Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11425 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Na reestruturação curricular proposta pela secretaria de educação, devem-se considerar os PCNs, que apresentam um conjunto de referências que norteiam a elaboração dos currículos nos sistemas de ensino com vistas a garantir conhecimentos mínimos considerados necessários para assegurar a formação básica comum do educando.

Acerca da avalição na perspectiva da construção do conhecimento, julgue os itens a seguir.

A avaliação da aprendizagem será mais eficaz se for integrada aos objetivos de ensino, formando um par dialético, observada a função social da instituição delineada em seu projeto político-pedagógico.

Acerca do que o autor defende, é CORRETO afirmar que:

A partir da análise, assinale a alternativa que apresenta as assertivas CORRETAS.

São características da abordagem sociocultural segundo Mizukami (1986), EXCETO:

Caracterizam corretamente essas funções, EXCETO:

Para Claudio Salm (1980) o sistema educacional retêm um maior número de pessoas por um maior número de anos, mas esvazia o conteúdo e o sentido do trabalho para maioria. Sobre a desvinculação entre educação e trabalho teorizada por Salm, é correto afirmar, exceto:

A Educação é um processo de mediação de saberes e sentires produzidos em espaços tempos históricos específicos, os quais são sedimentados, transmitidos, interpretados, resignificados e criados. A educação não é apenas transmissora, mas mediadora de uma aprendizagem que acontece em todos espaços físicos e sociais. Neste sentido, sobre a diversidade cultural presente na sociedade e o processo de educação é CORRETO afirmar que:

Considerando as modalidades de ensino – Concomitante, Integrada e Subsequente, temos a seguinte correlação:

I – Modalidade Integrada é oferecida de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matricula única para cada aluno.

II – Modalidade Concomitante é oferecida a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, o que pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.

III – Modalidade Subsequente é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.

Na tendência tradicional, a Pedagogia Liberal se caracteriza por:

De acordo com a Resolução CNE/CEB nº 4/2010, art. 45, o regimento escolar:

Provas: FUNCAB - 2013 - PC-ES - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

Vygotsky elabora a seguinte definição para um de seus concei tos acerca do processo de desenvolvimento da criança: “a distância entre o nível de desenvolvimento atual, determinado pela resolução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial determinado pela resolução de problemas sob orientação ou em colaboração com parceiros mais capazes”. A que conceito essa definição se refere?

Observe o gráfico, a seguir, referente à pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio da rede pública de Minas Gerais.


Com base no gráfico, considere as afirmativas a seguir.

I.A maior parte do problema está no desinteresse de professores e alunos.

II.A família é responsável direta pelo o sucesso do processo educativo.

III.O emprego é um obstáculo para obtenção de melhores resultados no ciclo escolar.

IV.A iniciação sexual e seus possíveis efeitos pouco impactam a trajetória escolar.

Assinale a alternativa correta.

Considerando a compreensão do termo saber escolar, assinale a

afirmativa incorreta.

A relação professor-aluno deve ser compreendida, no contexto

escolar, a partir da opção teórico-metodológica adotada pela

instituição.

A respeito do papel do aluno na Teoria Construtivista assinale a

afirmativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282