Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 33 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q746443

Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1- Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

2- Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

3- Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

( ) Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

( ) Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

( ) Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...
Q665333

Os métodos de ensino são classificados por Piaget como métodos verbais, ativos, intuitivos e ensino programado. Atualmente os métodos ativos ganham força na educação básica, e se trata de um:

Carregando...
Q669222

Trabalhar com tecnologia na sala de aula é um caminho sem volta. Nos dias atuais, as crianças chegam às escolas dominando as ferramentas digitais e, para se adaptar a essa nova realidade, os professores também precisam transformar as suas práticas. Mas não adianta inserir a tecnologia na aula sem um propósito definido coletivamente. Para tanto, a utilização da tecnologia deve ser:

Carregando...
Q681625

No contexto da temática transversal “Saúde", ao Professor que deseja desenvolver “Autoconhecimento para o autocuidado" com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Carregando...
Q686067

Na perspectiva escolar, a interdisciplinaridade:

Carregando...
Q686066

A interdisciplinaridade constitui um grande desafio, porque envolve, fundamentalmente, os âmbitos:

Carregando...
Q727187

A Educação Física é capaz de promover a educação para o lazer e a educação pelo lazer. Nesse segundo âmbito, utiliza-se o lazer como ferramenta para a educação. Exemplo disso é o resgate da cultura pela aplicação dos conteúdos de jogos e brincadeiras.

A respeito dos jogos, como podemos definir os jogos cooperativos?

Carregando...
Q681636

No contexto da temática transversal “Meio Ambiente”, ao Professor que deseja desenvolver “Sociedade e meio ambiente” com os alunos dos primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Carregando...
Q746226

No que tange às novas abordagens teóricas e metodológicas no ensino da geografia, considere as seguintes afirmações:

I. A construção de uma geografia escolar crítica destacou a clareza, a simplicidade, a generalidade e a exatidão como principais condições de interpretação dos conteúdos geográficos, fazendo uso de uma metodologia que estimula, no processo de ensino/aprendizagem, a construção de certezas.

II. Criticidade no ensino de geografia é deixar o estudante se libertar da dependência intelectual, encontrar sua criatividade e imaginação, aprender a pensar a partir do diálogo com o real e com as obras culturais, tentando se descobrir como agente de mudanças.

III. Por geografia escolar tradicional entende-se uma atitude de pensar os temas e os conceitos geográficos a partir de procedimentos rígidos e estáticos, não abrindo margem para uma renovação ou uma pluralidade no conhecimento.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q741606

No handebol um time-out não será obrigatório quando:

Carregando...
Q741601

É uma prova de campo no atletismo:

Carregando...
Q740709

O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação. Assinale a opção que contempla as características desse tipo de trabalho.

Carregando...
Q739815

Para se promover uma ação interdisciplinar escolar, pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:

1- manter viva a ideia de que a interdisciplina é etapa superior das disciplinas e não negação supostamente superadora delas.

2- definir os temas socialmente mais relevantes em que o interdisciplinar possa operar e buscar vias institucionais para colocá-las em prática.

3- criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem.

4- promover transposição de métodos de análise, permanecendo circunscrita à condição de pesquisa disciplinar.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q746047

Relacione, corretamente, as abordagens metodológicas apresentadas a seguir com suas respectivas características, numerando os parêntese abaixo de acordo com a seguinte indicação:

1- Demonstração

2- Aula de campo

3- Desenvolvimento de projeto

( ) De modo geral acontece a partir da seleção do problema a ser investigado; elaboração do plano de trabalho, execução do plano elaborado, análise e apresentação dos resultados.

( ) Necessita, inicialmente, do reconhecimento prévio do local, elaboração do roteiro de trabalho, organização dos grupos, autorização dos responsáveis e da direção da escola e organização do transporte.

( ) Possibilita que todos vejam o mesmo fenômeno simultaneamente. Sua utilização é justificada pela economia de tempo e disponibilidade limitada de material.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q740695

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência

2 - Conhecimento

3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.

( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.

( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo".

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282