Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

I. É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado
através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

II. Define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário.

III. Permite delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também àquilo que está em processo de maturação.

Está correto o que se afirma em

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão

As afirmações a seguir podem ser associadas à teoria Socioconstrutivista, defendida
por Lev Vygotsky, EXCETO:

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão

Segundo Vygotsky, o desenvolvimento dos alunos ocorre, em seus vários aspectos (como o afetivo e o cognitivo, por exemplo), sobretudo em razão

Segundo o documento, A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, para Vygotsky, o que distingue o desenvolvimento biológico e psicológico dos animais mais evoluídos do desenvolvimento humano é a diferença que se estabelece entre as funções psicológicas naturais, que caracterizam os primeiros, e as funções psicológicas superiores, que aparecem somente com o ser humano. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Lev S. Vygotsky é conhecido por considerar fundamental o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Segundo ele:

Acerca do pensamento de Lev Vygotsky, julgue as frases abaixo.

  1. Vygotsky defendia que as relações sociais tinham um pape fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
  2. De acordo com Vygotsky, na ausência do outro, o homem não se constrói homem.
  3. Um conceito-chave de Vygotsky é a mediação a qual pode ser entendida como a relação que o indivíduo estabelece com o mundo.

Estão CORRETAS as seguintes proposições:

Vygotsky (2007) afirma que é por meio da linguagem que a criança aprende a conviver no contexto em que está inserida, no mundo social ao que ela pertence. Ressalta também, que há um objeto no qual tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, é por ele, que se dará a produção de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção
visual, isto é, entre situações no pensamento e situações reais. De qual objeto Vygotsky está se referindo?

A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896 – 1934). Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem neste desenvolvimento, sendo esta teoria
considerada histórico-social. Uma pedagogia inspirada na abordagem sócio-histórica envolve, EXCETO:

Abaixo são citados alguns pontos fortes da teoria sociointeracionista de Vigostky, destacados por Silva (s/d), um deles está em DESACORDO com o pensamento desse famoso teórico da educação, assinale-o.

De acordo com Vygotsky (2007), as crianças nascem com poucas funções mentais básicas: atenção, sensação, percepção e memória que são eventualmente transformadas pela cultura em novas e mais sofisticadas funções mentais superiores. A _____________ é uma das funções psíquicas que pos-suem uma contribuição significativa para o processo de aprendizado.

Assinale a alternativa correta, conforme a palavra que preencha  ADEQUADAMENTE a frase:

Em um debate sobre as relações entre processos de aprendizagem e desenvolvimento, foi defendida, entre outras, a seguinte posição:

É necessário esperar a criança apresentar um nível de desenvolvimento particular para começar a educação escolar.

Considerando a noção de zona de desenvolvimento proximal apresentada por Vygotsky, sobre esse posicionamento é correto afirmar que:

Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada através do(a):

No capítulo escrito por Javier Onrubia (no livro O construtivismo na sala de aula, de César Coll), o autor defende, a partir da concepção de Vygotski, a importância da relação e da interação com as outras pessoas nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Por essa perspectiva, a Zona de Desenvolvimento Proximal pode ser definida como

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282