Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Para Piaget, o conhecimento humano ocorre em quatro fases ou estágios, que são:

De acordo com as observações de Jean Piaget acerca dos fundamentos e concepções da educação é inadequado afirmar que:

Segundo Jean Piaget, no estágio sensório-motor a criança:

Considerando uma abordagem piagetiana, é correto afirmar que o estágio das operações concretas é adequadamente definido pelo:

Nessa etapa a criança desenvolveu sua capacidade de raciocínio sobre hipóteses ao passo em que ela é apta de desenvolver esquemas conceituais abstrativos que servirão de base para operações cognitivas dentro de princípios da lógica. Esta descrição é adequada à etapa da teoria de Jean Piaget que leva o nome de:

Piaget dedicou-se exclusivamente ao estudo do desenvolvimento cognitivo. O estágio em que a criança desenvolve sua capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes) e apresenta as características do pensamento (egocentrismo, intuição, variância) e pensamento dependente das ações externas, é o:

Provas: CEPS-UFPA - 2018 - UFPA - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Sobre a teoria psicológica de Piaget, é correto afirmar:

Quando uma criança entra na creche ou pré-escola, ela se depara com um novo ambiente, composto de adultos e crianças com as quais ela nunca interagiu. O distanciamento da família por longas horas do dia e a inserção em um novo ambiente, com rotinas específicas e um ambiente pensado para ela, na escola infantil, chamamos esse processo de:

Em 1930, Piaget escreveu um livro importante, “O Julgamento Moral da Criança”, e mostrou que mesmo as bem pequenas já têm valores como o gosto pelas regras, pela disciplina, pelo fazer bem-feito e por se entregar a uma tarefa coletiva. Só que o adulto não percebe. Piaget provou que é possível ver isso usando o exemplo das brincadeiras. A própria garotada se autorregula e se submete a regras coletivas. Piaget analisou como o respeito entre iguais promove o desenvolvimento da criança. Com base no texto acima, é correto afirmar que a disciplina pode ser tratada como:

A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar.

Entre a assimilação e a acomodação ocorre a

Jean Piaget (1896-1980) afirmou que todas as crianças são egocêntricas, uma vez que as suas habilidades mentais não lhes permitem compreender que as restantes pessoas podem ter critérios e crenças diferentes dos delas. O egocentrismo aparece em torno, da idade de:

Complete, segundo as contribuições do pesquisador. Piaget depositou nos processos de assimilação e acomodação a função básica da vida, sobre a qual todas as outras manifestações que a vida possa criar estariam a ela ligadas. Ao aplicar o conceito de assimilação biológica ao terreno do comportamento e do conhecimento, Piaget deu-lhe um novo significado. No plano da fisiologia, a assimilação é uma função ....................; no plano do comportamento é a função de ................ .

Na teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, há três estruturas que correspondem a três estádios do desenvolvimento intelectual, a saber: I. Inteligência sensório-motora: conhecimento prático dos objetos. II. Inteligência sensório-motora: reflexão, abstração, pensamento formal, operações sobre (os resultados das) operações. III. Inteligência operatória formal: conhecimento prático dos objetos. Está correto apenas o que se afirma em:

Piaget descreveu estádios de desenvolvimento cognitivo da seguinte forma:

1- a inteligência permanece inalterada ao longo do desenvolvimento.

2- o sujeito passa por períodos de reorganização profunda seguidos de períodos de integração, durante os quais um novo estádio é alcançado e as mudanças são assimiladas.

3- a cada estádio de desenvolvimento corresponde um sistema cognitivo específico, que determina todo o funcionamento do sujeito.

4- os estágios são independentes e têm base no desenvolvimento biológico e na racionalização dos dados.

Estão corretos apenas os itens:

“[...] é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a Educação Física escolar. É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a Educação Física na escola." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física).

A qual abordagem se refere o texto acima?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282