Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 9909 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768358

Com base na análise da proposta pedagógica dos Institutos Federais, realizada por Pacheco (2011, p. 14-15), observe as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) Sua orientação pedagógica deve recusar o conhecimento exclusivamente enciclopédico, assentando-se no pensamento analítico, buscando uma formação profissional mais abrangente e flexível.

( ) A organização pedagógica verticalizada, da educação básica à superior, é um dos fundamentos dos Institutos Federais.

( )Devem se ater a compreensão da educação profissional tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para ocupações determinadas por um mercado.

( ) Derrubar as barreiras entre o ensino técnico e o científico, articulando trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana, é um dos objetivos basilares dos Institutos Federais.

( ) A organização pedagógica verticalizada dificulta aos docentes atuarem em diferentes níveis de ensino.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Carregando...
Q766136

Sobre as características dos líderes que atraem os seguidores, considere as seguintes afirmativas:

1 - Há o estabelecimento de um laço com a comunidade, sendo um relacionamento contínuo, ativo e dinâmico.

2 - Possui um certo ritmo de vida, tendo tempo para refletir sobre suas próprias ideias, pensamentos e estratégias.

3 - Há relação entre o que diz (estórias) e o exemplo (corporificação).

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q768365

A Resolução Nº1, de 17 de junho de 2004 institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a serem observadas pelas instituições de ensino. Dentre as diretrizes citadas abaixo, indique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) As instituições de ensino superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram, a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes.

( ) O cumprimento das referidas Diretrizes Curriculares, por parte das instituições de ensino, não interfere na avaliação das condições de funcionamento do estabelecimento.

( ) Os alunos, em sistema de colaboração, proverão através de campanhas e outras ações compra de material bibliográfico e de outros materiais didáticos necessários.

( ) Os sistemas de ensino incentivarão pesquisas sobre processos educativos orientados por valores, visões de mundo, conhecimentos afro-brasileiros, ao lado de pesquisas de mesma natureza junto aos povos indígenas, com o objetivo de ampliação e fortalecimento de bases teóricas para a educação brasileira.

( ) Os sistemas e os estabelecimentos de ensino poderão estabelecer canais de comunicação com grupos do Movimento Negro, grupos culturais negros, instituições formadoras de professores, núcleos de estudos e pesquisas, como os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, com a finalidade de buscar subsídios e trocar experiências para planos institucionais, planos pedagógicos e projetos de ensino.

Assinale a opção que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Carregando...
Q766148

Esse trecho faz parte do livro “Dez Novas Competências para Ensinar" (2000), de Philippe Perrenoud, que propõe um inventário das 10 grandes famílias das competências que contribuem para redefinir a atividade docente. A família da competência proposta por Perrenoud que representa o trecho citado acima é:

Carregando...
Q769205

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.

II. Nenhuma criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso à escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q770086

O projeto político pedagógico (PPP) “é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola”, portanto, sua construção depende:

Carregando...
Q766131

Quanto aos desafios dos educadores ambientais (JACOBI, 2003), deve-se:

Carregando...
Q769320

Leia as afirmativas a seguir:

I. O ensino de língua estrangeira não deve permitir ao aluno compreender o papel hegemônico que algumas línguas desempenham em determinado momento histórico.

II. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio ilegal de comunicação e expressão no Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q766129

Sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, é correto afirmar:

Carregando...
Q767843

Leia e reflita sobre o trecho a seguir:

Na continuidade de suas reflexões, Justo apresenta sugestões para que a agressividade seja trabalhada no contexto escolar. Dentre as alternativas abaixo, marque a opção CORRETA que contém sugestão apresentada pelo autor:

Carregando...
Q769301

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno não têm natureza interativa.

II. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma descontínua, não cumulativa e assistemática na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q768360

Considerando a Resolução do Conselho Superior 55/2017, em seu art. 21, o aluno com altas habilidades/superdotação, no campo acadêmico, poderá ter oportunidades de vivência de atividades de aceleração de estudos, desde que:

( ) Apresente obrigatoriamente laudo médico (ou declaração) para dar início à realização dos encaminhamentos que se fizerem necessários ao melhor desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do estudante.

( ) Os índices de desempenho acadêmico alcançados pelo aluno nas avaliações escolares regulares destaquem-se pelo grau de excelência alcançado.

( ) O parecer pedagógico, emitido pelo Napne em conjunto com o professor de AEE, o setor pedagógico responsável e a coordenadoria do curso, ateste o esgotamento e a ineficácia das oportunidades de enriquecimento curricular já vivenciadas pelo aluno, devidamente comprovadas por relatório docente coletivo.

Analise as alternativas apresentadas acima, assinalando V (PARA VERDADEIRO) e F (PARA FALSO). Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Carregando...
Q766150

Em 2002, comunidades e entidades organizadas da região de Porto de Moz e Prainha, no Estado do Pará, bem como organizações e entidades da sociedade civil, escreveram o “Manifesto pela Vida na Floresta". Preocupados com a crescente violência contra os povos da floresta e o ataque desenfreado aos recursos florestais na Amazônia, convocaram a opinião pública a apoiar a luta pela paz, pela justiça social e pela preservação do patrimônio ambiental na região entre os rios Xingu e Curuá-Una. Diante disso, foram realizadas nesse manifesto solicitações para o Governo brasileiro, para empresas que consomem madeira e para a opinião pública, que, apesar de serem questões descritas em 2002, continuam presentes e atuais no Brasil. São solicitações feitas à época, no Manifesto pela Vida na Floresta, EXCETO que:

Carregando...
Q769318

Leia as afirmativas a seguir:

I. O processo de elaboração do planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva é contínuo, isto é, baseado no que cada estudante – e o grupo como um todo – demanda, aqui e agora.

II. A avaliação demanda a adoção de estratégias e ferramentas diversificadas, considerando as especificidades de cada aluno.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769306

Leia as afirmativas a seguir:

I. O poder público deve zelar, junto aos pais ou responsáveis, pela frequência do aluno à escola.

II. Toda criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282