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Q759095

Acerca da educação bilíngue para surdos e de propriedades da LIBRAS e da língua portuguesa, julgue o item a seguir.

Uma das propriedades da LIBRAS que a diferencia da língua portuguesa é a existência de dois tipos de verbos: os sem concordância, que permitem o apagamento dos argumentos do verbo; e os com concordância, cujas flexões indicam o sujeito e(ou) o objeto da sentença.

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Q777451

O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, ao regulamentar a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras –, e o art. 18 da Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, ao tratar da formação do professor de Libras e do instrutor de libras, define que o seguinte:

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Q562402

Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

A função de tradutor e intérprete de LIBRAS-língua

portuguesa exercida pelo professor da educação básica,

bilíngue, aprovado em exame de proficiência em tradução e

interpretação de LIBRAS-língua portuguesa, é idêntica à do

professor docente.

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Q562399

Considerando o disposto na Lei n.º 10.436/2002, julgue os itens

subsequentes.

Conforme tal lei, a LIBRAS é a forma de comunicação

consistente em um sistema linguístico que tem natureza

visual-motora, estrutura gramatical própria e é empregado por

comunidades de pessoas surdas do Brasil.

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Q514547

Em relação à Língua de Sinais, constituíram-se vários mitos. O intérprete de Libras, em seu trabalho, deve conscientizar as pessoas para evitar a crença de que:

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Q474859

Para os usuários de língua de sinais, as expressões faciais, além de distinguirem funções linguísticas, servem para

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Q562344

Com relação às unidades lexicais da língua brasileira de sinais

(LIBRAS), julgue os itens que se seguem.

No sinal empregado em LIBRAS para a palavra trabalho, a

orientação das palmas das mãos realiza-se em posição

contralateral, sendo o sinal articulado com as duas mãos.

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Q474858

A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados. Nessa Lei, a Libras é definida como

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Q514546

Está em desacordo com os princípios da Educação Bilíngue a afirmação de que:

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Q514539

No livro “Língua de Sinais Brasileira: Estudos Linguísticos” (QUADROS, KARNOPP, 2004), encontramos uma definição de gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Qual?

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Q514553

Qual conceito de educação bilíngue está em desacordo com a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05?

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Q562401

Julgue os itens seguintes, com base no disposto no

Decreto n.º 5.626/2005

O referido decreto dispõe que o nível de conhecimento dos

candidatos aprovados em exame de proficiência em LIBRAS

seja classificado em básico, intermediário ou avançado,

conforme o desempenho deles no exame.

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Q562348

Com relação aos níveis de análise linguística da LIBRAS, julgue os

próximos itens.

As marcações não manuais presentes nos sinais apresentados

nas figuras I e II a seguir, que se referem a casinha e casarão,

respectivamente, atribuem grau ao sinal.


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Q474872

O Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamentou a Lei de Libras, dedica o Capítulo V à formação do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, no § 1º, é CORRETO afirmar:

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Q474871

O tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa necessita de termos técnicos e específicos das áreas a serem interpretadas, “a fim de minimizar as dificuldades dos estudantes na compreensão dos textos acadêmicos.” (STUMPF, 2014, p.146), por conta disso I. desde a criação do Letras-Libras em 2006, pela UFSC, “formou-se uma equipe de tradutores possibilitando mais um campo de trabalho para pessoas surdas: a tradução de materiais didáticos.” (STUMPF, 2014, p.145)
II. “os tradutores/atores participantes da equipe eram pessoas surdas bilíngues – fluentes em Libras e língua portuguesa – conhecedores das realidades culturais que permeiam os falantes destas duas línguas.” (STUMPF, 2014, p.145)
III. “a partir de 2008, a equipe de tradução começou a se reunir sistematicamente aproveitando o conhecimento que os tradutores traziam de seus estados de origem e do contato com estudantes do curso Letras-Libras para fomentar a alimentação do glossário, visto que, por questões históricas – poucos registros ou mesmo ausência de interações entre comunidades surdas de diferentes regiões do país – é comum encontrar diferentes propostas de realizações de sinais para um mesmo conceito.” (STUMPF, 2014, p.149)
IV. pesquisadores “atribuem a necessidade de desenvolvimento de repertórios de áreas de especialidade em Libras às questões históricas de dificuldades de aprendizagem da língua portuguesa descrita” por vários surdos brasileiros. (STUMPF, 2014, p.147)
V. conscientizar estudantes surdos, de cursos de graduação, a respeito dos processos de construção terminológica permitirá o enriquecimento ainda mais acelerado da LSB, e a rápida sistematização e divulgação dos neologismos terminológicos acarretará o acesso e o domínio mais rápido, também dos intérpretes para adequarem sua tradução ao contexto emergente. (FARIA-DO-NASCIMENTO, 2009, p.55)
Sobre terminologias, assinale a alternativa que traz as assertivas CORRETAS.

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GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) B
  • 3) Errado
  • 4) Certo
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) Errado
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) E
  • 15) D
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