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Q768364

Leia o texto abaixo:

"Com maior ou menor resistência, mais ou menos debates, esse novo paradigma vai sendo adaptado e adotado em diferentes países. Vasta literatura acadêmica, muitos relatórios e estudos sobre política educacional documentam essa nova visão da educação.

Os conteúdos disciplinares, tradicionalmente tratados como fins em si mesmos, passam a servir às aprendizagens ___________ e ___________. Tomar os conteúdos como meios para aprender implica numa mudança de cultura muito mais profunda do que os relatórios e documentos sobre esse tema permitem prever, porque coloca o foco da avaliação nos resultados da aprendizagem" (Mello, 2014. p.10-12).

No trecho acima, fragmento do texto “Currículo na educação básica do Brasil - concepções e políticas", a autora reflete sobre uma outra possibilidade de organização curricular. Marque a alternativa CORRETA que completa o sentido do texto exposto:

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Q779396

O Instituto Federal de Santa Catarina no processo de institucionalização da modalidade a distância estabelece segundo a legislação vigente resoluções e portarias internas que normatizam as diretrizes para a oferta de cursos e componentes curriculares na modalidade a distância na Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, de Graduação e Pós-Graduação.

Considerando a especificidade desta modalidade de ensino analise as características das afirmações abaixo:

I. A educação a distância se caracteriza de acordo com a legislação vigente, como modalidade, na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em espaços ou tempos diversos.
II. Conforme a Portaria nº 1.428, de 28 de Dezembro de 2018, as Instituições de Ensino Superior que possuam pelo menos um curso de graduação presencial reconhecido poderão introduzir entre 20% a 60% da carga horária total do curso em disciplinas na modalidade a distância.
III. Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância poderão ter as atividades presenciais realizadas em locais distintos da sede ou dos polos de educação a distância
IV. Os cursos técnicos de nível médio oferecidos na modalidade de Educação a Distância estabelecerão, em seus respectivos projetos pedagógicos, os percentuais mínimos de atividades presenciais necessários para o cumprimento da formação técnica pretendida.
V. Na modalidade de educação de jovens e adultos é possível oferecer até 80% (oitenta por cento) de sua carga horária a distância, tanto na formação geral básica quanto nos itinerários formativos do currículo.

Assinale a opção CORRETA:

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Q748927

Para Palma et al (2010):


Essas considerações se referem a aspectos presentes no currículo

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Q483608

Analise a tira a seguir


Paulo Freire, ao apresentar os “saberes necessários à prática

educativa" considera que ensinar exige reconhecer que a

educação é ideológica.

Com base na tira acima, assinale a afirmativa que expressa a

atuação defendida por Freire.

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Q284465

Considerando que a gestão democrática do ensino público é um dos princípios inscritos na CF e na Lei de Diretrizes e Bases da educação, julgue os itens que se seguem.

A gestão democrática do ensino público pressupõe tanto a participação dos profissionais da educação no projeto pedagógico da escola, quanto a participação da comunidade local, além da própria comunidade escolar, nos conselhos escolares.

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Q274752

É preciso reconhecer a inclusão curricular do tema “ética” em projetos pedagógicos de várias escolas. Entretanto, se como cidadãos (ou mesmo usuários), temos experimentado o hábito de avaliar certas práticas sociais e profissionais a que estamos ligados no dia a dia, não se pode dizer que o mesmo venha ocorrendo explicitamente e com a mesma frequência quando colocamos a educação escolar em pauta.
Em conformidade com o exposto, é correto afirmar que

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Q232812

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica estabelecem a base

nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento

e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

Acerca desse assunto, julgue os itens subsecutivos.

Os currículos dos ensinos fundamental e médio devem ter uma base nacional comum e complementada por uma parte diversificada, que inclui disciplinas facultativas ao aluno, como a educação física e o ensino religioso.

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Q773092

Uma característica NEGATIVA dos currículos escolares tradicionais que precisa ser superada é a ideia de:

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Q149839

Com relação às características e funções do planejamento de ensino, assinale a opção correta.

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Q28280

Diante do ideal de construir uma sociedade que garanta o
direito à igualdade para todos, a escola, o currículo e a docência são
obrigados a se indagar e tentar superar toda prática e toda cultura
seletiva, excludente, segregadora e classificatória na organização do
conhecimento, dos tempos e espaços, dos agrupamentos e dos
educandos, e também na organização do convívio e do trabalho dos
educadores e dos educandos.

A. F. B. Moreira (Org.). Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e
cultura
. MEC: Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2007, p. 12 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens
seguintes, acerca dos currículos.

A avaliação sentenciadora deve ser incentivada, pois possibilita o respeito a um percurso contínuo de aprendizagem, à socialização e ao desenvolvimento humano individualizado.

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) Certo
  • 6) A
  • 7) Errado
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) Errado
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