Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 177 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q741816

Quando o professor precisa escolher um modelo de sequência didática, o docente depende:

Carregando...
Q748975


As assertivas a seguir trazem possíveis relações das temáticas tratadas no texto com assuntos trabalhados na geografia escolar.

I – Hidrologia: o comprometimento das reservas de aquíferos subterrâneos, em decorrência do avanço da agricultura de subsistência nas áreas centrais do país.

II – Dinâmica econômica do Brasil: a relação entre os complexos regionais brasileiros e a interferência mútua das atividades agrárias e urbanas.

III – Dinâmica climática do Brasil: a interferência da cobertura vegetal na formação de “rios voadores", garantindo o regime de chuvas em regiões interioranas.

IV – Formação territorial do Brasil: a importância das reservas indígenas como unidades de preservação ambiental e sociocultural.

V – Poluição atmosférica: efeito da aceleração do processo de urbanização nas bordas mais setentrionais do país.

Tendo em vista a consistência teórica, assinale a alternativa em que estão presentes as assertivas com temas e conteúdos que podem ser explorados em sala de aula.

Carregando...
Q728496

A produção de textos é um eixo linguístico necessário à aquisição da língua escrita.

"Sabemos que na escola a escrita de textos ocupa um lugar de pouco destaque. Considerando as atividades com a língua materna, a saber, leitura, interpretação, análise linguística e ortografia, a produção textual é aquela que os alunos menos realizam. Isto porque os professores, pautados numa metodologia tradicional segundo a qual a produção servia como forma de avaliação dos aspectos ortográficos e sintáticos, não compreendem como tratar a revisão e correção dos textos dos alunos. O que se verifica muitas vezes, é que a escrita de textos é usada para preencher espaço entre uma atividade e outra ou como forma de manter os alunos disciplinados por um tempo". (MELO, 2012. p. 4)

A partir da leitura do trecho assinale a alternativa que caracteriza uma metodologia tradicional e rígida no que se refere à produção de texto no ambiente escolar.

Carregando...
Q748898

Analise a tirinha da personagem Mafalda e o texto a seguir:

Levando em consideração a tirinha de Quino, interpretada como crítica a uma concepção específica de trabalho com a linguagem nas escolas, e a concepção defendida por Geraldi (2004), é correto afirmar que

Carregando...
Q748970

Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem com cegueira de gênero na geografia escolar.

Carregando...
Q734671

Considerando os tipos textuais, é possível que sirva de exemplo para um tipo de texto explicativo injuntivo:

Carregando...
Q748968

A familiarização dos estudantes com os elementos cartográficos constitui um processo em que podemos estabelecer uma correlação, principalmente, entre a Geografia e o componente curricular

Carregando...
Q727392

Leia as afirmativas a seguir: I. A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados irrelevantes para uma tomada de decisão. II. Em O Guarani, trama alencariana, é possível notar como o a figura do indígena brasileiro é exaltada e mostrada de forma magistral pelo autor. III. O poeta romântico, no Brasil, estava preso às formas fixas e clássicas do período Barroco. IV. A avaliação é inerente e indissociável da aprendizagem enquanto concebia como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q777880

A fim de ampliar o universo semântico de uma obra de ficção para o aluno, sem, no entanto, desviar o foco de sua qualidade intrínseca, há atividades de retextualização recomendadas. Tome-se como parâmetro a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

É possível que o professor proponha aos alunos que

Carregando...
Q777866

As práticas de ensino da língua portuguesa que visem ao letramento dos estudantes devem

Carregando...
Q777859

De acordo com as orientações oficiais, o trabalho com a análise linguística nas escolas deve consistir

Carregando...
Q777974

O letramento pode ser definido como

Carregando...
Q777967

Quando se pensa em gramática, logo vem à mente o conceito de gramática tradicional, isto é, um conjunto de normas, regras e leis internas para o bom funcionamento da língua, imprescindível à fala e à escrita corretas. Essa definição é bastante limitada quando se trata de fenômenos que constituem uma língua. NÃO é correto afirmar que

Carregando...
Q658275

Segundo Marcuschi (2002, p. 19), gêneros textuais ―são entidades sócio discursivas e formas de ação social‖, que circulam em diferentes esferas sociais (escola, trabalho, casa, rua), nas mais diversas culturas (brasileira, indiana, italiana), em comunidades ou domínios discursivos variados (docentes, comunidade futebolística, congregações religiosas), tendo sempre um propósito comunicativo no seu uso (divulgar um produto, ensinar algo). Como exemplo de gêneros, citam-se resenha de livro, cardápio, convite, tirinhas, entre outros.

As tirinhas pertencem a um hipergênero denominado quadrinhos que agrega outros gêneros (cartuns, charges, tiras cômicas, etc.). Segundo Ramos (2009), a presença do humor é a principal característica da tirinha, além de ser um texto curto, configurado no formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc.), personagens fixos ou não e desfecho inesperado.

Observe a tirinha:

A seguir, apresenta-se uma sequência resumida de atividades a serem trabalhadas a partir da tirinha.

I- Apresentar o personagem da tirinha (nome, características, criador, etc).

II- Compartilhar com os alunos as atividades que serão realizadas a partir da tirinha (leitura, análise linguística e produção textual).

III- Produzir uma tirinha vertical em dupla (ou trio, dependendo do número de alunos).

IV- Explicar o gênero tirinha. Discutir os elementos básicos do gênero tirinhas (relações entre linguagem visual e verbal). Diferenciar tirinha de charge.

V- Identificar seus conhecimentos prévios concernentes às tirinhas.

A melhor sequência para o desenvolvimento das atividades propostas está na letra:

Carregando...
Q667853

Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “subtração com números até 99” com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282