Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11425 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A Lei nº 14.191/2021, alterou a LDB incluindo o capítulo V-A, enfatizando 

Para atender aos normativos educacionais vigentes, o Saeb instituiu um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cujo marco para 2023 visa aplicar testes de

Dadas as afirmativas sobre a Meta 6 do Plano Nacional de Educação no Brasil, 

I. Visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 70% (setenta por cento) das escolas públicas.


II. Busca atender, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos/as alunos/as da educação básica.

III. Na educação integral, estipula que o primeiro princípio é a centralidade do aluno.

verifica-se que está/ão correta/s

Os conteúdos a serem abordados na escola destacam, expressivamente, a importância de elaborar projetos, que são definidos como projeto de ensino, logo, eles também podem ser chamados de: 

I. projeto de aula; 
II. projeto de curso; 
III. projeto didático; 
IV. projeto de trabalho. 

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s

O sistema de ensino tem como principal ideia apresentar soluções para a rede escolar, atendendo demandas e necessidades dos estudantes e da sociedade. Segundo a LDB, Lei n° 9.394/1996, o sistema federal de ensino compreende:

I. as instituições de ensino mantidas pela União;
II. as instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada; 
III. os órgãos federais de educação;
IV. as instituições de ensino mantidas pelo Fundeb.

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s

Segundo entendimento de Moreira e Candau (2007), o currículo não está limitado ao conjunto de disciplinas desenvolvidas pela instituição escolar. Nesse contexto, dadas as respeito do currículo escolar, 

I. O currículo deve ser entendido como a síntese do programa de formação estudantil, concebido e projetado pelas secretarias e colegiados municipais, a fim de construir padrões de qualidade em torno de comportamentos e desenvolvimento intelectual desejados para cada nível de formação. 

II. O currículo representa um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidade sociais e culturais. 

III. O currículo pode indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. 

verifica-se que está/ão correta/s

Vivemos em uma sociedade diversificada, a escola, por sua vez, abriga grupos de pessoas que derivam de diferentes estruturasfamiliares e culturais. Dadas as afirmativas a respeito das atitudes da escola inclusiva, 

I. Assegurar a todos os alunos o pleno desenvolvimento, garantindo em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna de qualidade física, psicológica, social e econômica.

II. Valorizar todas as pessoas, oferecendo oportunidades para que cada indivíduo se desenvolva em suas diversidades. 

III. A escola acolhe os indivíduos em sua heterogeneidade, o que é positivo para o ambiente escolar, favorecendo, assim, um aprendizado de desigualdade de oportunidades.

verifica-se que está/ão correta/s

A equipe multiprofissional é uma necessidade da escola. É essa equipe que elabora e realiza projetos em parceria, devendo responder às demandas de cada situação e à normativa dos sistemas de ensino. A respeito da equipe multiprofissional, assinale a alternativa correta.

No espaço escolar, é comum a ocorrência de acidentes com alunos. Portanto, é importante que o profissional da educação tenha conhecimento sobre os procedimentos de primeiros socorros. A/s medida/s que deve/m ser adotada/s no caso de uma convulsão é/são: 

I. retirar os objetos de perto da vítima
II. colocar a vítima de bruços;
III. segurar a vítima movimentando o seu rosto, buscando reanimá-la. 

verifica-se que está/ão correta/s

A Educação Especial, na modalidade de Educação de jovens e adultos e educação profissional, possibilita:

Para atuar, na Educação Especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Sobre a formação do professor para atuar na Educação Especial, é correto afirmar que:

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência visual?

Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar, no atendimento educacional especializado, para os alunos com deficiência intelectual? 

Identifique, dentre as abordagens sobre os processos de aprendizagem a seguir, aquela que se refere ao construtivismo de Jean Piaget.

As três mais importantes concepções epistemológicas para compreender o homem, do ponto de vista do ensino-aprendizagem, são: inatismo; ambientalismo; e, interacionismo. De acordo com as concepções epistemológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. “A característica geral do ________________ é a de que o conhecimento é produzido pela ação do indivíduo sobre o meio, e do meio sobre o indivíduo; ocorre uma interação em que o indivíduo modifica seu comportamento e sua estrutura cognitiva. O meio é o mundo físico dos objetos e o mundo social e suas relações e cultura.”

II. “A concepção do _____________________ está ancorado no Empirismo, teoria filosófica que dá ênfase à experiência sensível para aquisição de conhecimentos. Essa corrente afirma que as características humanas advêm das condições do meio em que se encontra. O ambiente é mais importante que a maturidade biológica, uma vez que os estímulos do ambiente promovem o aparecimento de certos comportamentos.”

III. “O _________________ é a concepção fundamentada no Racionalismo e no Idealismo, segundo a qual o homem, ao nascer, apresenta as condições para conhecer os objetos, e essas são determinadas pela hereditariedade. O meio em que vive, a cultura, as relações que estabelece em sua vida não interferem em sua capacidade de aprendizagem; o desenvolvimento sim. Para aprender, o aluno precisa estar maduro, ‘pronto’, ‘apto’, e a educação apenas poderá aprimorar aquilo que já carrega em si, aquilo que é.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as afirmativas anteriores.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282