Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 74 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Sobre construir o conhecimento a partir da necessidade das organizações, observe as assertivas que seguem.

I. É preciso planejar a aprendizagem de acordo com o diagnóstico da realidade institucional.

II. O importante é aplicar o máximo de métodos diferenciados em uma mesma capacitação.

III. É importante o foco no desenvolvimento de competências para resolução de problemas.

IV. Com base na Andragogia, é importante promover o aprendizado através da experiência prática.

V. O capital humano é dispensável na manutenção do conhecimento organizacional.

Quais assertivas estão corretas?

O professor de Língua Portuguesa tem papel fundamental nessa conquista citada por Irandé Antunes. Nesse sentido, cabe a ele incorporar recorrentemente em sua prática de sala de aula no Ensino Fundamental tarefas que visem:

O planejamento educacional tem como princípio o alinhamento entre a formação humana, a formação técnica, o conhecimento sociocultural e as perspectivas de mudanças necessárias ao desenvolvimento da sociedade.

Nesse sentido, é CORRETO afirmar que.


Ainda sobre o planejamento educacional é CORRETO afirmar que


Um projeto, "refere-se a uma organização prévia de uma ação (...]" (Ribeiro, 2008, p.121). Dentre as diversas etapas de um projeto, há um momento em que é de fundamental importância para o sucesso do mesmo, identificar o que se pretende de forma tanto ampla, como específica. Esse momento refere-se a(ao):

Os objetivos determinam de antemão os resultados esperados do processo entre o professor e o aluno e também a gama de habilidades e hábitos a serem construídos.

J.C. Libâneo. Didática. Cortez, 1994 (com adaptações).

Considerando o texto acima e os elementos constitutivos do planejamento de ensino, assinale a alternativa que apresenta os níveis de abrangência dos objetivos gerais.

A importância do planejamento tem sido tema constante de reflexões na escola e na atuação docente. Neste sentido, é INCORRETO afirmar:

Em consonância com o livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, a gênese da atividade de planejar se deu com o(a):

“O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações; em outros, são decididas partindo de ações previamente organizadas (KENSKI, 1995).” Sobre o Planejamento Escolar, é incorreto afirmar:

“[...] aquele estado em que as pessoas tornam-se estranhas a si mesmas e ao mundo que as rodeia, não podendo interferir na sua organização, nem sabendo justificar os motivos últimos de suas ações, pensamentos, emoções. É a situação mais ou menos acentuada de perda de sentido, de desorientação, de falta de compreensão e de domínio de várias manifestações da existência". (VASCONCELLOS, Celso dos S. Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização).

Assinale a alternativa que corresponde à definição acima:

Celso dos S. Vasconcellos, em seu livro Planejamento - plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo: elementos metodológicos para elaboração e realização, afirma que os conteúdos a serem trabalhados na formação dos sujeitos podem ser classificados em três grandes categorias. Quais são elas?

O planejamento educacional, de modo geral, possui pelo menos três dimensões. Analise as alternativas a seguir e assinale a opção CORRETA que se refira às estas dimensões.

Planejamento pode ser compreendido como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana, isto é, uma ferramenta utilizada para organização e tomada de decisões. Sobre planejamento educacional, marque a alternativa CORRETA.

Para a elaboração de plano de aula é necessário a mobilização de habilidades, tais como: I - Conhecimento da realidade escolar e do grupo para o qual será planejada a aula; II - Conhecimento da proposta político-pedagógica da escola; III - Compreensão da temática que se pretende trabalhar; IV - Noção de estrutura de plano de aula e de como sistematizar cada um de seus elementos. Dos itens acima:

O trabalho pedagógico se materializa por meio de ações como o planejamento da escola em geral e do currículo, no processo de ensinar e aprender e na avaliação do trabalho realizado, seja com relação a cada estudante individualmente ou ao conjunto da escola (DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDU-CAÇÃO BÁSICA, 2013). De acordo com Franco (2015), as lógicas de ensinar e de aprender não são lineares, nem paralelas, isso é, são lógicas que se embatem que se contradizem e que se fundem em alguns momentos. Para a autora, os processos de concretização das tentativas de ensinar-aprender ocorrem por meio das práticas pedagógicas. De acordo com o exposto acima, analise as afirmativas abaixo assinalando a correta:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282