Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 48 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q715359

Professora Sandra chega à escola onde irá atuar, recebe orientações da Diretora Joana e, posteriormente, deverá elaborar um plano de aula, vinculado a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos”. Nesta direção, professora Sandra, deverá elaborar um plano de aula e saber que: I. O papel da escola é o de difundir conteúdos vivos, concretos e indissociáveis da realidade social. II. A função da pedagogia dos conteúdos é avançar no papel transformador da escola, a partir das condições existentes. III. Os métodos partem de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora. IV. A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo. V. O sujeito através da linguagem se apropriar do conhecimento historicamente construído, reelaborando-o e, na sua interação com o meio e com os outros, constrói novos conhecimentos. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q667916

De acordo com as observações de Lev Semenovitch Vygotsky acerca do processo educacional é inadequado afirmar que:

Carregando...
Q685305

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.

Carregando...
Q719527

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.

Carregando...
Q715366

Quando uma escola afirma que: o aluno é sujeito historicamente situado. Constrói seu conhecimento através de suas relações com o mundo natural e social, sendo síntese das relações sociais de sua época. E o professor, por sua vez, é mediador e problematiza dor, atuando na zona de desenvolvimento proximal. O conteúdo é historicamente construído pela humanidade e reelaborado individual e coletivamente através das interações. A escola é dinâmica e interativa. A aprendizagem é o ponto de partida para o desenvolvimento. O erro é visto como parte do processo de construção do conhecimento. Podemos afirmar que esta escola tem como abordagem pedagógica a Teoria:

Carregando...
Q667909

No contexto das teorias psicogenéticas, afirma-se que os processos psicológicos mais complexos – ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais – só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento. Essa consideração teórica pode ser corretamente atribuída a:

Carregando...
Q729165

Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Vygotsky a respeito da compreensão dos processos de ensino e aprendizagem é sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Esse conceito promoveu muitas discussões no campo da Educação acerca do papel do professor enquanto mediador e não como transmissor do conhecimento. Acerca desse conceito observe a imagem e em seguida assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Vygotsky.

Carregando...
Q753056

Lev Vygotsky (1896-1934) psicólogo bielo-russo é leitura fundamental quando nos debruçamos no estudo da psicologia humana e sua relação com a escola. Suas obras são essenciais para a compreensão do desenvolvimento do sujeito no contexto escolar. Leia as afirmativas que apontam concepções deste autor no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem: I- Desenvolvimento e aprendizagem são dois processos que se fundem no cérebro infantil, ocorre de forma abstrata e conexa. II- Aprendizagem e desenvolvimento são processos que mantem complexas inter-relações, há um entrelaçamento entre os dois aspectos. São processos independentes, mas que se complementam. III- Aprendizagem e desenvolvimento são processos sociais que mantém relações contraditórias e desvinculadas do contexto social. IV- Desenvolvimento e aprendizagem são processos que ocorrem diferentemente, o primeiro de cunho biológico e o segundo exclusivamente social e independente. Assinale somente a resposta CORRETA:

Carregando...
Q682014

Pensando nas múltiplas contribuições oferecidas pelas teorias de aprendizagem desenvolvidas ao longo do século XX, é correto afirmar que entre elas existem múltiplas abordagens da relação entre linguagem e cognição e é corretamente definida pela alternativa:

Carregando...
Q727478

Leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com as visões vigotskyana e bahktiniana, a fim de que se tenha uma aprendizagem significativa e profícua para o aluno, é importante que haja envolvimento dele nesse processo. II. É necessário que o professor conheça as crenças dos alunos, sentimentos e atitudes com relação ao seu aprendizado, já que o estudante é dotado de um sistema de crenças e um background, os quais influenciam no seu processo de aprendizagem. III. O aluno não deve ser um sujeito atuante e ativo no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, pois somente assim essa prática pode ser eficiente e satisfatória tanto para ele quanto para o professor. IV. Ter conhecimento da individualidade dos aprendizes, das suas percepções, vontades e dificuldades faz com que o aprendizado seja profícuo, uma vez que, conforme a teoria vigotskiana, não há aprendizagem se ela não for significativa. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q746911

Seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, é correto afirmar que a professora:

Carregando...
Q719514

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.

Carregando...
Q712791

O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente apresenta um modo:

Carregando...
Q740689

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) Certo
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282