Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q695501

A educação ganha maior importância quando direcionada ao pleno desenvolvimento humano e às suas potencialidades e a elevação da autoestima dos grupos socialmente excluídos, de modo a efetivar a cidadania plena para a construção de conhecimentos, no desenvolvimento de valores, crenças e atitudes em favor dos direitos humanos, na defesa do meio ambiente, dos outros seres vivos e da justiça social. A educação, nessa perspectiva, contribui também para a criação de uma cultura universal dos direitos humanos direcionada a: assinale a alternativa CORRETA. I. Ao fortalecimento do respeito aos direitos e necessidades fundamentais do ser humano; II. Ao desenvolvimento da personalidade humana e senso de diversidade; III. À prática da tolerância, do respeito à diversidade de gênero e cultura, da amizade entre todas as nações, povos indígenas e grupos raciais, étnicos, religiosos e linguísticos; IV. À possibilidade de todas as pessoas participarem efetivamente de uma sociedade livre; V. À ampliação e a concretização dos direitos humanos;

Carregando...
Q738940

De acordo com o Guia Prático do Cuidador são tarefas concernentes ao Cuidador: I- Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde. II- Estimular e ajudar na alimentação. III- Comunicar à família sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada. IV- Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada. V- Administrar as medicações, conforme orientação da equipe de saúde e da família. Está CORRETO o que se afirma apenas em:

Carregando...
Q631503

A saúde se expressa como completo bem estar físico, psíquico, social e econômico das pessoas, pois vai além da ausência de doenças e se constitui em um:

Carregando...
Q702992

Sobre a presença da temática da Educação em Direitos Humanos nos currículos da educação superior, é correto afirmar que

Carregando...
Q625343

Refletindo acerca da educação escolar no meio rural brasileiro estabelecendo interface com os direitos humanos, analise as afirmativas que seguem e coloque V para verdadeira e F para falsa.

( ) Uma educação em direitos humanos não somente proporciona conhecimentos sobre os direitos humanos e os mecanismos para protegê-los, mas, além disso, proporciona condições necessárias para a promoção e defesa destes na vida cotidiana.

( ) A educação em direitos humanos é entendida como uma possibilidade de combate a todas as formas de intolerância, desrespeito, discriminação contra as pessoas e de violação dos direitos humanos.

( ) A discussão da temática de direitos humanos no campo da educação é imprescindível na perspectiva da construção de uma cultura de direitos humanos para todos (homens, mulheres, negros, negras, pobres, ricos, populações do meio urbano e do meio rural...), especialmente por meio de espaços democráticos de debate dentro e fora da escola, que privilegiem uma sociedade inclusiva e humanizadora.

( ) A educação em direitos humanos deve levar à compreensão do sujeito do campo como um sujeito atrasado e rude. Nesse contexto, o personagem “Jeca Tatu", criado por Monteiro Lobado para indicar o caipira da região rural de São Paulo relegado pelo Estado, foi inculcado no imaginário social brasileiro para se referir ao sujeito do campo como “miserável", “pobre" e “desleixado".

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA.

Carregando...
Q625339

Analise as proposições e coloque V para verdadeira e F para falsa, em relação às políticas de Educação do Campo.

( ) As lutas dos trabalhadores rurais por política de educação foram iniciadas com o PRONERA.

( ) As ações de Educação do Campo realizadas pelo PRONERA chegavam aos Estados e Municípios, basicamente através de convênios e parcerias envolvendo Secretarias de Educação, universidades públicas e comunitárias e movimentos sociais.

( ) Após a instituição da SECADI, os Estados e Municípios passaram a ser envolvidos em ações de Educação do Campo pela mesma dinâmica que compõe o modo de produção de política educacional realizado pelo MEC, demarcada na estrutura e funcionamento do “sistema" educacional e orientada pelo disposto na Lei 9394 de 1996.

( ) A operacionalização da política de Educação do Campo vem se configurando em uma tarefa de fácil realização vez que o Brasil se constitui em uma nação de natureza agrária. Tal característica facilita o processo por contarmos com questões estruturais já existentes, tais como as de natureza técnica, política e teórica.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:

Carregando...
Q623908

A Educação em Direitos Humanos, com a finalidade de promover a educação para a mudança e a transformação social, fundamenta-se em alguns princípios:

I- Dignidade humana.
II- Igualdade de direitos.
III- Religiosidade do Estado.
IV- Centralização de atendimento às pessoas pobres.

De acordo com a Resolução CNE/CP Nº 1, de 30 de maio de 2012, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q516176

O contexto atual exige que a área de recursos humanos amplie a visão, tire o foco de processos administrativos e burocráticos e passe a adotar o papel de guardiã das normas, valores e cultura da organização; o papel de construtora de aprendizado organizacional; o papel de agente e de implementadora da mudança e da estratégia; e a fomentadora do aprendizado e do conhecimento corporativo. Nessa mesma direção, a educação deixou de ser monopólio do governo ou da escola no contexto tradicional. A responsabilidade pela aprendizagem é de todos nós, família, sociedade e organizações. Nesse contexto, houve mudança de paradigma do treinamento para a aprendizagem. Nesse sentido, inclui-se no novo paradigma de aprendizagem o fato de que

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282