Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Nas etapas de desenvolvimento cognitivo, segundo Piaget, a personificação é o ato de dar características, sentimentos e atributos humanos aos objetos, sendo uma particularidade comum ao estágio:

O estágio de desenvolvimento, segundo a teoria de Piaget, em que a criança é capaz de compreender conservação de números, comprimento, massa, etc.; entender a lógica de classes e relações e desenvolver a reversibilidade do pensamento, chama-se estágio:

Para Jean Piaget, a operação das capacidades cognitivas que leva o nome de acomodação é um fenômeno que acontece quando:

Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

O pensamento é entendido na teoria de Piaget como a interiorização de ações.

Para Piaget, quando houver situações que gere grande desequilíbrio mental:

I- O professor deve adotar passos intermediários para adequá-los às estruturas mentais da fase de desenvolvimento do aluno;

II- O aluno deve exercer um papel passivo e construir seu conhecimento, sob a orientação constante do professor.

Sobre os itens acima:

O brincar alegra e motiva as crianças, juntando-as e dando-lhes oportunidade de ficar felizes, trocar experiências, ajudarem-se mutuamente; as que enxergam e as que não enxergam, as que escutam muito bem e aquelas que não escutam, as que correm muito depressa e as que não podem correr. As crianças precisam brincar independentemente de suas condições:

Qual o estágio piagetiano em que a criança consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal?

Completa a sentença de acordo com as características marcantes das teorias de Piaget e Vygotsky e após aponte qual alternativa mostra a sequência correta das palavras:

Piaget é ______________, com ênfase no papel estruturante do sujeito, e também que Piaget reformou em bases funcionais as questões sobre pensamentos e linguagem. Por ser ao mesmo tempo pensador e cientista experimental, a Piaget interessava uma visão transformadora da _______________. Apesar de a teoria de Vygotsky também apresentar um aspecto construtivista, seria na medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de _____________. Assim, Vygotsky enfatiza o aspecto _______________, pois considera que é no plano ______________, isto é, na troca entre as pessoas, que tem origem ás funções mentais superiores, que são mecanismos psicológicos complexos, que envolvem controle consciente de comportamento, ação intencional e liberdade do individuo em relação às características do presente momento.

A relação entre professor e aluno poderá ser benéfica, segundo Piaget, caso o professor assuma um papel:

Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Para Piaget, a aprendizagem é um processo de acomodação, no qual a mente se mantém estática.

De acordo com as abordagens interacionistas, a brincadeira ocupa importante papel no desenvolvimento da criança. Quanto a esse aspecto, julgue os itens a seguir. I A brincadeira é uma linguagem indispensável ao equilíbrio afetivo e intelectual da criança, tanto para satisfazer seus interesses e necessidades quanto para que ela aprenda conteúdos escolares de uma forma lúdica e prazerosa. II Por meio da brincadeira, a criança pode experimentar o puro prazer, descansando das exigências do mundo real e descarregando energias, além de aprender a diferenciar o mundo imaginário do mundo real. III A brincadeira possibilita o desenvolvimento da capacidade de simbolização da criança, ao lidar com situações imaginárias, bem como conduz ao desenvolvimento da vontade, da capacidade de escolha e do autocontrole. Assinale a alternativa correta.

“A teoria de __________ oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita [...]”. (WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, p. 30). Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:

É incorreto afirmar tendo em vista o pensamento de Piaget:

A respeito da concepção e evolução psicogenética da língua escrita identifica –se três períodos: a distinção entre o modo de representação icônico e não icônico; a construção de formas de diferenciação e a fonetização da escrita. Sobre a fonetização da escrita é CORRETO afirmar:

Diferente de Piaget, Vygotsky considera que o desenvolvimento cognitivo ocorre através da:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282