Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 213 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q769332

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino de língua estrangeira deve impedir o aluno de perceberse como parte integrante de um mundo plurilíngue.

II. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q789745

A escala de Proficiência pode ser visualizada como uma régua construída com base nos parâmetros estabelecidos para os itens aplicados nas edições do teste da Prova Brasil. Em cada ciclo da avaliação, o conjunto de itens aplicados nos testes de desempenho é posicionado na escala de proficiência a partir dos parâmetros calculados com base na TRI. Após a aplicação do teste, a descrição dos itens da escala oferece uma explicação probabilística sobre as habilidades demonstradas em cada intervalo da escala.

Na Escala de Proficiência de Matemática do 5º ano do Ensino Fundamental, no Nível 5 - Desempenho maior ou igual a 225 e menor que 250, as habilidades do conteúdo Grandezas e Medidas, são:

Assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q780995

Nas últimas décadas, dispositivos legais, estudiosos e pesquisadores debruçados sobre a relação específica entre escola, literatura e competência leitora têm orientado que

Carregando...
Q780998

A proposta teórica denominada Estética da Recepção, que traz um novo olhar sobre a abordagem de ensinar e aprender literatura, tem como seu principal precursor

Carregando...
Q780997

Um dos pressupostos basilares da Linguística Textual atual é o de que o ensino-aprendizagem da língua portuguesa deve ser fundamentado textualmente, ou seja, explorando gêneros textuais orais e escritos. Com base na teoria dos gêneros proposta por Dolz e Schneuwly (2004), é correto afirmar que o estudo de uma língua deve assumir um caráter

Carregando...
Q728496

A produção de textos é um eixo linguístico necessário à aquisição da língua escrita.

"Sabemos que na escola a escrita de textos ocupa um lugar de pouco destaque. Considerando as atividades com a língua materna, a saber, leitura, interpretação, análise linguística e ortografia, a produção textual é aquela que os alunos menos realizam. Isto porque os professores, pautados numa metodologia tradicional segundo a qual a produção servia como forma de avaliação dos aspectos ortográficos e sintáticos, não compreendem como tratar a revisão e correção dos textos dos alunos. O que se verifica muitas vezes, é que a escrita de textos é usada para preencher espaço entre uma atividade e outra ou como forma de manter os alunos disciplinados por um tempo". (MELO, 2012. p. 4)

A partir da leitura do trecho assinale a alternativa que caracteriza uma metodologia tradicional e rígida no que se refere à produção de texto no ambiente escolar.

Carregando...
Q734671

Considerando os tipos textuais, é possível que sirva de exemplo para um tipo de texto explicativo injuntivo:

Carregando...
Q727392

Leia as afirmativas a seguir: I. A avaliação é um juízo de qualidade sobre dados irrelevantes para uma tomada de decisão. II. Em O Guarani, trama alencariana, é possível notar como o a figura do indígena brasileiro é exaltada e mostrada de forma magistral pelo autor. III. O poeta romântico, no Brasil, estava preso às formas fixas e clássicas do período Barroco. IV. A avaliação é inerente e indissociável da aprendizagem enquanto concebia como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q658275

Segundo Marcuschi (2002, p. 19), gêneros textuais ―são entidades sócio discursivas e formas de ação social‖, que circulam em diferentes esferas sociais (escola, trabalho, casa, rua), nas mais diversas culturas (brasileira, indiana, italiana), em comunidades ou domínios discursivos variados (docentes, comunidade futebolística, congregações religiosas), tendo sempre um propósito comunicativo no seu uso (divulgar um produto, ensinar algo). Como exemplo de gêneros, citam-se resenha de livro, cardápio, convite, tirinhas, entre outros.

As tirinhas pertencem a um hipergênero denominado quadrinhos que agrega outros gêneros (cartuns, charges, tiras cômicas, etc.). Segundo Ramos (2009), a presença do humor é a principal característica da tirinha, além de ser um texto curto, configurado no formato retangular, vertical ou horizontal, com um ou mais quadrinhos, diálogos curtos, recursos icônico-verbais próprios (como balões, onomatopeias, metáforas visuais, figuras cinéticas etc.), personagens fixos ou não e desfecho inesperado.

Observe a tirinha:

A seguir, apresenta-se uma sequência resumida de atividades a serem trabalhadas a partir da tirinha.

I- Apresentar o personagem da tirinha (nome, características, criador, etc).

II- Compartilhar com os alunos as atividades que serão realizadas a partir da tirinha (leitura, análise linguística e produção textual).

III- Produzir uma tirinha vertical em dupla (ou trio, dependendo do número de alunos).

IV- Explicar o gênero tirinha. Discutir os elementos básicos do gênero tirinhas (relações entre linguagem visual e verbal). Diferenciar tirinha de charge.

V- Identificar seus conhecimentos prévios concernentes às tirinhas.

A melhor sequência para o desenvolvimento das atividades propostas está na letra:

Carregando...
Q667853

Em uma matriz curricular de Alfabetização Matemática em que se propõe trabalhar “subtração com números até 99” com alunos do Ensino Fundamental que objetivo de aprendizagem podemos corretamente estabelecer com esta temática?

Carregando...
Q665321

No Ensino Fundamental, para se trabalhar “produção textual” com alunos, o Professor deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Carregando...
Q668091

Texto para responder à questão.

Esse fragmento de Joaquim Ferreira dos Santos, Escrever, quanto às condições de produção textual, evidencia:

Carregando...
Q687457

Emília Ferreiro, em seu livro Reflexões sobre alfabetização, afirma que a escrita pode ser concebida de formas muito diferentes e conforme o modo de considera-la, as consequências pedagógicas mudam drasticamente. São elas:

I. Escrita como escape ao analfabetismo funcional.

II. Escrita como representação da linguagem.

III. Escrita como código de transcrição gráfica das unidades sonoras.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q712932

A prática educativa e especialmente os objetivos, os conteúdos do ensino e o trabalho docente estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. Significa que a prática educativa que ocorre em várias instâncias da sociedade é determinada:

Carregando...
Q665319

No Ensino Fundamental, para se trabalhar “aspectos ortográficos da língua portuguesa” com alunos, o Professor deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282