Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782584

Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como

Carregando...
Q741412

Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deveria centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deveria agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores, dentre eles o educador pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista.
É correto afirmar que as ideias abordadas no texto fazem referência à:

Carregando...
Q741587

O principal livro de Paulo Freire se intitula:

Carregando...
Q704701

Para Paulo Freire (1997), em “Pedagogia da Autonomia", o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia, do ser de todos os educandos, e lista uma série de “exigências" inerentes ao ato de ensinar.

Considerando os apontamentos de Freire (1997), sobre o ensino, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q741493

“A transformação da educação não pode antecipar-se à transformação da sociedade, mas esta transformação necessita da educação". Esta afirmação é defendida por:

Carregando...
Q752988

Referente a superação da relação entre opressor x oprimido, segundo Paulo Freire (2005, p.42), "esta superação exige a inserção crítica dos oprimidos na realidade opressora, com que, objetivando-a, simultaneamente atuam sobre ela." Freire afirma que, para libertação, é necessário dialogicidade, reflexão e ação sobre a realidade para transformá-la, através de um (a) autêntica (o):

Carregando...
Q744844

Paulo Freire é mundialmente reconhecido, dentre outras razões, pelo pioneirismo das experiências que realizou no âmbito da alfabetização de jovens e adultos. A utilização de temas geradores, proposta por ele, visa um ensino articulado às experiências de vida e comprometido com a transformação da realidade dos educandos. Essa prática proposta por Freire

Carregando...
Q734883

É incorreto afirmar a respeito de Paulo Freire:

Carregando...
Q673029

O educador brasileiro Paulo Freire faz uma crítica à educação básica afirmando que há uma relação vertical entre o educador e o educando, com o objetivo intencional ou não, para a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e submetidos à estrutura do poder vigente. Tendo como base o exposto é incorreto afirmar:

Carregando...
Q728583

Segundo Paulo Freire, “a leitura de mundo precede a leitura da palavra". Diante disso, podemos dizer que a leitura começa desde o primeiro contato que a criança tem com o mundo exterior, como, por exemplo, expressões faciais, dizeres, ordens, gestos e outras formas de comunicação. Sobre a prática da leitura, é incorreto afirmar que

Carregando...
Q684975

Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que

o professor deve romper a distância que possa existir entre ele e o educando, facilitando o diálogo e estimular a prática do pensar.

Carregando...
Q729167

Paulo Freire, por meio de suas obras, trouxe grandes contribuições para a Educação e se tornou um dos teóricos brasileiros mais conhecidos no mundo. Leia abaixo um trecho retirado do livro Educação e Mudança:

“[...] e é porque se integra na medida em que se relaciona, e não somente se julga e se acomoda, que o homem cria, recria e decide" (FREIRE, [1979] 2008, p. 64).

Esse fragmento de texto remete a ideia de que

Carregando...
Q752682

Observe a reflexão de Paulo Freire (1996, p.30-31): "[ ... ] Porque não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida nesse descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada a ver com isso. A escola não é partido." Nesse contexto, para o autor, ensinar exige:

Carregando...
Q644946

A professora Maria, entende que o objetivo do ensino não seja apenas de tornar mais rápido e acessível o aprendizado. Acredita que o aluno precisa aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)". O método de ensino da professora Maria está embasado nos conceitos de qual educador:

Carregando...
Q709175

Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, relembra uma metáfora, muito utilizada por um educador muito conceituado. A referida metáfora é “educação bancária", que é usada para falar de uma escola em que se pretende “sacar" exatamente aquilo que se “depositou" na cabeça do aluno. Quem foi o educador criador dessa metáfora?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282