Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 17 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q748925

Os princípios de uma proposta de ensino em Educação Física estão relacionados ao fazer e ao conhecer. “Os professores, de uma maneira geral, têm muita dificuldade em sistematizar os conteúdos. Quando ensinar, o que ensinar e para que ensinar" (PALMA, OLIVEIRA e PALMA, 2010).

No ano letivo de 2019, você se tornou um(a) professor(a) de Educação Física do Colégio Pedro II e está lotado(a) em um campus onde, após longas discussões pedagógicas, foi construída uma sistematização de conteúdos desta disciplina. Especificamente para o 5º ano de escolaridade, tem-se:

Assinale a alternativa que identifica o objetivo que se refere à ação docente.

Carregando...
Q748913

O professor Paulo trabalhou a temática dança nas turmas de 9o ano do ensino fundamental e perguntou aos estudantes o que eles sabiam sobre o assunto, sobre a história e o que assistiam na mídia. Nas aulas seguintes, foram apresentadas diversas reportagens, textos e vídeos relacionados às questões de moda, política, gênero e padrão corporal. Foi realizada uma parceria com professores das disciplinas História e Sociologia para aprofundar as questões. No decorrer do trimestre, foram feitas muitas discussões, gerando belos trabalhos sobre os assuntos refletidos nas aulas. Assinale a alternativa que, com base nos estudos culturais, corresponde ao princípio no qual o trabalho foi realizado.

Carregando...
Q748909

De acordo com os autores, assinale a alternativa que nomeia os três “pedacinhos" ocupados por esses estudantes nas aulas de Educação Física.

Carregando...
Q748923

Assinale a alternativa correta, de acordo com os autores, em relação ao trato da saúde na Educação Física escolar

Carregando...
Q748908

Com base nos argumentos do autor, assinale a alternativa que mostra como os docentes de Educação Física podem, por meio de sua prática pedagógica, possibilitar que a aprendizagem da disciplina esteja disponível também para os autoproclamados “sem jeito".

Carregando...
Q748927

Para Palma et al (2010):


Essas considerações se referem a aspectos presentes no currículo

Carregando...
Q748926

O professor José está trabalhando o tema saúde e atividade física. Combinou com os estudantes que farão entrevistas para buscar informações sobre o assunto com os colegas de outras turmas. Para isso conversou com o professor de Língua Portuguesa, a fim de elaborar o roteiro das perguntas. A professora de Matemática ajudou com os dados e a elaboração de gráficos, e o professor de Ciências, com o funcionamento do corpo e as relações entre alimentação e gasto energético.

Assinale a alternativa que, de acordo com Darido e Rangel, em Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica (2005), corresponde a esse tipo de trabalho.

Carregando...
Q748914

Assinale a alternativa em que a autora aponta caminhos possíveis para práticas mais inclusivas nas aulas de Educação Física.

Carregando...
Q655757

Preencha as lacunas relacionando os excertos aos itens A e B considerando a Educação baseada na:

A - Perspectiva Neoliberalista

B- Perspectiva Crítica

( ) Busca questionar e criticar as formas dominantes de conhecimento, sendo a teoria da desconfiança. Enfatiza a compreensão do que faz o currículo, e não as técnicas de como se faz o currículo. Considera que o currículo está intimamente relacionado à questão de poder, a partir da seleção de conhecimentos, por exemplo.

( ) Ao considerar o contexto em que está inserido, a escola, bem como o currículo, está submetida aos aspectos econômicos e sociais ao qual participa, em que este corresponde aos interesses dos grupos dominantes (SILVA 2002).

( ) Nessa teoria procura-se abordar conteúdos que estejam interligados à realidade dos educandos, tais como a desigualdade social, com vista à transformação da sociedade, além de reconhecer que é pela cultura que a escola transmite as experiências acumuladas socialmente aos alunos.

( ) Uma das características dessa perspectiva é advogar a neutralidade política. Sua intenção, contudo, é dissimular a imensa carga de ideologia que se esconde sob currículos moldados por princípios como competitividade, mérito e eficiência.

( ) A cartilha dessa perspectiva subordina a Educação aos interesses de mercado, do mesmo modo que essa ideologia tem balizado os princípios e os valores educacionais, em todos os níveis e categorias. A formação crítica, assim, é progressivamente substituída por uma formação tecnicista, com tendências à especialização e ao estreitamento curricular: disciplinas como Sociologia e Filosofia, por exemplo, são vistas como inúteis ou, quando não, veículos de propaganda ideológica.

( ) De acordo com Silva (2002), essa teoria do currículo desenvolveu-se no século XX, na década de 60, sob um período de intensas transformações e movimentos.

( ) Esta perspectiva econômica-política preconiza a crescente desresponsabilização do Estado pela gestão e financiamento da educação pública. (FONTANA, 2011).

Carregando...
Q403681

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

A descrição e a problematização da realidade, sua

compreensão crítica e a proposição coletiva de alternativas de

ação são três momentos do processo de avaliação do

planejamento.

Carregando...
Q403685

Com relação ao processo de ensino e aprendizagem e a seus elementos constitutivos, julgue os itens que se seguem.

Por meio do planejamento de ensino, o professor direciona

suas ações para alcançar metas específicas, define estratégias

e recursos necessários para atingir os objetivos e propõe meios

de se avaliar os resultados obtidos.

Carregando...
Q403704

A respeito de interdisciplinaridade e de globalização do conhecimento, julgue os itens seguintes.

A discussão em torno da perspectiva interdisciplinar em

educação não tem respaldo nas teorias do currículo, em razão

do atendimento, por este, das necessidades de todas as

disciplinas de forma individual.

Carregando...
Q274752

É preciso reconhecer a inclusão curricular do tema “ética” em projetos pedagógicos de várias escolas. Entretanto, se como cidadãos (ou mesmo usuários), temos experimentado o hábito de avaliar certas práticas sociais e profissionais a que estamos ligados no dia a dia, não se pode dizer que o mesmo venha ocorrendo explicitamente e com a mesma frequência quando colocamos a educação escolar em pauta.
Em conformidade com o exposto, é correto afirmar que

Carregando...
Q405438

Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano

para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do

currículo em teorias:

1.tradicionais;

2.críticas;

3.pós-críticas.

Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.

( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.

( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação

cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.

( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção,

conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.

A sequência está correta em

Carregando...
Q232766

No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens que se seguem.

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior realiza visitas in loco para verificar as condições dos cursos oferecidos pelas instituições.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) E
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) A
  • 14) B
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282