Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q729153

A Psicologia do Desenvolvimento se caracteriza como a área que estuda o desenvolvimento humano. Assinale a alternativa correta sobre a Psicologia do Desenvolvimento.

Carregando...
Q734880

Leia com atenção:

I - Criação do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal de São Paulo, mais tarde transferido para a cátedra de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Letras;

II - Helena Antipoff, através da Sociedade Pestalozzi, instala escola na Fazenda do Rosário;

III - Lei nº 4.119.

A ordem cronológica dos momentos da Psicologia brasileira, acima, é:

Carregando...
Q692502

Muitos acidentes que acontecem com as crianças ocorrem dentro de casa ou no local onde a criança permanece a maior parte do tempo. Por essa razão, é necessário que o educador conheça formas de prevenir esses acidentes, tomando alguns cuidados.

Acerca desses cuidados, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q752469

Entre as teorias psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem que vigoram no cenário teórico da psicologia contemporânea, há uma que defende que todo conhecimento provém da experiência. Propõe como ideal de objetividade a utilização de uma metodologia experimental e rompe com o objeto tradicional da Psicologia, a alma, o espírito, a consciência, os fenômenos psíquicos. Essa teoria é a:

Carregando...
Q752090

A Psicologia oferece à Pedagogia um conhecimento sobre a aprendizagem que considera o ser humano de um modo genérico, desvinculado dos conteúdos de ensino. A Psicopedagogia é agregadora, pois:

Carregando...
Q752088

Desde a década de setenta a formação do Psicopedagogo, no Brasil, vem ocorrendo nas instituições universitárias em caráter:

Carregando...
Q659276

Os métodos de ensino são ações desenvolvidas pelo professor pelas quais se organizam as atividades de ensino dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico relacionado com a educação.

A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os métodos / teorias de ensino com o seu respectivo conceito.

Assinale a sequência CORRETA.

Carregando...
Q664232

De acordo com os novos paradigmas da Psicologia Social a família é unida por últiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações Neste sentido podemos conceituar família como sendo:

Carregando...
Q729163

Um dos principais sociólogos que contribuiu para os estudos da área da Sociologia da Educação foi Pierre Bourdieu. Ele desenvolveu os conceitos relacionados às Teorias da Reprodução. Tais teorias defendem que a escola é um “aparelho ideológico do Estado” responsável por reproduzir as estruturas presentes na sociedade. Uma das contribuições mais relevantes desenvolvida por Bourdieu é o conceito de Violência Simbólica. Sobre esse conceito, assinale a definição correta.

Carregando...
Q664218

Na formação continuada com os professores o pedagogo Henrique desenvolveu um estudo de caso que possibilitou a compreensão de não mais se identificar a família pela existência do matrimônio, formalidade que deixou de ser seu único traço originário. Deste modo, os professores se respaldaram na Psicologia Social a fim de considerarem que:

Carregando...
Q752094

Dentre os sintomas que fazem parte do conjunto de comportamentos do Transtorno do Espectro Autista, deve ser considerado:

I. Dificuldades de atenção e concentração.

II. Dificuldades na interação social.

III. Comprometimentos na comunicação.

IV. Atividades restritas e repetitivas.

V. Dificuldades apenas de sociabilidade.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q752087

No Brasil, o WISC (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças), na qualidade de teste para prova de inteligência, é um instrumento de uso exclusivo do:

Carregando...
Q729155

Podemos agrupar os estudos da Psicologia do Desenvolvimento didaticamente em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998). Leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. I) ____________ fase. As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se à chegada dos pressupostos cognitivistas à Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento. II) _____________ fase. Por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. III) _____________ fase. A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida. Os objetos de estudo permanecem, mas se observa a utilização de novos paradigmas e métodos de pesquisa. IV) _____________ fase, marcada pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. Apesar de se estudarem, nesse período, o envelhecimento e a adolescência, o estudo sobre a criança era o alvo das atenções e dos investimentos.

Carregando...
Q664217

A Psicologia Social apresenta fundamentos que colaboram com atitudes edificantes do pedagogo escolar, no sentido de não fazer julgamentos por padrões generalizantes que nem sempre respondem às demandas de determinadas famílias que o procuram. Diante desta reflexão as análises não devem se tornar:

Carregando...
Q748457

Segundo Dermeval Saviani, no século XX, as tendências do pensamento pedagógico brasileiro podem ser esquematicamente apreendidas em duas temporalidades: uma marcada pela aspiração da Pedagogia a um estatuto pedagógico, e uma segunda, marcada pela suspeição da ciência (a partir de 1980).

São características da segunda temporalidade:

I. Adoção da avaliação da aprendizagem por meio de provas nacionais.

II. O diálogo da Pedagogia com a Sociologia e a Economia da Educação.

III. Em lugar das metanarrativas entram em cena os jogos de linguagem.

IV. Emergência da Didática Psicológica.

V. Configuração de uma verdadeira Pedagogia da exclusão.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282