Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q768369

Segundo a Resolução Nº 6, de 20 de setembro de 2012, que define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, em seu art. 14, prevê que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes:

I – Diálogo com diversos campos do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura como referências fundamentais de sua formação.

II – Elementos para compreender e discutir as relações sociais de produção e de trabalho, bem como as especificidades históricas nas sociedades contemporâneas.

III – A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, visando exclusivamente o prosseguimento de estudos no ensino superior.

IV – Domínio intelectual das tecnologias pertinentes ao eixo tecnológico do curso, de modo a permitir progressivo desenvolvimento profissional e capacidade de construir novos conhecimentos e desenvolver novas competências profissionais com autonomia intelectual.

V – Recursos para exercer sua profissão com competência, idoneidade intelectual e tecnológica, autonomia e responsabilidade, orientados por princípios éticos, estéticos e políticos, bem como compromissos com a construção de uma sociedade democrática.

Assinale a alternativa que apresente as proposições CORRETAS:

Carregando...
Q782193

Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares. Sobre o tema, é incorreto afirmar que

Carregando...
Q732839

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) remetem para a necessidade de propostas curriculares que contemplem o percurso formativo das crianças e adolescentes num processo articulado e sequencial, o que exige um olhar e diálogo horizontal e vertical do currículo. Na educação infantil, a organização do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer análise cuidadosa do planejamento de atividades que atendam às especificidades da faixa etária, promovendo assim seu desenvolvimento integral. Assim, ao organizarmos os espaços e os tempos na educação infantil, devemos:

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:

I- Promover um modelo pedagógico que exija que todas as crianças façam as mesmas coisas no mesmo espaço e tempo, com os mesmos materiais.

II- Organizar rotinas heterogêneas, esquemas de ações em que as crianças possam fazer escolhas e tomar iniciativas a partir da oferta de diferentes espaços, diferentes interações, brinquedos e materiais, linguagens e brincadeiras.

III- Possibilitar espaços diferenciados, situações diversificadas, que possibilitem a criança exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa dentro de uma proposta que respeite sua individualidade.

IV- Organizar um planejamento didático e segui-lo rigorosamente, com uma rotina de atividades organizadas no espaço e no tempo. Essas rotinas não devem ser modificadas, pois a sequência organizada pelo professor facilita gerir o trabalho na sala de aula.

V- Organizar o espaço físico, a fim de identificar as características e os ritmos homogêneos das crianças, considerando a brincadeira, o lúdico, as interações e as trocas entre as crianças como aspectos secundários que facilitam a apropriação do conhecimento.

Carregando...
Q772892

Tendo como referência a legislação nacional, o Decreto nº 22.766/2002 estabeleceu que ao Conselho de Educação Física, Desporto e Lazer do Distrito Federal – CEFDL/DF, compete o planejamento, a normatização, a fiscalização e a coordenação da educação física, do desporto e do lazer esportivo naquele território da federação, a mesma norma fixou que aquele coletivo terá onze membros, com as representações contidas no Quadro abaixo:

Sobre a composição do CEFDL/DF é correto afirmar que

Carregando...
Q712927

Para Brasil (2010) a universalização da educação básica trouxe consigo maior diversidade de alunos nas escolas, evidenciando-se a diversidade como característica constituinte das diferentes sociedades e da população. Nesse sentido:

Carregando...
Q702996

Sobre o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), é correto afirmar que

Carregando...
Q645088

Em relação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394/1996, art. 65, a formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo:

Carregando...
Q607924

A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, deve garantir que elas cumpram plenamente sua função sociopolítica e pedagógica. Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).

( ) É importante promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais.

( ) É importante construir novas formas de subjetividade na constituição da identidade da criança no processo de aprendizagem.

( ) É importante oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam de seus direitos civis e sociais.

( ) É importante assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças com as famílias.

( ) É importante proteger a dignidade da criança como pessoa humana tanto entre elas quanto entre adultos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Carregando...
Q650494

A Educação para crianças com necessidades educacionais especiais é contemplada no Plano Nacional de Educação (PNE), no sentido de universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado:

Carregando...
Q650498

De acordo com os documentos expedidos pelo Ministério de Educação, na última década, a Educação Infantil requer a constituição de um ambiente acolhedor, em que cuidados e convívio promovam:

Carregando...
Q483228

Sobre as características da Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. ( ) A Educação Básica é obrigatória e deve ser realizada dos 4 aos 17 anos. ( ) A Educação Básica é organizada da seguinte forma: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. ( ) O dever do Estado com a educação escolar será efetivado mediante a garantia da Educação Básica pública e gratuita. As afirmativas são, respectivamente,

Carregando...
Q479393

Em 2013, com o advento da Lei no 12.796/2013, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou por importantes mudanças, talvez as maiores desde a sua promulgação. Acerca de o que essas duas leis dissertam a respeito de educação inclusiva, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q202359

O planejamento voltado à educação implica intencionalidade educativa. Acerca do processo de planejamento, julgue os itens subsequentes.

O principal objetivo do planejamento de ensino é garantir o cumprimento dos conteúdos estabelecidos na grade curricular.

Carregando...
Q584004

A Resolução CNE/CEB nº 4, de 13 de julho de 2010, no art. 47, aborda a avaliação da aprendizagem. É correto afirmar que a avaliação deve ser de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) Errado
  • 14) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282