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Qual alternativa não está de acordo com a educação escolar no atendimento educacional especializado, para os alunos com altas habilidades/superdotação?

Dadas as afirmativas sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies),

I. Foi criado em 1999, com recursos provenientes da loteria federal e do orçamento do MEC

II. Para usufruir do Fies, os alunos precisam estar regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) não gratuitas.

III. O Fies pode ser utilizado por bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para pagamento de 25% do valor da mensalidade. 

verifica-se que está/ão correta/s

De acordo com a LDB, Lei nº 9.394/1996, acerca do processo de gestão democrática nas escolas de educação básica no Brasil, é correto afirmar:

Segundo o texto, a noção de trabalho, que é fundamental para a educação profissional, pode se tornar um mecanismo de

Dadas as afirmativas a respeito do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH),

I. O PNDH-1 (1996) tinha o foco voltado para os direitos civis e políticos. 

II. O PNDH-2 (2002) incorporou temas destinados à conscientização da sociedade brasileira, como alimentação e meio ambiente saudável.

III. O PNDH-3 (2009) foi uma importante ferramenta para a consolidação dos direitos humanos como política pública.

V. O PNDH não possui força de lei obrigatória e vinculante. 

verifica-se que está/ão correta/s

São princípios básicos da educação ambiental:

I. o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural;

II. a abordagem de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade.

III. o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade. 

Dos itens, verifica-se que está/ão correto/s

Segundo o gráfico e a legislação vigente, os cursos destinados à qualificação profissional são organizados para o desenvolvimento de

Segundo a legislação vigente, o atendimento educacional domiciliar somente é previsto quando

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm trazendo uma nova proposta para as práticas docentes com o 
objetivo de dar suporte aos professores(as) no desenvolvimento de metodologias ativas de ensino e, desta forma, promover aprendizagens significativas. Acerca do que está relacionada à incorporação das TDICs na sala de aula, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

(   ) Promover a alfabetização e o letramento digital,tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital.


(   ) Incorporar as tecnologias digitais na educação se trata de utilizá-las, exclusivamente, como meio ou suporte para promover a interação digital nas redes sociais.


(   ) Desenvolver competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais presentes em todas as áreas do conhecimento e objetos de aprendizagem variados.


(   ) Implementar o uso de tecnologias no contexto escolar como objeto de conhecimento em si, preparando os alunos para o uso das TDICs nas esferas pessoais e profissionais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

O Decreto nº 9.057/2017, que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394/96 legitima a Educação a Distância (EAD) como uma modalidade 
educacional, na qual a mediação didático-pedagógica oportunize um processo de ensino-aprendizagem de qualidade.

Em relação à modalidade EAD, é correto afirmar que:

O autor Paulo Freire fazia uma severa crítica à educação bancária que tem por referência as teorias tradicionais do currículo, em que o 
professor vê o aluno como um depósito vazio que será preenchido com conhecimentos vindos exclusivamente deste professor. Em 
contrapartida, Freire propõe a Educação Libertadora.

Assinale a alternativa que discorre sobre a Educação Libertadora de Paulo Freire.

O Projeto Político Pedagógico – PPP – é um documento elaborado de forma democrática e executado pela própria instituição de ensino, o qual deve nortear todas as ações pedagógicas de cada instituição, com o objetivo de melhoria da qualidade do ensino.

Assinale a alternativa que está correta em relação ao Projeto Político Pedagógico – PPP.

O Decreto nº 3.298 de 20 de dezembro de 1999, em seu Art. 2º declara que: “Cabe aos órgãos e às entidades do Poder Público assegurar à pessoa portadora de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao desporto, ao turismo, ao lazer, à previdência social, à assistência social, ao transporte, à edificação pública, à habitação, à cultura, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico”. Considerando os avanços da sociedade atual no entendimento do conceito de inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar, apoiamo-nos em algumas proposições.

Analise as afirmativas abaixo.

I. Definir inclusão, abrange a ideia de direitos humanos, diversidade e políticas públicas.
II. Definir inclusão, abrange a ideia de potencialidade da aprendizagem e não somente dificuldades de aprendizagem.
III. Definir inclusão, comporta a ideia de que acessibilidade do ambiente escolar auxilia a autonomia, independência e consequentemente melhor desenvolvimento da aprendizagem.
IV. Definir inclusão, comporta a ideia de que a exclusão e marginalização de pessoas com deficiência, limita suas contribuições para a qualidade do ensino da escola e do desenvolvimento da sociedade.

Assinale a alternativa correta.

A Lei nº 12.852 de 5 de agosto de 2013, institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE). A seção IV, que trata “Do direito à Diversidade e Igualdade”, em seu Art. 17, determina que o Jovem tem direitos à diversidade e à igualdade de direitos e de oportunidades e não será 
discriminado por: I- etnia, raça, cor de pele, cultura, origem, idade, sexo; II- orientação sexual, idioma ou religião; III- opinião, deficiência e condição social ou econômica.

Analise as afirmativas abaixo.


I. Em caso de o assistente de alunos presenciar ofensas sobre a orientação sexual de um(a) aluno(a), a ação correta será uma intervenção dialogada em defesa do(a) aluno(a) ofendido(a), e encaminhar a situação para o coordenador pedagógico ou orientador 
educacional ou diretor escolar.


II. Em caso de o assistente de alunos presenciar agressão física de um(a) aluno(a), devido sua religião, a ação correta será separar os alunos envolvidos na agressão e chamar os pais ou responsáveis do(a) aluno(a) agredido, pois a escola não pode se envolver em questões religiosas.


III. Em caso de o assistente de alunos presenciar um aluno cadeirante, isolado em uma atividade entre os colegas, a ação correta será orientar e auxiliar a interação do aluno cadeirante na brincadeira ou jogo com os demais alunos.


IV. Em caso de o assistente de alunos presenciar discussão entre os alunos por causa de apelidos ofensivos devido a cor da pele, etnia ou raça, a ação correta é não se envolver, pois entre os jovens esses assuntos são comuns e não existe racismo entre crianças e adolescentes.

Assinale a alternativa correta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes precisam desenvolver habilidades de vida para aprenderem a lidar com os desafios do cotidiano. As chamadas habilidades de vida devem estimular o bem-estar biopsicossocial do indivíduo em desenvolvimento.

Essa afirmativa indica que a educação deve ser vista como uma atividade:

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