Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 31 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

De acordo com Lück (2010), embora possam se identificar
certos traços predominantes na cultura de uma escola,
é possível também observar a ocorrência de subculturas,
formadas por subgrupos, como ocorre entre os
professores de diferentes níveis de ensino, segmentos e
áreas ou tempo de serviço e nível de formação diferentes,
que, por isso mesmo, formam grupos de afinidades
e tendem a se isolar dos demais e a formarem acordos
tácitos que, pela proximidade, são expressos por meio
de comunicações subliminares, de forte poder de influência
e de difícil captação para os que não fazem parte do
grupo. Entre outras, uma das condições que contribuem
para tornar as subculturas altamente diferenciadas e isoladas
na escola, segundo a autora, é

Observe o quadrinho abaixo:


Marque a opção que melhor completa a sentença abaixo:

“A escola deve ser um espaço de busca (cultura formal) e criação de informação (cultura experienciada) que precisa ser pensada como _______".

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial adquire reconhecimento, especialmente, devido à quantidade de ações desenvolvidas dentro de um espaço educativo em que se valoriza e se debate a diversidade sob a qual o patrimônio é constituído.

O gráfico, a seguir, aponta a discrepância em relação ao rendimento médio salarial, a partir dos critérios raça e cor:

Diante do exposto, NÃO explica os fatores que causaram e causam desigualdades na vida da população negra/afrodescendente o que se afirma em:

Associe cada estratégia de integração disciplinar à sua definição.

I. multidisciplinaridade;

II. interdisciplinaridade;

III. transdisciplinaridade.

( ) Há uma relação entre os conteúdos de duas ou mais disciplinas para abordar um tema de maneira mais aprofundada.

( ) Um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas.

( ) É uma abordagem mais complexa, em que a divisão por disciplinas, hoje implantada nas escolas, deixa de existir.

A ordem correta das associações é:

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

Em seu desenvolvimento, a educação patrimonial tem fortalecido vínculos entre políticas públicas de cultura, meio ambiente, turismo, educação, saúde, desenvolvimento urbano, entre outros, possibilitando um diálogo intersetorial.

A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente humana. Na tentativa de superar essa condição, tem‐se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é correto afirmar que a

Os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o Professor poderá desenvolver o conteúdo “o papel dos grupos étnicos como protagonistas, no resgate e recriação cultural, no estabelecimento de novas situações jurídicas, em especial na fase contemporânea, fazendo-se respeitar, propondo e ensinando novas bases de convivência; a responsabilidade do Estado e da sociedade civil no cumprimento de seus direitos” com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Na perspectiva do núcleo temático transversal “Pluralidade cultural e cidadania”, este conteúdo pode ser corretamente associado ao seguinte bloco de conteúdos:

Ao longo da história, as comunidades quilombolas tiveram seus direitos negados. O direito dessas comunidades à educação e à escola apenas recentemente tem sido reconhecido. E, ainda assim, muito timidamente. Segundo o documento que estabelece as Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola (2017), ela será ofertada preferencialmente por estabelecimentos de ensino localizados em comunidades quilombolas, rurais e urbanas, reconhecidas pelos órgãos públicos.

São princípios que fundamentam a Educação Escolar Quilombola:

I. A legalidade, as línguas reminiscentes, a moralidade, os marcos civilizatórios e a impessoalidade.

II. A superação do racismo, o incentivo ao planejamento do trabalho, a impessoalidade e os marcos civilizatórios.

III. A memória coletiva, o direito ao etnodesenvolvimento, a superação do racismo, a territorialidade e o respeito ao processo histórico.

IV. A articulação entre os conhecimentos científicos, tradicionais e práticas socioculturais, as tecnologias e as formas de produção do trabalho.

V. A defesa do meio ambiente, a redução das desigualdades, a livre concorrência e o incentivo ao planejamento do trabalho e da vida social.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Leia as afirmativas a seguir: I. Ao adotar um paradigma segregacionista na escola, busca-se conciliar as crianças normais àquelas com necessidades educacionais especiais. II. O livro didático é um instrumento de informações a serviço do professor e dos estudantes. III. O pluralismo de ideias é um dos princípios para a ministração do ensino. IV. Piaget diz que o indivíduo está constantemente interagindo com o meio ambiente. Dessa interação resulta uma mudança contínua, que chamamos de mutualismo. Marque a alternativa CORRETA:

“...do contraste entre o um e o múltiplo, ou entre o mesmo e o 'outro', nasce a problemática da cultura. (...) Cultura é termo polissêmico. Não se trata, contudo, de percebê-lo dentro da lógica do senso comum que dá margem a declarações sobre os grupos que diferem de nós, em tons que podemos identificar nas seguintes expressões: 'eles não têm cultura, são selvagens, sem moral, têm costumes bárbaros".

Pode-se nomear a ação social e a prática educativa que apreendem e interpretam o outro - individual ou coletivo, seu modo e estilo de vida, a partir de referenciais de sua própria cultura, como

O OE Marcelo participou da formação continuada para acompanhar, na escola, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, o qual defende a escola pública como um espaço que, para além das salas de aula e da transmissão/apropriação de conhecimentos científicos, torna-se um lugar sintonizado com os direitos sociais de todos. Esta concepção de escola busca superar:

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo. A _______________ acontece quando um tema é abordado por diversas disciplinas sem uma relação direta entre elas. Como por exemplo: se o objeto de estudo for o Cristo Redentor, a Geografia trabalhará a localização, as Ciências tratarão da vegetação local e as Artes mostrarão por quem a escultura foi feita e por que está ali.

Perceber-se como parte do ambiente em que vive, entendendo que suas atitudes influenciam o meio ambiente. Repensar atitudes, tornando-se mais consciente da relação entre os seres vivos, são objetivos imprescindíveis para o desenvolvimento de aulas que abordem o(a):

O planejamento desenvolvido por meio de projetos pedagógicos na Educação Infantil tem por finalidade uma aprendizagem significativa para as crianças envolvidas. Podem ser desenvolvidos vários projetos de forma que se dê a articulação entre o conhecimento científico e a realidade espontânea da criança, promovendo a cooperação e a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282