Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 16 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q767850

La Taille (1996) faz uma análise do tema indisciplina a partir de uma das dimensões afetivas e apresenta um dos sentimentos humanos elemento diretamente vinculado à disciplina/ indisciplina na escola:

“______________ é sentimento sempre possível e temido, motivação de escolha de condutas e esforços. No início do desenvolvimento, o olhar alheio, notadamente dos pais, é todo-poderoso, formando as primeiras camadas da imagem de si; depois, este olhar é em parte relativizado, tanto na sua origem, quanto no seu juízo" (p. 13)

Conforme o fragmento de texto acima, identifique o sentimento abordado pelo autor:

Carregando...
Q782576

A teoria de desenvolvimento psicossocial, construída pelo psicanalista Erik Erikson, diz que o crescimento psicológico acontece em estágios e fases e tem relação com a interação da pessoa com o meio em que vive. Os estágios são constituídos por crise psicossocial entre vertente positiva e vertente negativa. Esta teoria compreende oito estágios, um dos quais se refere à fase da adolescência. Assinale-o.

Carregando...
Q781415

Avaliação é algo bem mais complexo do que apenas atribuir notas sobre um teste ou prova que se faz, ela deve estar inserida ao processo de aprendizagem do aluno. Relacione abaixo os tipos de avaliações às suas respectivas aplicações.

1. Formativa

2. Cumulativa

3. Diagnóstica

4. Somativa

5. Autoavaliação

( ) Pode ser realizada tanto pelo aluno quanto pelo professor, para se ter consciência do que se aprendeu ou se ensinou e assim melhorar a aprendizagem. Em grupo, é a avaliação dos trabalhos que os alunos realizaram, onde se verifica as atividades, o rendimento e a aprendizagem.

( ) Tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem.

( ) Neste tipo de avaliação permite reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas e o professor pode estar acompanhando o aluno dia a dia, e usar quando necessário.

( ) Tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre.

( ) Auxilia o professor a detectar ou fazer uma sondagem naquilo que se aprendeu ou não, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender, replanejando suas ações suprindo as necessidades e atingindo os objetivos propostos.

Tem-se como a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q741789

Dificuldades de aprendizagem são aspectos comuns ao trabalho pedagógico e precisam ser investigadas para descobrir quais as causas quando:

Carregando...
Q752088

Desde a década de setenta a formação do Psicopedagogo, no Brasil, vem ocorrendo nas instituições universitárias em caráter:

Carregando...
Q752094

Dentre os sintomas que fazem parte do conjunto de comportamentos do Transtorno do Espectro Autista, deve ser considerado:

I. Dificuldades de atenção e concentração.

II. Dificuldades na interação social.

III. Comprometimentos na comunicação.

IV. Atividades restritas e repetitivas.

V. Dificuldades apenas de sociabilidade.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q702383

Conforme Cambruzzi e Costa (2016), o “TADOMA" é um método de comunicação em que a pessoa coloca o polegar na boca do falante e os dedos ao longo do queixo ou pode colocar os dedos de uma ou duas mãos sobre a boca, o rosto e a garganta do interlocutor. Este método de comunicação é utilizado por pessoas

Carregando...
Q752078

Os diversos autores que tratam da Psicopedagogia, enfatizam o seu caráter interdisciplinar. Nesse sentido, é correto afirmar que:

Carregando...
Q752085

No curso do processo de investigação do diagnóstico psicopedagógico, o objetivo principal deve levar em consideração a compreensão global das formas de aprendizagens e seus desvios. Desta forma, alguns aspectos são indispensáveis à prática diagnóstica:

Carregando...
Q752080

Para fins de realização da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), o material a ser utilizado:

Carregando...
Q650480

A educação é um processo de transformação do ser humano o qual faz com que o aluno desenvolva suas potencialidades de acordo com o ambiente em que vive. Para que isto ocorra o ser humano precisa considerar como principais, as referências:

Carregando...
Q780122

Os alunos de seis anos do 1º ano de uma escola que atende do 1º ao 5º ano de escolaridade demonstraram muita dificuldade em internalizar as regras de um jogo proposto pela professora de alfabetização. Sabendo da dificuldade da colega, Carol, a professora de Educação Física, foi ajudá-la e percebeu que a dificuldade poderia estar não no método usado pela professora, mas na etapa de desenvolvimento humano dos alunos. Carol baseou suas conclusões nos estudos piagetianos que afirmam que:

Carregando...
Q274777

O predomínio do caráter intelectual corresponde às etapas em que a ênfase está na elaboração do real e no conhecimento do mundo físico. A dominância do caráter afetivo e, consequentemente, das relações com o mundo humano, correspondem às etapas que se prestam à construção do eu.
Diante disso, Wallon

Carregando...
Q232949

Acerca dos profissionais da educação, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, e alterações posteriores, julgue os seguintes itens.

O ingresso na carreira docente, a partir das alterações havidas na legislação, valorizou a experiência em sala de aula, dispensando-se o concurso público para ingresso na carreira.

Carregando...
Q773093

Segundo a teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano, o papel do professor é fundamental na construção do conhecimento. Ele é o mediador e sua prática caracteriza-se principalmente pela:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) Errado
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282