Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que:

Segundo a teoria de Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo por estágios. Partindo dos reflexos simples do bebê herdados geneticamente, a criança vai criando, progressivamente, estruturas mentais até atingir o pensamento formal. Relacione adequadamente os estágios com as características apresentadas.

  1. Sensório-motor.
  2. Pré-operatório.
  3. Operações concretas.
  4. Operações abstratas.

( ) Pensamento hipotético-dedutivo.
( ) Noção de permanência do objeto.
( ) Desenvolvimento da função simbólica.
( ) Desenvolvimento do pensamento lógico.
( ) Desenvolvimento do pensamento e da linguagem.
( ) Domínio das noções de conservação de matéria, peso e volume.
( ) Egocentrismo intelectual – crença no poder ilimitado da reflexão.
( ) Adaptação ao meio que se faz através de esquemas sensório-motores.

A sequência está correta em

Com relação as Contribuições da teoria Piagetiana à perspectiva da aprendizagem. O esquema de organização, feito pelo organismo pode ser aplicado ao processo de aprendizagem, que se dá na estrutura cognitiva. A organização seletiva que a cognição realiza dá-se em um processo permanente de interação do homem com o meio ambiente, por meio da apreensão do que é útil e necessário à adaptação do homem no mundo.

Ainda nesta perspectiva, o processo de adaptação do sujeito à sua realidade, o qual é responsável pelo desenvolvimento da inteligência, é compreendido por dois conceitos:

De acordo com a teoria de Piaget, o conhecimento procede de:

Na teoria piagetiana, o conhecimento é concebido como
uma construção. Esta construção é explicada através do
processo de abstração reflexionante. Fernando Becker
(2012) afirma que, para Piaget, a abstração reflexionante
comporta sempre dois aspectos inseparáveis, dois processos
complementares, denominados

A BPM (bateria psicomotora) é um conjunto de situações ou tarefas que buscam analisar dinamicamente o perfil psicomotor da criança (perfil intraindividual). Vitor da Fonseca (2012) apresenta alguns perfis psicomotores obtidos por meio da utilização da BPM. Conforme o autor, crianças que obviamente apresentam sinais disfuncionais evidentes, equivalentes a disfunções psiconeurológicas, cujo potencial de aprendizagem se caracteriza por uma lenta, ou muito lenta, modificabilidade, fazem parte do perfil psicomotor

A Epistemologia Genética é uma teoria do conhecimento desenvolvida por:

A teoria criada por Jean Piaget preocupa-se em compreender a gênese e a evolução do conhecimento humano e, diante desse objetivo, procura identificar:

À luz do pensamento de Piaget, Telma Vinha argumenta que “a construção da personalidade moral se dá a partir da interação com os diversos ambientes” e que “a moral se refere ao que eu devo ser, como eu devo agir perante o outro”. Segundo ela, o respeito unilateral, que se refere ao medo que a criança tem de perder o amor, ao medo de ser punida, de ser censurada, leva a uma moral que é chamada de moral heterônoma. Tem-se um exemplo de moral heterônoma quando a criança justifica uma regra com base na autoridade de um adulto.

Nessa perspectiva, a moral heterônoma é uma moral

Para Piaget (1991a) o jogo é essencial como recurso pedagógico e/ou psicopedagógico, pois no brincar a criança articula teoria e prática, formula hipóteses e experiências, tornando a aprendizagem atrativa e interessante. Ao estudar com observação e método a prática de jogos, propôs uma possível classificação na quais três tipos de estruturas caracterizam os jogos: o exercício, o símbolo, e a regra. O jogo de regras é a atividade lúdica do “ser sofisticado e começa a ser praticado por volta dos:

A teoria de Piaget parte da perspectiva de que o sujeito constrói seu conhecimento quando interage com a realidade. Para ele, o desenvolvimento é um processo sequencial marcado por etapas, denominadas de estágios cognitivos. Dentre esses estágios destacam-se:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.

II. A avaliação deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do sujeito.

II. Toda criança tem o direito de ser respeitada por seus educadores.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Piaget, a assimilação e a acomodação são funções variantes, pois mudam constantemente com o desenvolvimento do ser humano.

II. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos.

Marque a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282