Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 12 de 12 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 12
Questões por página:
Q781424

Considerados como essenciais para qualquer educador, os três saberes da docência são: saberes do conhecimento, saberes pedagógicos (andragógicos) e saberes da experiência. Desse modo, relacione as informações abaixo:

1. Saberes do conhecimento

2. Saberes pedagógicos (andragógicos)

3. Saberes da experiência

( ) Referem-se àqueles saberes que são adquiridos no exercício da profissão. Costuma-se dizer que são os saberes do “chão de giz", ou seja, os professores adquirem no dia a dia na sala de aula, em contato direto com o ensino, com os alunos e com as atividades da profissão.

( ) Normalmente são adquiridos na própria formação ou especialização do docente, mas também pode ser aprendido através de estudos, leitura de livros, artigos, dentre outros.

( ) Esses são os saberes que diz respeito ao desenvolvimento da atividade do professor, em sua atividade didática, ou seja, são as técnicas, métodos e ferramentas que se utiliza em sala de aula para conduzir o ensino e a aprendizagem.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q782200

Relacione as colunas abaixo identificando as características essenciais do bom plano de ensino.

  1. Coerência
  2. Sequência
  3. Flexibilidade
  4. Precisão e objetividade

( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.

( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.

( ) É outro pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.

( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Carregando...
Q782222

Relacione as colunas identificando as características essenciais de um bom plano de ensino.

  1. Coerência
  2. Sequência
  3. Flexibilidade
  4. Precisão e objetividade

( ) Deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas atividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.
( ) Os enunciados devem ser claros, precisos, objetivos e sintaticamente impecáveis. As indicações não podem ser objetos de dupla interpretação. As sugestões devem ser inequívocas.
( ) As atividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direções. De sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objetivos propostos.
( ) Pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Carregando...
Q727258

Leia as afirmativas a seguir: I. O livro didático é considerado por alguns teóricos como um instrumento necessário à sala de aula. II. Avaliar, de acordo com o paradigma emergente, significa punir o aluno que cometeu um erro. III. O comprometimento ativo do professor no processo educativo contribui para uma educação adequada às necessidades dos alunos. IV. A gestão escolar deve considerar as características sociais, culturais e econômicas da região ao planejar e desenvolver as ações inerentes ao ambiente escolar. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q751548

Para responder à questão, considere a teoria sobre Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

Segundo Vasconcellos, o Projeto de ensino-aprendizagem pode ser subdividido, basicamente, em sua abrangência em:

Carregando...
Q662066

Segundo Celso dos S. Vasconcellos, no início do século XX, o planejamento vai avançando para todos os setores da sociedade, provocando um enorme impacto a partir do seu uso na União Soviética não como simples organização interna a uma empresa, mas como planificação de toda uma economia.

Atualmente, pode-se identificar três grandes linhas em termos de planejamento administrativo:

I. Gerenciamento da qualidade parcial.

II. Planejamento estratégico.

III. Planejamento participativo.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q728589

Para organização, seleção e planejamento de conteúdos matemáticos a serem aplicados, o profissional da educação infantil precisa considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças. Para isso, deve-se considerar que, exceto:

Carregando...
Q738944

Ainda sobre o planejamento educacional é CORRETO afirmar que


Carregando...
Q713407

Nos anos iniciais do E F, é importante valorizar e problematizar as vivências e experiências individuais e familiares trazidas pelos alunos, por meio:

Carregando...
Q738943

Planejamento pode ser compreendido como uma ferramenta para dar eficiência à ação humana, isto é, uma ferramenta utilizada para organização e tomada de decisões. Sobre planejamento educacional, marque a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q750225

Para responder à questão, considere as teorias de Avaliação e Planejamento Escolar de Celso Vasconcellos.

Existem três dimensões básicas que precisam ser consideradas no planejamento escolar, quais sejam:

Carregando...
Q540417

O plano que registra a sistematização da proposta geral de trabalho do professor em determinada disciplina ou área de estudo, em uma dada realidade, e pode ser anual ou semestral, dependendo da modalidade em que a disciplina é oferecida, é denominado:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) D
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282