Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 119 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q741210

O papel do professor e do aluno nos projetos pedagógicos interdisciplinares que ocorrem nos espaços educativos, exigem uma quebra de paradigma com o modelo tradicional de ensino. É preciso que, nesse processo de aprendizagem, professor e aluno assumam, respectivamente, uma postura:

Carregando...
Q732909

De acordo com a Lei Complementar, referente às atribuições e responsabilidades do cargo de professor, analise as afirmativas: I- Preparar as aulas, definindo metodologias de ensino, criando atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, pesquisando, analisando e selecionando material didático e paradidático, dentro da legislação educacional vigente. II- Efetuar registros burocráticos pedagógicos, preenchendo em formulários específicos dados acerca dos conteúdos e atividades ministradas, ocorrências diversas, frequência do aluno, resultado do processo de ensino-aprendizagem, conceitos, notas, entre outros, conforme normas e padrões preestabelecidos. III- Planejar as aulas de acordo com os critérios que o professor estabeleceu, organizando conteúdos aleatórios por série, atividades esporádicas, cronograma, estratégias, entre outros, a fim de ajustá-los com a proposta individual de cada professor. IV- Definir critérios e avaliar os alunos, acompanhando o trabalho diário, aplicando instrumentos diversos de avaliação, refletindo sobre aspectos qualitativos e quantitativos, participando de reuniões de conselho de classe, corrigindo trabalhos, a fim de poder acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor dos alunos. V- Participar sempre que tiver vontade, de cursos encontros, seminários, com a finalidade de promover a con-tínua formação e o aperfeiçoamento profissional, bem como de Conselhos de Classe, Reuniões Pedagógi-cas, entre outros. As afirmativas corretas que correspondem à lei apresentada são:

Carregando...
Q732846

Analise abaixo as responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico relacionadas aos documentos que tramitam no estabelecimento de ensino e identifique a(s) ação(ões) correta(s): I- Assegurar a autenticidade. II- Guardar e preservar. III- Assegurar sigilo. IV- Compartilhar com a comunidade escolar. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q715361

No papel de mediador o professor vai além da simples ação educativa de repassador de conteúdos ou de “dador de aula”, ampliando assim, seu papel para o de mediador são dimensões cognitivas, afetivas e sociais. São características da ação pedagógica mediadora (Behrens, 2000): I. Dialogar e trocar experiências. II. Questionar e propor situações problemas. III. Evitar colocar o aprendiz frente à frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas. IV. Desencadear e incentivar reflexões. V. Esquivar os alunos das aprendizagens convencionais e das novas tecnologias. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q648252

Sobre formas de atuação docente a serem desenvolvidas que favoreçam o processo ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que o professor:

Carregando...
Q660270

“É equivocada a expectativa de que o aluno poderá receber qualquer ensinamento que o professor lhe transmita exatamente como ele lhe transmite. ______________ é que precisa compreender o caminho de aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído [...]."
(WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem).

Marque a opção abaixo que preenche a lacuna de forma correta:

Carregando...
Q664208

O conjunto de compromissos e de saberes dos pedagogos materializa‐se em seu plano de formação e na construção de uma rotina a ser vivenciada na escola onde atua. O seu plano de trabalho deve contemplar:

Carregando...
Q667182

No ambiente escolar, a competência de manter os pais ou responsáveis e os alunos informados sobre o Sistema de Avaliação da Escola pode ser prevista como uma medida registrada no Regimento Escolar de uma instituição escolar. De tal forma, essa medida pode ser configurada como:

Carregando...
Q666564

Pensar a formação de professores implica em reconhecer, que o professor:

I. é uma pessoa de um certo tempo e lugar. Datado e situado, fruto de relações vividas, de uma dada ambiência que o expõe ou não a saberes, que podem ou não ser importantes para sua atuação profissional.

II. tem sua identidade pessoal e social que precisa ser compreendida e respeitada: com elas é que se estará interagindo em qualquer processo de formação, de base ou continuada, e nos processos de inovação educacional.

III. deve ser entendido em sua totalidade, isto é, reconhecer que a competência docente envolve também as condições existenciais, as relações sociais e familiares, as características pessoais, a elaboração da afetividade.

IV. o lócus privilegiado para a formação permanente do professor é nas instituições acadêmicas canônicas.

Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q686086

No treinamento voltado para a realização de uma determinada tarefa, de qualquer nível de complexidade, quais dos seguintes aspectos essenciais não podem deixar de ser considerados?

1) Atitudes frente à instituição, às atividades e ao ambiente.

2) Conhecimentos específicos relativos ao trabalho.

3) Desenvolvimento de competências e habilidades.

4) Perícia e habilidade no trato com as pessoas.

Estão corretos:

Carregando...
Q700886

O reforço à valorização dos profissionais da educação significa também “valorizar a experiência e o conhecimento que os professores têm a partir de sua prática pedagógica" (VEIGA; CARVALHO, 1994, p.51). Sobre a relação do Projeto Político-Pedagógico e o princípio da valorização do magistério, é INCORRETO:

Carregando...
Q681632

Para algumas pessoas, o serviço público tem fama de mal atendimento. Mas isso não pode ocorrer em uma escola pública. É importante que quando pais e alunos cheguem à escola para fazer matrícula, pedir informações ou saber sobre seus filhos sejam atendidos com atenção e respeito.

No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

Carregando...
Q734708

Nas abordagens contemporâneas das práticas pedagógicas, a postura do professor enquanto um facilitador do processo de ensino e aprendizagem deve ser:

Carregando...
Q648310

O Registro realizado pelo professor se configura como: I. instrumento de reflexão sobre a prática pedagógica do professor dentro da dinâmica da escola. II. documento oficial da escola, que legitima a vida do aluno, assegurando-lhe o direito de ter os registros de sua vida escolar bem como o acesso aos mesmos. III. um documento que deve ser preenchido como exigência burocrática do trabalho do professor. IV. potencialidade da escrita para o processo formativo da docência, proporcionando a análise sistemática, a organização do pensamento, o retomar as vivências. Estão corretos apenas os itens:

Carregando...
Q648308

Existem categorias que poderão orientar a definição das atividades dos alunos e, portanto, a escolha das estratégias, para o momento de construção do conhecimento, entre elas: I. Significação: visa estabelecer os vínculos, os nexos do conteúdo a ser desenvolvido com os interesses e a prática social do aluno; assim, a proposta efetivada deverá ser significativa e vinculada de forma ativa para o aluno, através das relações existentes entre as necessidades e finalidades que ligam o aluno ao objeto do conhecimento. II. Problematização: na origem da busca de todo conhecimento está colocado um problema, cuja gênese que deve ser recuperada no estudo do conteúdo; o pensamento do aprendiz se identifica melhor com situações onde possa mover-se, identificar-se em diferentes posições, questionar. III. Criticidade: o conhecimento deve estar ligado a uma visão crítica da realidade, buscando suas consequências, superando a simples aparência dos mesmos. IV. Continuidade-ruptura: partir de onde se encontra o aluno (senso comum, visão sincrética ou inicial) para, sob o efeito da análise, pela ruptura, possibilitar a construção de uma nova síntese que represente um conhecimento mais elaborado e qualitativamente superior. Está correto apenas o que se aponta em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282