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Cipriano Luckesi (2011) destaca que na Avaliação da Aprendizagem Escolar os erros como fator participante do processo de ensino-aprendizagem: “Eles devem ser considerados percalços de travessia, com os quais podemos positivamente aprender e evoluir, mas nunca alvos a serem buscados” (p. 200).

Diante desta perspectiva, assinale a alternativa correta.

Sobre o Planejamento, Luckesi (2011) afirma que o ato de planejar é um ato decisório político, científico e técnico. Político na medida em que se estabelece uma finalidade a ser construída. Científico, por garantir suporte para o encaminhamento de nossa ação tendo em vista 
a finalidade que estabelecemos. Técnico, se refere aos modos que vão mediar a decisão do processo de nossa ação.

Com base neste conceito de Luckesi, assinale a alternativa relacionada ao Planejamento.

Para o Prof. Luckesi, “a maioria das escolas promove exames, que não são uma prática de avaliação. O ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, diagnóstica e inclusiva. Hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos. Do ponto de vista político-pedagógico, é uma tradição antidemocrática e autoritária.”

Esta afirmação crítica encontra apoio, uma vez que os exames tradicionais são centrados:

A avaliação do processo de ensino e de aprendizagem segundo LUCKESI (2002) “não é um fim, mas um meio, que permite verificar até que ponto os objetivos estão sendo alcançados, identificando os alunos que necessitam de atenção individual e reformular o trabalho com a adoção de procedimentos que possibilitam somar as deficiências identificadas”. Acerca desta citação, podemos concluir que a avaliação deve estar voltada ao:

Lukesi (1999) afirma que existe uma modalidade pedagógica que marca a educação brasileira nos últimos 50 anos. Segundo ele, esta doutrina se caracteriza pela justificação do sistema capitalista que, ao defender a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade, estabeleceu uma forma de organização social baseada na propriedade privada dos meios de produção, também denominada sociedade de classes, sendo esta modalidade de pedagogia uma manifestação própria desse tipo de sociedade.

A que modelo o autor se refere?

Lukesi (1999: 51) desenvolve três concepções acerca do que entende como tendências filosóficas de interpretação da educação. Diz que elas redundam em formas de agir, politicamente, no contexto da prática pedagógica, conforme descritas abaixo.
1 – Propõe uma ação pedagógica otimista, do ponto de vista político, acreditando que a educação tem poderes quase que absolutos sobre a sociedade.
2 – É crítica em relação à compreensão da educação na sociedade, porém pessimista, não vendo qualquer saída para ela, a não ser submeter-se aos seus condicionantes.
3 – É crítica, recusa-se tanto ao otimismo ilusório, quanto ao pessimismo imobilizador. Propõe-se a compreender a educação dentro de seus condicionantes e agir estrategicamente para a sua transformação.

Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, a cada uma dessas perspectivas:

Analise as assertivas sobre planejamento e avaliação em uma perspectiva construtiva (LUCKESI, 2011):
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I- A avaliação retrata a qualidade dos resultados que estão sendo obtidos, cabe ao professor, com base nessa constatação, decidir e investir no alcance dos objetivos previstos.
II- A avaliação, na modalidade de acompanhamento, não trabalha com resultados intermediários e sucessivos, tendo em vista o resultado mais abrangente da ação pedagógica.

Marque a alternativa correta:

Luckesi (1994) afirma que o senso comum nos envolve, nos priva da possibilidade de indagação em tudo, até nas questões pedagógicas e educacionais.

Sobre o senso comum pedagógico, assinale a alternativa incorreta.

Segundo Lukesi (1996) a avaliação é um julgamento sobre uma realidade concreta ou sobre uma prática (...) Portanto, numa avaliação sintonizada com o processo de construção do conhecimento, os erros dos alunos devem ser considerados como:

Luckesi (2011, P.08) salienta que “[...] cabe justamente à avaliação verificar em que medida esses objetivos estão realmente sendo alcançados, para ajudar o aluno a avançar de série." Com relação à verificação da aprendizagem dos estudantes, a Lei nº 9394/96, e alterações que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, afirma que, para os casos de baixo rendimento escolar, os estudos de recuperação devem ser:

Segundo Luckesi (2011:263), “a Avaliação da aprendizagem é um recurso disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem sucedidas”. Nesse sentido, no que concerne à avaliação numa ótica operacional, é correto afirmar:

Para Luckesi, “o erro, como manifestação de uma conduta não aprendida, decorre do fato de que há um padrão já produzido e ordenado que dá a direção do avanço da aprendizagem do aluno”. Portanto, para que o erro seja utilizado como fonte de crescimento, o professor deve:

Cipriano Luckesi, em “Avaliação da Aprendizagem Escolar”, diz que “Se se deseja exercitar uma prática docente crítica, importa levar em conta objetivos políticos dessa prática, assim como princípios científicos e metodológicos que traduzam coerentemente a visão política que se tenha. ”Refletindo sobre esse fragmento de texto, é correto afirmar sobre o processo de Avaliação:

Conforme Cipriano Luckesi em “Filosofia da Educação”, a pedagogia liberal é uma manifestação própria da sociedade capitalista. Na sociedade brasileira, é correto afirmar que:

Provas: FGV - 2013 - CONDER - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Luckesi

Cipriano Luckesi (1994), no livro Filosofia da Educação, apresenta as características e diferenças entre as tendências pedagógicas na prática escolar. Na página 64, descreve o papel da escola na perspectiva de uma dessas tendências: “Assim, quando se fala em educação em geral, diz-se que ela é uma atividade onde professores e alunos, mediatizados pela realidade que aprendem e da qual extraem o conteúdo de aprendizagem, atingem um nível de consciência dessa mesma realidade, a fim de nela atuarem, num sentido de transformação social.” Assinale a alternativa que apresenta a tendência dessa pedagogia, cujo inspirador e divulgador foi Paulo Freire.

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