Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 59 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q769281

Leia as afirmativas a seguir:

I. A música popular brasileira não apresenta qualquer influência dos ritmos africanos.

II. Todo cidadão que não concluiu o Ensino Fundamental na idade própria tem direito de acesso público e gratuito ao mesmo.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q768353

De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia __________ a questão central é aprender, e para a pedagogia __________, aprender a aprender, para a pedagogia __________ o que importa é aprender a fazer".

Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

Carregando...
Q766135

Sobre a função do pedagogo na empresa (PASCOAL, 2007), é correto afirmar:

Carregando...
Q769280

Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.

II. Piaget denominou a assimilação e a acomodação de funções invariantes, pois esses processos não mudam por causa do desenvolvimento do sujeito.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769292

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q696004

A metodologia da Pedagogia Libertadora envolve toda uma preparação prévia com várias etapas que se referem à coleta e ao tratamento do conteúdo programático. Analise as assertivas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Processo de investigação do conteúdo programático, a partir das condições existenciais em que vivem os indivíduos do grupo com que se vai trabalhar.

( ) Seleção das contradições sociais relevantes ou das situações-limite com que serão elaboradas as codificações.

( ) Tratamento dos dados por especialistas em disciplinas científicas e inclusão de temáticas complementares, destinadas a favorecer uma visão integrada da realidade social, ou seja, da sistematização do conteúdo.

( ) Preparo dos materiais e equipamentos para o trabalho dos animadores culturais – sugestões e critérios.

( ) Propostas de estruturas que possam facilitar o desvelamento dos fatos codificados, em atividades a serem diretamente desenvolvidas nos círculos de cultura.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q719510

O século XX testemunhou o aparecimento de três grandes grupos de teorias psicológicas aplicadas ao ensino, que são o behaviorismo, o cognitivismo e o humanismo. A respeito das características e implicações dessas teorias, julgue o item seguinte.

A orientação humanística preocupa-se fundamentalmente com os aspectos afetivos da aprendizagem e há um privilégio do intelecto, porque o ser humano é visto como possuindo um potencial a ser desenvolvido, desde que esteja em ambiente não punitivo e não restritivo.

Carregando...
Q748456

“No país, a aspiração da Pedagogia a um estatuto científico guarda relações com alguns marcos históricos, que vai da constituição da Associação Brasileira de Educação (1924), passa pelo Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), pela criação das Escolas de Formação de Professores ou Institutos Pedagógicos com anexos para formação prática de docentes (São Paulo e Rio de Janeiro), até a criação do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE -1955), articulado aos Centros Regionais de Pesquisas Educacionais (CRPEs), instalados em diferentes capitais brasileiras, a exemplo do Recife (1957)."

Além de Pernambuco, o CRPE-Recife tinha como área atuação os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte e teve como Diretor

Carregando...
Q715063

Em relação à Tendência Liberal Tecnicista, marque V(verdadeiro) ou F(Falso) e assinale a alternativa correspondente.

( ) A educação, a escola passa a ter seu trabalho fragmentado com o objetivo de produzir os “produtos" sonhados e demandados pela sociedade capitalista e industrial. Tais como: o microensino, o tele-ensino, a instrução programada, entre outras.

( ) É inspirada nas teorias da aprendizagem e da abordagem do ensino de forma sistêmica, constituiu-se numa prática pedagógica fortemente controladora das ações dos alunos.

( ) Incutiu a ideia errada de que aprender não é algo inerente ao ser humano e sim um processo que ocorre apenas a partir de

técnicas específicas e pré-definidas por especialistas

Carregando...
Q752469

Entre as teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem que vigoram no cenário teórico da psicologia contemporânea, há uma que defende que todo conhecimento provém da experiência. Propõe como ideal de objetividade a utilização de uma metodologia experimental e rompe com o objeto tradicional da Psicologia, a alma, o espírito, a consciência, os fenômenos psíquicos. Essa teoria é a:

Carregando...
Q650530

Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil, um dos primeiros métodos pedagógicos utilizados e que colocava a criança no centro das questões pedagógicas. Tal tendência também leva o nome de:

Carregando...
Q695435

A tendência tradicional está no Brasil, desde os jesuítas. O principal objetivo da escola era preparar os alunos para assumir papéis na sociedade, já que quem tinha acesso às escolas eram os filhos dos burgueses e a escola tomava como seu papel principal, fazer o repasse do conhecimento moral e intelectual garantindo a ascensão da burguesia. Para tanto, a proposta de educação era absolutamente centrada no professor, figura incontestável, único detentor do saber que deveria ser repassado para os alunos. Considerando o papel do professor em sala de aula verifique o que é VERDADEIRO ou FALSO e assinale a alternativa CORRETA. ( ) O papel do professor sempre esteve focado em vigiar os alunos, aconselhar, ensinar a matéria ou conteúdo, que deveria ser denso e livresco, e corrigir. Suas aulas deveriam ser expositivas, organizada de acordo com uma sequência fixa, baseada na repetição e na memorização. ( ) Aulas de memorização de conteúdos (retirados dos livros), e alunos que são considerados como um papel em branco, continuam fazendo parte do nosso dia a dia, pois neles são impressos o conhecimento, cabendo a eles concordar com tudo sem questionar. ( ) Os professores são fruto da sua formação escolar, social e política, que se reflete na sua prática pedagógica, quando esta não é pensada e/ou refletida cotidianamente, nesse caso, temos um ciclo vicioso: formado sem reflexão –forma alunos sem reflexão, também. ( ) Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu várias críticas: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, bem como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado. ( ) Do ponto de vista da Escola Nova, os conhecimentos já obtidos pela ciência e acumulados pela humanidade não precisariam ser transmitidos aos alunos, pois acreditava- -se que, passando por esses métodos, eles seriam naturalmente encontrados e organizados. Essa tendência retira o professor e os conteúdos disciplinares do centro do processo pedagógico e coloca o aluno como fundamental, que deve ter sua curiosidade, criatividade, inventividade, estimulados pelo professor, que deve ter o papel de facilitador do ensino.

Carregando...
Q696003

Analise as afirmativas:

I. A Pedagogia Tecnicista no Brasil iniciou-se na sombra da Pedagogia Nova, na década de 1950, com base no progressivismo de Dewey e se firmou nos anos 60, com base no behaviorismo e na abordagem sistêmica.

II. A ênfase da Pedagogia Tecnicista dada pelas teorias de aprendizagem vai privilegiar o conceito de que aprender é modificar comportamento.

III. A introdução do tecnicismo no Brasil se funde com os interesses do regime militar que, além de adequar a educação à sua orientação político-econômico-ideológica, visa também a inserir a escola nos modelos de racionalização da produção capitalista.

Está CORRETO o que se afirma em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) Errado
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282