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Nas famosas conferências proferidas por Michel Foucault no Brasil, A Verdade e as Formas Jurídicas, ele descreve o surgimento de instituições de “sequestro” (fábrica, escola, hospital, prisão) com finalidade de inclusão e normalização dos indivíduos.

Segundo Foucault, tais instituições possuem as seguintes características, EXCETO:

Segundo Michel Foucault, a prisão não objetiva apenas corrigir indivíduos, mas, principalmente, fabricar a delinquência, ou seja, forjar o “sujeito delinquente”.

Para Foucault, a prisão como aparato punitivo é um dos símbolos do poder:

Segundo Foucault, no final do século XVIII, a biopolítica surge como forma de racionalização dos problemas colocados para a prática governamental, pelos fenômenos próprios da população, como saúde, higiene, natalidade, longevidade e raça.

No contexto de exercício biopolítico, um importante instrumento de produção do “sujeito-criminoso” é:

Não existe ação moral particular que não se refira à unidade de uma conduta moral; nem conduta moral que não implique a constituição de si mesmo como sujeito moral; nem tampouco constituição do sujeito moral sem "modos de subjetivação", sem uma "ascética" ou sem "práticas de si" que as apoiem. A ação moral é indissociável dessas formas de atividades sobre si, formas essas que não são menos diferentes de uma moral a outra do que os sistemas de valores, de regras e de interdições.

I. Na contemporaneidade pode-se considerar a clínica psicologia como um dispositivo de subjetivação, portanto, uma dimensão ética.

II. Para Foucault todo sistema moral possui um conjunto de "práticas de si" a ele associado, e por via destas o indivíduo se constitui enquanto sujeito ético.

III. Os limites éticos da análise determinam a práxis do psicólogo social.

Na perspectiva do texto é correto o que se afirma em:

Michel Foucault, psicólogo e filósofo francês, influenciou as reflexões contemporâneas sobre o sistema prisional. Para Foucault (2003): “Se o crime é um dano social, se o criminoso é o inimigo da sociedade, como a lei penal deve tratar esse criminoso ou deve reagir a esse crime? (...) A lei penal deve apenas permitir a reparação da perturbação causada à sociedade. A lei penal deve ser feita de tal maneira que o dano causado pelo indivíduo à sociedade seja apagado; se isso não for possível, é preciso que o dano não possa mais ser recomeçado pelo indivíduo em questão ou por outro." (p.81-82).

Levando-se em consideração Foucault, assinale a alternativa INCORRETA:

Michel Foucault (2008) em seus estudos sobre a loucura fez várias considerações importantes sobre como ela e o doente mental era vistos em períodos históricos passados. Por exemplo, a justificativa institucional para a "grande internação" ocorrida na Europa do século XVII foi a necessária proteção e preservação do doente mental. Porém, pensando nos argumentos do autor citado para esta internação, analise as assertivas abaixo:

I- Segundo o autor a internação foi necessária pela incapacidade do doente mental em tomar parte na produção, circulação e acúmulo de riquezas.

II- Segundo o autor a internação foi necessária pela incapacidade do doente mental em se comunicar com as outras pessoas da sociedade.

III- Segundo o autor a internação foi necessária em função da capacidade do doente mental em mobilizar outras pessoas contra a organização social vigente.

Está(ão) CORRETA(s) apenas

Foucault se debruçou longamente na análise do saber-poder presente na prisão.

De acordo com as reflexões de Foucault, é correto afirmar que a prisão:

Laudos e pareceres psicol gicos são frequentemente demandados por operadores de direito na medida em que supostamente colocam em evidência o indivíduo sobre o qual incidirá a medida judicial. Nesse aspecto, a genealogia dos poderes de Foucault é esclarecedora por demonstrar que a justiça se aparelhou de peritos desde o advento da sociedade disciplinar e, com efeito, de uma l gica punitiva que é calculada de acordo com o infrator em sua virtualidade.

Para gerar a individualidade disciplinada, segundo o autor em Vigiar e Punir, a disciplina se serve dos seguintes instrumentos:

A abordagem do conhecimento-poder, baseada na obra de Michel Foucault,

Provas: FUNCAB - 2013 - PC-ES - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Foucault

O Panóptico de Bentham, descrito minuciosamente por Foucault no livro “Vigiar e Punir”, é a figura arquitetural de princípio conhecido: na periferia uma construção em anel; no centro, uma torre; esta é vazada de largas janelas que se abrem sobre a face interna do anel; a construção periférica é dividida em celas, cada uma atravessando toda a espessura da construção e duas janelas, uma para o interior e outra para o exterior. Basta então colocar um vigia na torre central e em cada cela trancar um louco, um doente ou um condenado. Assim, a permanente visibilidade assegura o funcionamento automático do poder.Qual grupo de características melhor descreve os efeitos desse sistema?

Provas: CEPERJ - 2012 - DEGASE - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Foucault

A arte de punir, segundo Foucault, põe em funcionamento cinco operações bem distintas. No regime do poder disciplinar, a punição visa ao seguinte fator:

Em nossa sociedade ocidental, o discurso que rege o que se tem por verdadeiro, que define a rede de conhecimentos válidos (ou não válidos), é o científico. Nossa
“verdade” está centrada nele e nas instituições que o produzem. Instituições essas igualmente não isentas de interesses. São conhecimentos e verdades guiados em seu processo de produção por crenças, costumes e interesses. Usados permanentemente pela produção econômica e pelo poder político e difundidos pelas instâncias educativas e informativas da sociedade, de forma, até certa instância, controlada por grandes aparelhos políticos e econômicos, tais como: universidades, mídia, escrita, exército.

Para explicar o acima descrito, Foucault menciona, em sua obra, a existência de

Provas: CEPERJ - 2012 - DEGASE - Psicólogo
Disciplina:

Psicologia

- Assuntos: Foucault

Foucault, em “Vigiar e Punir”, faz uma reflexão importante sobre os mecanismos de disciplina. Considere os itens abaixo.

I- Foucault notou que o controle disciplinar não era exclusivo das prisões e, sim, permeava várias instituições, como as fábricas, exércitos, hospitais e escolas.

II- A disciplina não pode se identificar com uma instituição nem com um aparelho, mas com uma sociedade disciplinar.

III- É pela disciplina que as relações de poder se tornam mais facilmente observáveis, pois é por meio da disciplina que se estabelecem as relações.

IV- A prisão é o final previsível da passagem por instituições pela qual a sociedade acredita impedir a delinquência, como os abrigos e medidas socioeducativas.

A alternativa com a indicação correta dos itens que melhor representam o pensamento de Foucault é:

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