Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q792985

Assinale a opção que apresenta um dos indicadores de qualidade na educação infantil no que se refere à dimensão da promoção da saúde:

Carregando...
Q746579

Uma cuidadora em atividade em uma creche, ao ver duas crianças em confronto físico, deve:

Carregando...
Q652929

Sobre a infância, analise as afirmativas a seguir: I- Segundo a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), a carta magna internacional assinada pelo Brasil em 1990, entende-se por infância o período de vida de todo indivíduo com menos de dezoito anos de idade, “salvo se, em virtude da lei que lhe seja aplicável, tenha atingido antes a maioridade”. II- De acordo com a convenção e conforme disposto na Declaração dos Direitos da Criança, “a criança, em virtude de sua falta maturidade física e mental, necessita de proteção e cuidados especiais, inclusive a devida proteção legal, tanto antes quanto após seu nascimento”. III- Ao longo da história, a infância quase não era compreendida como uma fase da vida. Foi só na era moderna que a infância (ou as crianças) passou a ser vista como um segmento social, assumindo um papel nas relações familiares e na sociedade. Foi na pós industrialização e na formação do estado moderno que a criança passou ser compreendida com suas características e necessidades próprias. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q634213

Leia com atenção:

(__) O período mais intenso do desenvolvimento global da criança é entre o nascimento e o primeiro ano de vida;

(__) Até um ano de vida é que se consolida a base do desenvolvimento neuropsicomotor;

(__) Cada criança tem o mesmo ritmo de crescimento que ocorre da mesma maneira em todos;

(__) O desenvolvimento não sofre influências de hereditariedade ou de ambiente.

Levando-se em consideração que (V) significa verdadeiro e (F) significa Falso a sequência das proposições acima é:

Carregando...
Q652930

Forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. Estamos falando de:

Carregando...
Q635549

“Os campos do conhecimento científico — Astronomia, Biologia, Física, Geociências e Química — têm por referência as teorias vigentes, que se apresentam como conjuntos de proposições e metodologias altamente estruturados e formalizados, muito distantes, portanto, do aluno em formação. Não se pode pretender que a estrutura das teorias científicas, em sua complexidade, seja a mesma que organiza o ensino e a aprendizagem de Ciências Naturais no ensino fundamental." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.)

Lido esse trecho é correto concluir que poderá ser suposta uma diferenciação quanto ao método científico e a metodologia do ensino de Ciências, pois:

Carregando...
Q629030

Como elementos essenciais ao delineamento de uma proposta pedagógica, torna-se necessário analisar os componentes curriculares que se articulam para compor o planejamento em Educação Infantil que, por sua vez, irão nortear o processo avaliativo. Compõe o planejamento da Educação Infantil:

I. Áreas do desenvolvimento infantil.

II. Áreas de conhecimento.

III. Atividades, práticas e projetos pedagógicos.

Carregando...
Q655456

Os momentos de descanso nas creches, pré-escolas e escolas que possuem turmas de Educação Infantil devem ser planejados considerando as necessidades da criança. As formas de organizar espaços e tempos adequados às necessidades de repouso e sono devem, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) E
  • 8) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282