que pode realizar quadro ligações covalentes para se estabilizar.

Carregando...
Q797856

"Os pressupostos do movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) têm se ampliado em toda a sociedade e, principalmente, vêm recebendo cada vez mais adeptos na área educacional. Esse movimento tem se manifestado desde 1970, tendo sido base para construir currículos em vários países, em especial os de ciências (...)".

(http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a0.5.pdf)

É uma característica do ensino de ciências sob uma abordagem CTS:

Carregando...
Q797165

Recentemente, apareceu um tipo de petróleo no litoral do Nordeste brasileiro que contaminou praias e animais marinhos. A pesquisadora Zenis Novais da Rocha, da Universidade Federal da Bahia, juntamente com sua equipe de pesquisa, realizou um processo de compostagem acelerada com bioativadores (que aceleram a degradação da matéria orgânica), não inflamável, com aditivos que não agridem o meio ambiente e não liberam os gases que seriam produzidos em caso de queima do óleo. O primeiro passo é facilitar a manipulação do petróleo com o uso de álcool etanol, acetona e serragem. Em seguida, em uma betoneira, são adicionados os bioaceleradores e biofinalizadores. O produto final é um carvão granulado. Considerando este contexto, analise as asserções a seguir.

I- O carvão granulado é um produto do processo de transformação química do petróleo.

Porque

II- Ao final do processo de junção de substâncias não houve mudança da composição do petróleo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

Carregando...
Q797633

Sobre as ligações químicas, avalie as afirmativas a seguir.

  1. Ligação Iônica dativa e coordenada um átomo que já atingiu a estabilidade eletrônica se une a outro que necessita de elétrons para completar a camada de valência.
  2. Ligação metálica geralmente ocorre entre um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a ceder elétrons e um átomo ou agrupamento de átomos que tem tendência a receber elétrons. Os átomos que apresentam facilidade em perder elétrons, são em geral os metais das famílias IA, IIA e
    IIIA.
  3. Na composição atômica existe a camada de valência, e os elétrons se movimentam livremente por essa camada mantendo a atração eletromagnética pelos cátions. Essa propriedade permite a formação das moléculas de metais e, consequentemente, dos próprios metais.
  4. Na ligação covalente molecular cada par eletrônico formado pertence simultaneamente aos dois átomos. As moléculas são estruturas eletricamente neutras porque não ocorre nem ganho nem perda de elétrons, apenas o compartilhamento.

Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q797626

As órbitas dos elétrons são representadas, de dentro para fora, pelas letras K, L, M, N, O, P, Q. A órbita K é a mais interna, Q é a mais externa. Assinale a alternativa que corresponde de forma CORRETA o número máximo de elétrons de cada órbita.

Carregando...
Q797854

O óleo diesel e o carvão são combustíveis fósseis que contêm grandes quantidades de enxofre em sua composição, sendo responsáveis por uma grande parcela da emissão de SO2 para a atmosfera. No Brasil, tem-se investido muito na purificação do diesel, a fim de diminuir drasticamente as impurezas que contêm enxofre. A preocupação com a redução de emissões de SO2 justifica-se, já que esse gás está relacionado, indiretamente: 

Carregando...
Q797163

Em 1909, na Universidade de Manchester, no Reino Unido, sob a supervisão de Ernest Rutherford, Hans Geiger e Ernest Marsden executaram o experimento de Geiger–Marsden, também chamado de experimento da folha de ouro ou experimento de Rutherford. O experimento consistiu no bombardeamento de uma folha de ouro com 10-5 cm de espessura, envolvida por uma tela de sulfeto de zinco, com partículas alfa provenientes do elemento polônio, e a mensuração do espalhamento dessas partículas. Como resultado eles observaram que a maioria das partículas alfa atravessava a matéria (lâmina de ouro) sem desvios ou com desvios ínfimos; porém, uma em cada dez mil partículas alfa não atravessava a matéria, sendo defletida em um ângulo maior do que noventa graus.

A partir da análise do contexto acima, deduz-se que:

  1. Os resultados do experimento Geiger–Marsden inferem que a massa da matéria está localizada em pequenos pontos.
  2. Se o modelo Thomson estivesse correto as partículas teriam atravessado a folha de ouro sem qualquer deflexão das partículas.
  3. O experimento repetido com o uso de folhas de outros materiais com maior massa atômica que o ouro resulta em mais partículas defletidas.

É CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
Q797853

Carregando...
Q768783

Sobre titulação, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q781273

A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo. A hemoglobina é uma proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos que é responsável pela coloração vermelha do sangue. Apesar dessa característica marcante, essa não é a única função da hemoglobina, que está relacionada também com o transporte de gases e o equilíbrio ácido-base.

Sendo que K d é a constante de dissociação, [Hb] a concentração de hemoglobina livre e [Hb] t , a concentração total de hemoglobina, podese afirmar corretamente que a relação entre a concentração de hemoglobina oxigenada e a hemoglobina total pode ser dada por


Carregando...
Q782769

O ponto final de uma titulação de 5mL de uma solução de NaOH com HCl (0,2 mol.L-1 ) foi observado quando foram adicionados 20mL de HCl. Assinale a alternativa que indica corretamente a concentração obtida durante a titulação da solução de NaOH.

Carregando...
Q782757

O efeito Joule-Thompson é definido como a variação

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282