Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q769180

Leia as afirmativas a seguir:

I. Paulo Freire propôs uma prática de sala de aula que pudesse tolher a criticidade dos alunos.

II. O substantivo comum é aquele que designa os seres de uma mesma espécie de forma específica. Por exemplo: Maria, Nova Iorque e São Paulo.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q772885

O Conselho de Cultura do Distrito Federal, órgão colegiado deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador, com composição paritária entre o Poder Público e a sociedade civil, que tem como uma de suas atribuições “propor políticas, programas e diretrizes, formular subsídios e acompanhar e avaliar as políticas públicas de cultura”, trata-se de canal de participação e representação que pode ser compreendido como

Carregando...
Q729164

O conceito de capital, na análise social, foi desenvolvido por Pierre Bourdieu para referir-se não apenas ao capital na sua forma econômica, mas também a sua forma cultural e social. Trata-se do conjunto de recursos, competências desenvolvidas e conhecimentos adquiridos, baseados em uma cultura considerada legítima, que são capazes de beneficiar e conferir distinção social aos indivíduos que os possuem. A partir do que foi lido acima, preencha as lacunas relacionando a elas os itens a seguir.

1 - Capital econômico.

2 - Capital social.

3 - Capital cultural.

( ) Sob a forma de dispositivos duráveis, apresentam-se como principais elementos constitutivos os gostos, o domínio maior ou menor da língua culta e informações sobre o mundo escolar. É um componente do ambiente familiar que atua de forma mais marcante na definição do futuro escolar dos descendentes.

( ) Esse capital, sob forma de diferentes fatores de produção e de conjunto de bens, é acumulado, reproduzido e ampliado por meio de estratégias específicas de investimento. É um recurso muito útil para a determinação ou reprodução das posições sociais.

( ) São redes, tais como família, escola, clube, etc., que dão ao indivíduo o sentimento de pertencimento a um determinado grupo. Pode ser especialmente importante para certas atividades.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Carregando...
Q748900

Sobre a malária, é possível afirmar que é uma doença

Carregando...
Q772887

Considere os textos e afirmativas abaixo.

Texto A

Na dimensão antropológica, a cultura se produz através da interação social dos indivíduos, que elaboram seus modos de pensar e sentir, constroem seus valores, manejam suas identidades e diferenças e estabelecem suas rotinas. Desta forma, cada indivíduo ergue à sua volta, e em função de determinações de tipo diverso, pequenos mundos de sentido que lhe permitem uma

relativa estabilidade. (...) A dimensão sociológica da cultura refere-se a um conjunto diversificado de demandas profissionais, institucionais, políticas e econômicas, tendo, portanto, visibilidade em si própria. Ela compõe um universo que gere (ou interfere

em) um circuito organizacional, cuja complexidade faz dela, geralmente, o foco de atenção das políticas culturais, deixando o plano antropológico relegado simplesmente ao discurso."

(BOTELHO, Isaura, 2001)

Texto B

A FundARTE-DF deve executar as políticas para as artes, a cultura e a economia criativa do Distrito Federal, mediante o fomento e incentivo:

I. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção, da difusão e da fruição de diversas linguagens e segmentos artísticos e culturais;

II. da criação, da pesquisa, da produção, da promoção e da articulação de empreendimentos, arranjos produtivos locais intensivos em cultura e agentes que atuam no campo da economia criativa, em iniciativas voltadas ao desenvolvimento integrado do Distrito Federal e da RIDE

Além das iniciativas mencionadas, ela deve pactuar com a Secretaria de Estado de Cultura plano de trabalho anual, em que devem constar diretrizes, metas e ações para garantir a observância dos princípios e dos objetivos estabelecidos em Lei e no seu estatuto.

Texto C

A FunPAC-DF tem por finalidade a preservação, a conservação, a manutenção, a restauração, o resgate, a identificação, o reconhecimento, a salvaguarda, a pesquisa e a promoção da dimensão material e imaterial do patrimônio cultural do Distrito Federal, inclusive dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura.

A partir dos textos acima pode-se defender a ideia/hipótese de que as ações articuladas da FundARTE-DF, da FunPAC e da SEC/DF são responsáveis por desenvolver políticas culturais

I. referenciando-se em elementos, experiências, atores, procedimentos e bens − materiais e simbólicos, vinculados às dimensões sociológica e antropológica da cultura;

II. referenciando-se mais nos elementos da dimensão antropológica do que aos da dimensão sociológica, pois envolvem as várias linguagens artísticas e o patrimônio cultural do DF;

III. dando valorização simétrica aos elementos constitutivos e definidores das duas dimensões da cultura;

IV. com referências desiguais aos elementos inerentes às duas dimensões, porém a dimensão sociológica deve considerar a esfera do mercado e os processos de globalização.

Está correto o que consta APENAS em

Carregando...
Q270666

Em “Saber Pensar”, Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirmar:

Carregando...
Q14791

Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista
e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.

Carregando...
Q28312

Acerca da relação entre educação e sociedade e dos seus principais
teóricos, julgue os itens a seguir.

Para Talcott Parsons, a igualdade de oportunidades no início da escolarização e a neutralidade própria do sistema público de ensino são princípios que sustentam a relação entre educação e sociedade.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) Errado
  • 8) Certo
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282