Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766130

Com a finalidade de superar os obstáculos para o avanço de uma sociedade sustentável (JACOBI, 2003), é correto afirmar:

Carregando...
Q782213

Considerando que o uso da Internet na escola é exigência da cibercultura, isto é, do novo ambiente comunicacional-cultural que surge com a interconexão mundial de computadores em forte expansão no início do século XXI, novo espaço de sociabilidade, de organização, de informação, de conhecimento e de educação, analise as afirmativas a seguir.

  1. A educação do cidadão não pode estar alheia ao novo contexto socioeconômico-tecnológico, cuja característica geral não está mais na centralidade da produção fabril ou da mídia de massa, mas na informação digitalizada como nova infraestrutura básica, como novo modo de produção.
  2. Na cibercultura, a lógica comunicacional não supõe rede hipertextual, multiplicidade, interatividade, imaterialidade, virtualidade, tempo real, multissensorialidade e multidirecionalidade.
  3. O computador e a Internet definem essa nova ambiência informacional e dão o tom da nova lógica comunicacional, que toma o lugar da distribuição em massa, própria da fábrica e da mídia clássica, até então símbolos societários.
  4. A contribuição da educação para a inclusão do aprendiz na cibercultura exige um aprendizado prévio por parte do professor. Uma vez que não basta convidar a um site para se promover inclusão na cibercultura, ele precisará se dar conta de pelo menos quatro exigências da cibercultura oportunamente favoráveis à educação cidadã.

Assinale

Carregando...
Q782224

Com o uso das tecnologias da informação e da comunicação no trabalho pedagógico, o professor precisa se dar conta que pode potencializar a comunicação e a aprendizagem utilizando interfaces da Internet. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.

  1. A ferramenta está para a sociedade industrial como instrumento de fabricação, de manufatura. A interface está para a cibercultura como espaço on-line de encontro e de comunicação entre duas ou mais faces. É mais do que um mediador de interação ou tradutor de sensibilidades entre as faces. Isso sim seria "ferramenta", termo inadequado para exprimir o sentido de "ambiente", de "espaço" no ciberespaço ou "universo paralelo de zeros e uns.
  2. II. O professor pode lançar mão das interfaces para a co-criação da comunicação e da aprendizagem em sua sala de aula presencial e on-line. Elas favorecem integração, sentimento de pertença, trocas, crítica e autocrítica, discussões temáticas, elaboração, colaboração, exploração, experimentação, simulação e descoberta.
  3. Apenas de forma mediada, o chat permite discussões temáticas e elaborações colaborativas que estreitam laços e impulsionam a aprendizagem. O texto das participações é quase sempre telegráfico, ligeiro, não linear e próximo da linguagem oral, efervescente e polifônico.

Assinale

Carregando...
Q782211

Acerca da Tecnologia da Informação, na prática pedagógica, ser a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano, analise as afirmativas a seguir.

  1. As tecnologias de comunicação são de elaboração concomitante por parte do emissor (que emite a mensagem) e do receptor (que recebe a mensagem), codificando e decodificando os conteúdos, conforme a sua cultura e a realidade onde vivem. As tecnologias interativas se dão através da televisão a cabo, vídeo interativo, programa multimídia e Internet.
  2. O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias.
  3. A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor e confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princípios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações e saberes e de sua rede de relações com outros funcionários da educação. IV. As tecnologias de informação são as formas de gerar, armazenar, veicular e reproduzir a informação.

Assinale

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
Q644407

Com base no artigo Tecnologia assistiva para o ensino de alunos com deficiência: um estudo com professores do ensino fundamental, marque a opção incorreta acerca do tema “Formação de professores para a Educação Especial":

Carregando...
Q672504

A rede de computadores, que disponibiliza um conjunto de serviços análogo à Internet, também baseada na pilha de protocolos TCP/IP, sendo restrita a um local físico, ou seja, é uma rede fechada, interna e exclusiva, é denominada de:

Carregando...
Q672503

As opções mais usualmente trabalhadas quanto às fontes em um documento de texto são disponibilizadas em uma barra do editor, conhecida por:

Carregando...
Q752470

Sobre a importância das novas tecnologias para a aprendizagem ,leia as afirmativas a seguir.

I A disseminação e uso de tecnologias digitais, marcadamente dos computadores e da internet, favoreceu o desenvolvimento de uma cultura de uso das mídias e, por conseguinte, de uma configuração social pautada num modelo digital de pensar, criar, produzir, comunicar, aprender-viver.

II A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados provocando uma interação que vai desde o contato entre pessoas diferentes como à relação entre conhecimentos e aprendizagens distintas.

III A evolução tecnológica tende a alterar com parlamentos, estabelecer processos comunicativos diversificados, constituindo um risco à escola haja vista a perda de foco e de atenção produzida nos alunos.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q777977

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) apresentam-se como uma alternativa indispensável no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Atualmente, o uso do celular com finalidade pedagógica é uma tendência cada vez mais forte. Para o uso do celular em sala de aula como recurso no ensino de Matemática, considere as seguintes propostas: I. o professor pode propor que os alunos usem o celular durante a aula, sem restrições; II. o professor pode propor que os alunos façam pesquisas, durante a aula, para complementar os conteúdos abordados em sala de aula; III. o professor pode propor um problema-desafio para que os alunos criem conteúdo audiovisual e apresentem os resultados nas aulas seguintes; IV. o professor pode propor que os alunos usem os celulares como desejarem, por algum tempo e, depois, se concentrem nas atividades de sala de aula. As propostas mais adequadas ao uso pedagógico do celular em sala de aula são

Carregando...
Q675378

A tecnologia, na sociedade contemporânea, está presente em praticamente todos os setores da vida social e sua importância se verifica no âmbito das relações sociais, seja na família, na comunidade, no trabalho ou na educação. Nessa sociedade em que a inclusão digital é cada vez mais exigida, o professor, com seu papel de formador social, precisa estar preparado para atuar de maneira colaborativa neste processo.

Com relação ao uso das tecnologias digitais no trabalho docente, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q719535

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

Uma prática educativa que priorize valores como autonomia e discernimento integra uma educação para a responsabilidade.

Carregando...
Q682011

A partir do acesso a novas tecnologias e informações, a escola tem que pensar em projetos pedagógicos que se preocupem com tais necessidades atuais adequadas ao ensino, sendo o papel da escola:

Carregando...
Q592534


Na imagem, a relação entre a escola pública e a realidade social

brasileira é marcada pela

Carregando...
Q403699

No que concerne a novas tecnologias aplicadas à educação, julgue os próximos itens.

A webquest promove o trabalho em grupo, a pesquisa

colaborativa e o compartilhamento de ideias para a resolução

de uma tarefa.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) Certo
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282