Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q782198

Relacione as colunas abaixo.

  1. Integração pelas competências e habilidades a serem formadas
    nos alunos. 
  2. Integração de conceitos das disciplinas mantendo a lógica dos
    saberes disciplinares de referência.
  3. Integração via interesses dos alunos e buscando referência nas
    questões sociais e políticas mais amplas (via disciplinas
    escolares)

( ) Constitui os processos interdisciplinares. Por vezes, mesmo que seja uma proposta interessante por ensinar os princípios das disciplinas de forma mais coerente com matrizes disciplinares de referência, permanece em uma lógica acadêmica. As questões do cotidiano só aparecem como “contextualização” das disciplinas, visando a dinamizar a aula e motivar o aluno. Por exemplo, o aluno não precisa entender o cotidiano em sua complexidade para atender às avaliações.

( ) Perspectiva instrumental. O que importa é formar o aluno para “saber fazer” uma ação, sendo os saberes integrados na ação. É inegável que muitos de nossos saberes se expressam e precisam se expressar em um “saber fazer” – uma habilidade ou um comportamento –, mas reduzir os saberes ao saber fazer é uma perspectiva limitada e coercitiva da prática pedagógica. Um exemplo de aplicação dessa modalidade pode ser encontrado em princípios curriculares das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

( ) Pode-se situar nessa modalidade, sob perspectivas diversas, o currículo por projetos, mais na linha progressivista, distanciada de questões sócio-políticas mais amplas; o currículo por temas geradores, mais na linha da valorização dos saberes populares, dentre outros.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Carregando...
Q748913

O professor Paulo trabalhou a temática dança nas turmas de 9o ano do ensino fundamental e perguntou aos estudantes o que eles sabiam sobre o assunto, sobre a história e o que assistiam na mídia. Nas aulas seguintes, foram apresentadas diversas reportagens, textos e vídeos relacionados às questões de moda, política, gênero e padrão corporal. Foi realizada uma parceria com professores das disciplinas História e Sociologia para aprofundar as questões. No decorrer do trimestre, foram feitas muitas discussões, gerando belos trabalhos sobre os assuntos refletidos nas aulas. Assinale a alternativa que, com base nos estudos culturais, corresponde ao princípio no qual o trabalho foi realizado.

Carregando...
Q677206

A respeito da Interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo:

I) Um planejamento interdisciplinar, na área pedagógica, é quando duas ou mais disciplinas relacionam seus conteúdos para aprofundar o conhecimento e levar dinâmica ao ensino. A relação entre os conteúdos disciplinares é a base para um ensino mais interessante, onde uma matéria auxilia a outra.

II) Um conteúdo interdisciplinar pode fazer parte de um grande projeto, entre dois professores ou até mesmo com um único professor. Por exemplo: um professor de química ao ensinar a composição de vários materiais usados pelos pintores, pode incluir pesquisas sobre a história das artes, os importantes pintores, suas nacionalidades, o que une Química, História, Artes e Geografia.

III) A interdisciplinaridade visa o agrupamento de diversos ramos do conhecimento, seguindo um objetivo em comum, como um assunto ou tema específico, por exemplo, o método multidisciplinar não visa a linearidade dos assuntos

Assinale a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q728502

A Pedagogia de Projetos foi proposta em várias discussões na história da Educação. Ela propõe uma reflexão sobre a escola e o currículo, permitindo uma abordagem interdisciplinar da prática pedagógica. O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa propõe esse tipo de prática em seus cadernos de formação. Diante disso, são características do trabalho com projetos, exceto:

Carregando...
Q738239

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O conceito de interdisciplinaridade assume que toda disciplina apresenta um conhecimento que mantém diálogo permanente com outros conhecimentos.

Carregando...
Q741212

Muito se discute sobre a interdisciplinaridade na escola e sua prática. Referente aos projetos educativos interdisciplinares nos espaços de educação formal, é correto afirmar:

Carregando...
Q738240

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

Uma metodologia que se afirme como participativa na construção do processo de ensino-aprendizagem reconhece a subjetividade como princípio.

Carregando...
Q738238

A respeito da interdisciplinaridade e das metodologias participativas nas práticas educativas, julgue o próximo item.

O estudo do meio pode ser reconhecido como uma metodologia participativa e interdisciplinar, pois parte de um tema central e o articula a outros temas, de modo a favorecer a construção ativa do conhecimento.

Carregando...
Q755268

A respeito da abordagem interdisciplinar, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q730978

O conceito de interdisciplinaridade trata da integração entre duas ou mais disciplinas ou áreas do conhecimento para um fim comum. É uma abordagem metodológica que integra conceitos, teorias e fórmulas na tentativa de compreender o objeto de estudo como um fenômeno sistêmico. Para Fazenda (2008), o trabalho interdisciplinar repousaria em uma busca constante que, a princípio, requereria que cada professor conhecesse a sua disciplina, para depois conhecer a disciplina de outro e, assim, o trabalho interdisciplinar seria construído. Outras pesquisas que apresentam a interdisciplinaridade como objeto de estudo buscavam correlacionar a quebra do paradigma disciplinar à estrutura curricular, visando à formação de graduandos mais atentos às relações e aos conteúdos apresentados pelas diversas áreas.

SANTOS, 2005; FEISTEL; MAESTRELLI, 2012; AGUIAR, 2013; FAZENDA; FERREIRA, 2013.

Ao considerar esse conceito, podemos afirmar que o processo teórico-metodológico interdisciplinar demanda

I. contexto, trabalho cooperativo,

II. progressiva construção do conhecimento

III. delimitação de estratégias a partir de problematização

IV. conceitos claros e objetivos na produção do conhecimento

V. níveis elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

VI. formação de docentes, na busca da integração das áreas.

Assinale a alternativa que apresenta todas as informações CORRETAS sobre o tema.

Carregando...
Q748926

O professor José está trabalhando o tema saúde e atividade física. Combinou com os estudantes que farão entrevistas para buscar informações sobre o assunto com os colegas de outras turmas. Para isso conversou com o professor de Língua Portuguesa, a fim de elaborar o roteiro das perguntas. A professora de Matemática ajudou com os dados e a elaboração de gráficos, e o professor de Ciências, com o funcionamento do corpo e as relações entre alimentação e gasto energético.

Assinale a alternativa que, de acordo com Darido e Rangel, em Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica (2005), corresponde a esse tipo de trabalho.

Carregando...
Q650532

Acerca da interdisciplinaridade, leia e assinale corretamente:

Carregando...
Q540411

I - Em um trabalho interdisciplinar as atividades vão sendo propostas e se estabelecendo por convergência entre os saberes.

II - A interdisciplinaridade ocorre quando as diversas atividades e contribuições das disciplinas, bem como o trabalho dos

professores, acontecem apenas se acumulando por justaposição.

III - A prática interdisciplinar está vinculada à existência de um projeto sustentado por uma intencionalidade claramente

estabelecida para este fim.

Com relação a uma prática pedagógica interdisciplinar, as afirmativas corretas são:

Carregando...
Q403706

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.

A didática contém características de interdisciplinaridade em

função de suas próprias características, originadas da

necessidade de os objetivos da aprendizagem terem sentido

para os estudantes.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) Certo
  • 6) A
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) Certo
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282