Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 11 de 11 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 11
Questões por página:
Q748918

A professora Rafaela trabalha com o 4º ano do ensino fundamental e, neste ano de 2018, notou em uma de suas turmas a presença de um estudante de origem indígena. Com a intenção de ressignificar seu currículo e de valorizar outras culturas, resolveu incluir no seu planejamento uma gincana com brincadeiras e jogos dos povos indígenas, próximo ao Dia do Índio. Para separar os estudantes em grupo, fez uma parceria com a professora de Artes e confeccionou cocares e braceletes com penas de cores distintas. Na semana da gincana, os adornos foram distribuídos e as brincadeiras foram realizadas, a saber: corrida do saci (pular em apenas uma das pernas), vida (semelhante ao jogo queimada, em que a criança queimada sai do jogo) e o gavião e os passarinhos (semelhante ao jogo polícia e ladrão, no qual ganha quem aprisionar todos os passarinhos primeiro). Embora tivesse pontuação por equipes, no final todos levaram uma peteca para casa pela participação.

De forma a responder à diversidade étnica de sua turma, podemos afirmar que a professora trabalhou com a perspectiva denominada Multiculturalismo

Carregando...
Q738236

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.

A educação é um instrumento relevante para que as políticas de culturas construam hegemonias fortalecidas e, assim, preservem a memória dos grupos comunitários.

Carregando...
Q738231

Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.

A dialogicidade como princípio favorece o encontro entre culturas na medida em que rompe com a ideia de dissociação entre cultura popular e cultura erudita.

Carregando...
Q738250

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial reconhece os patrimônios materiais e imateriais como referências significativas para o desenvolvimento de um processo político-pedagógico no qual os sujeitos se reconheçam como participantes ativos da dinâmica da produção, da circulação e do consumo dos bens culturais.

Carregando...
Q748912

Cunha, em Brincadeiras africanas para educação cultural (2016), afirma que as brincadeiras populares africanas apresentam algumas características e particularidades.

Assinale a alternativa que, segundo a autora, apresenta uma dessas características.

Carregando...
Q748917

Cunha, em Brincadeiras africanas para educação cultural (2016), afirma que existem elementos racistas em alguns jogos que por vezes são citados como de origem afro-brasileira, e que a utilização dessas brincadeiras em aula, sem uma reflexão sobre seu significado e sua construção histórica, termina por contradizer as orientações legais acerca de uma pedagogia antirracista.

Um exemplo de jogo ligado ao contexto da escravidão cuja construção histórica o(a) docente deve problematizar é

Carregando...
Q738234

Acerca da relação entre políticas culturais e educação, julgue o item que se segue.

Uma política cultural relaciona-se com a educação à medida que os processos educativos contribuam para a promoção da indissociabilidade entre os bens culturais e a comunidade para a qual esses bens sejam referência.

Carregando...
Q738233

Julgue o próximo item, relativo à teoria e à prática de ações educativas em contextos culturais.

A mediação promovida por uma educação que compreende o bem cultural como fonte reconhece que signos e significados são elementos relevantes para a resolução de conflitos entre diferentes culturas.

Carregando...
Q751557

Segundo Gadotti, a educação multicultural pretende reforçar a relação entre: I. Educação e vida. II. Educação no trabalho e reforma política. III. Objetivos e finalidade da educação. Quais estão corretas?

Carregando...
Q748899

O Artigo 26A da Lei nº 11.645/2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, regulamenta que, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, “torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena".

O ensino da história e da cultura indígena deve garantir que crianças e jovens

Carregando...
Q738249

Acerca do histórico, dos conceitos e dos processos da educação patrimonial, julgue o item a seguir.

A educação patrimonial é um processo educativo formal e não formal restrito a dois espaços educativos: escolas e museus.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) Errado
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) E
  • 10) C
  • 11) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282